Apache OpenOffice.org 4.1.0

Apache OpenOffice.org

4.1.0 Em Português

Uma das principais alternativas gratuitas ao Microsoft Office acaba de ganhar nova versão


REQUERIMENTOS
  • http://openoffice.mirrors.tds.net/pub/openoffice/stable/3.3.0/OOo_3.3.0_

O OpenOffice é uma das suítes gratuitas de aplicativos para escritório mais usadas no mundo. Ela figura como uma das melhores alternativas aos programas pagos para processamento de textos, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e outros tipos de arquivos extensamente utilizados em qualquer ambiente de trabalho.

Com mais opções para personalização de conteúdo e novidades técnicas no que diz respeito à usabilidade e interface, a nova versão final do OpenOffice.org vem para marcar posição no mercado de suítes de aplicativo para escritório depois da divisão no projeto, que gerou o LibreOffice.

O programa finalmente ganhou uma atualização e apresenta algumas novidades significativas para os usuários. Entre elas, podemos destacar a presença de uma barra lateral, por meio da qual é possível acessar inúmeras ferramentas de cada aplicativo do OpenOffice, bem como maior compatibilidade com os documentos criados no Microsoft Office.

Barra lateral

Apresentada com a grande novidade da versão 4.0 desta suíte, a nova barra lateral é uma saída bem interessante para quem usa monitores widescreen e quer ferramentas mais acessíveis no OpenOffice. Em partes, ela funciona como as tradicionais barras de ferramentas que normalmente aparecem no topo das janelas.

Apache OpenOffice

Isso significa que você pode deixar de lado as barras do topo e focar o trabalho apenas nas laterais. Por ali, é possível acessar recursos de formatação, criação de tabelas, importação de imagens, links, propriedades gráficas e muito mais — e ela permanece reduzida para poupar espaço enquanto não está em uso. Ao todo, são 23 painéis compactados para dentro da barra lateral do novo OpenOffice.

Mais compatibilidade com o MS Office

Um problema para quem precisava migrar do Office da Microsoft para o OpenOffice era a questão da compatibilidade. Devido a isso, alguns detalhes de formatação de um documento criado no Word, por exemplo, sofriam alterações quando aberto no Writer (o editor de textos do OpenOffice).

Se não completamente, muitos desses problemas foram solucionados na versão 4.0 desta suíte de aplicativos. Arquivos criados e editados no Word, no PowerPoint e no Excel agora ganham mais compatibilidade com os programas equivalentes presentes no OpenOffice, uma novidade que vai facilitar a migração de pacote sem grandes problemas.

Novos detalhes

A quantidade de detalhes acrescentada ao OpenOffice 4.0 também é destaque. O programa trouxe consigo uma nova palheta de cores, novos temas para galerias, suporte para o formato gráfico SVG, nova interface de manipulação de caixa, aprimoramentos na visualização de impressão e ainda melