A última versão do leitor de PDF foi antecipada e resolve dois problemas de segurança Não deixe de atualizar

Por Equipe Baixaki

Por mais opções que existam para a leitura de documentos PDF, não é possível dizer que alguma delas seja realmente melhor – ao menos tecnicamente – do que a ferramenta desenvolvida pelos criadores do formato. O Adobe Reader aumenta ainda mais a distância entre ele e seus concorrentes ao se tornar mais ágil e mais seguro, sem perder funcionalidades para isso.

As vantagens do Adobe Reader são percebidas desde a primeira inicialização do aplicativo. O carregamento do software é muito mais rápido, tanto em janelas próprias quanto como plugin em navegadores.

Adobe Reader X

Caixa de areia

Abrir arquivos PDF já foi considerado uma atividade tranquila e segura. Porém, com o avanço da tecnologia e com novas opções que o formato trouxe – como a exibição de vídeos e preenchimento de formulários –, ameaças e fragilidades até então desconhecidas começaram a ser exploradas por pessoas mal-intencionadas. 

Como os recursos de multimídia e a interação com os documentos utilizam definições e bibliotecas de outros programas além do leitor de PDF, a troca de dados entre o Adobe Reader e as bibliotecas, por exemplo, permitia que códigos maliciosos se aproveitassem dessa brecha para incluir vírus ou outros malwares no computador que abria aquele documento.

Adobe Reader X

O Adobe Reader utiliza um método bem conhecido – o “sandbox”, ou caixa de areia – para diminuir este risco. O “Enhanced security” (segurança aumentada) do Adobe Reader XI é muito semelhante ao modo “sandbox” existente no Google Chrome e em outros aplicativos para Windows 7 e Vista, limitando o acesso de informação dos documentos a outras partes do computador.

Este modo é padrão desde a primeira inicialização do aplicativo, mas pode ser reconfigurado nas preferências do Adobe Reader.

Socializando informação

O compartilhamento é tendência no mundo online há muito tempo, e agora chega também ao leitor de documentos da Adobe. Graças à integração com o serviço SendNow, enviar arquivos muito grandes para um grupo de usuários, dependendo da classificação de conta no serviço da empresa, torna-se tão fácil quanto enviar um email.

Adobe Reader X

Quando o arquivo a ser compartilhado não for tão grande a ponto de exigir o SendNow ou um FTP, o documento pode ser anexado automaticamente a uma mensagem de correio eletrônico, também com um simples clique.

Outra possibilidade interessante que aparece pela primeira vez no Adobe Reader é a criação de arquivos PDF a partir do serviço oficial de conversão online. O Adobe CreatePDF permite que a criação de PDFs seja feita diretamente do Adobe Reader XI, ou em programas como o Word ou Excel usando a opção “Print to PDF” (imprimir em PDF).

Anotações

Apesar de serem possíveis em versões anteriores do programa, as anotações foram aprimoradas no Reader. Um painel lateral exibe as ferramentas de anotação – comentários (“Sticky Note”) ou marca-texto (“Highlight Text”) – e uma lista com todas as notas feitas no documento, facilitando encontrar uma determinada citação ou passagem importante do texto.

Adobe Reader X

Da mesma forma,  a cópia de imagens ou passagens de texto no Reader também recebeu novidades. A ferramenta “Take snapshot” (tirar retrato), dentro do menu “Edit”, copia uma região selecionada pelo usuário para a área de transferência. Ao colar essa área, uma imagem é posicionada, reproduzindo o conteúdo escolhido.

Livros digitais

Além da segurança e da velocidade, o Adobe Reader XI aproveita conceitos do Adobe Digital Editions e outras experiências da empresa no mundo dos e-books no “Read Mode”, ou modo de leitura. Apresentando menos controles na tela, o aplicativo oferece uma interface mais agradável para leituras continuadas. 

Adobe Reader X

Mesmo que não seja um substituto real para os softwares dedicados à leitura de livros digitais, em um momento de necessidade extrema ou de impossibilidade na instalação do Digital Editions, o Reader XI pode servir como alternativa.

Outras mudanças

Existem novos recursos que podem ser facilmente notados por quem já conhece o software, mas como há um número razoável de novidades, talvez seja melhor conferi-las na lista abaixo. Afinal, você não vai querer perder algum recurso novo, certo? Aqui vão:

  • melhorias nas funções de preenchimento, assinatura e gravação de formulários;
  • possibilidade de criar PDFs ou de exportar arquivos desse tipo em documentos compatíveis com Word e Excel;
  • funções de comentários agora possuem carimbos, possibilidade de anexos e até mesmo gravações de áudio; e
  • modo de proteção aperfeiçoada com funções de prevenção ao roubo de dados.

Português do Brasil

Outro grande ponto positivo da última versão lançada pela Adobe é o suporte a novas 23 línguas, o que consegue abranger o público de mais 38 países. E para nossa satisfação, o português do Brasil está entre elas.



Importante

Antes de instalar o " Adobe Reader " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Adobe Reader e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Adobe Reader é sempre uma ótima sugestão para quem procura um leitor de confiança. O visual desta versão é bem agradável e conta com a mesma praticidade das anteriores.

Suas principais ferramentas estão sempre à mão e facilitam muito seu trabalho. Também possui uma enorme quantidade de ferramentas e opções, ideal para usuários avançados.

Este programa pode ser considerado um tanto pesado para um leitor de arquivos PDF, mas o usuário precisa levar em conta que não se trata de mais um simples programa do gênero.

Entre as principais vantagens desta versão, está a possibilidade de reproduzir vídeos em flash dentro dos documentos e integrar-se aos serviços online. Tal recurso deixou o programa suscetível  a quebras de segurança durante um mês. No entanto, o problema foi resolvido e agora o usuário pode ficar mais tranquilo.

Sem dúvida, a opção mais confiável e prática em leitores em PDF agora em uma versão totalmente em português.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • giovana giovana
    em 19/7/2014 às 00:58h
    versão: 11.0.7 3

    Além de pesado, não está em português, mesmo entrando nas funções para ajustar "language" não consta os 38 idiomas citados pela equipe do baixaki, apenas o inglês.

  • Leonardo Souza Leonardo Souza
    em 16/10/2013 às 23:01h
    versão: 11.0.3 2

    Muito pesado pra um programa com tão pouca utilidade. Hoje em dia, até alguns navegadores já vem com leitor de PDF embutido.

  • chris chris
    em 19/6/2013 às 22:27h
    versão: 11.0.3 2

    além de ele ser pesado e dar uns travamentos irritantes tem poucas funções.recomendo o Foxit Reader.

  • Rogério Ribeiro Rogério Ribeiro
    em 30/5/2013 às 21:52h
    versão: 11.0.3 3

    O programa é bom cumpre o seu papel de ler PDFS muito bem, mas o Foxit Reader grátis é melhor muito melhor e vem com função de criar PDFS coisa que com a adobe se tem que pagar além de que o Foxit traz integração com microsoft office e cria PDF direto do office ou pelo aplicativo o Foxit é o melhor leitor de PDF atualmente!

  • Alessandro Alessandro
    em 29/4/2013 às 02:59h
    versão: 11.0.2 3

    Foi só comigo ou o de mais alguém ficou em inglês? Tirando esse probleminha, o Adobe Reader é um dos leitores de pdf mais conhecidos do mundo; porém, como muitos já falaram, ele é um pouco pesado e vulnerável.

  • Rodrigo Matsuura Rodrigo Matsuura
    em 24/4/2013 às 13:33h
    versão: 11.0.2 5

    Perfeito

  • Devastator Devastator
    em 19/4/2013 às 10:56h
    versão: 11.0.2 4

    Realmente ele é muito bom e cumpre o que promete, só acho fraco quando se fala em ferramentas, uma coisa que eu num gosto nele é a abertura de várias janelas, enquanto que abas são mais práticas. Ocupa muito espaço em disco, outro ponto negativo, porém ele é estável e livre de publicidade.

  • Lucas Lucas
    em 5/4/2013 às 14:03h
    versão: 11.0.2 4

    É bom mas fiquei sabendo que ele é muito vulneravel.

  • Marcel Marcel
    em 26/3/2013 às 15:35h
    versão: 11.0.2 2

    O Adobe Reader é muito pesado: os documentos demoram muito para abrir. O PDF-XChange Viewer tem tudo o que eu preciso em um leitor PDF e é muito mais leve e rápido.

  • João Marcos dos santos De Oliveira João Marcos dos santos De Oliveira
    em 14/2/2013 às 20:45h
    versão: 11.0.1 4

    Ele é pesado, mas pelo menos dá para imprimir os arquivos, diferente da versão própria para Windows 8!

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Processador Pentium III ou equivalente
  • 128MB de memória RAM (recomendados 256MB)
  • Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior/Firefox 1.5 ou superior.

Shopping Baixaki





(0.344 segundos)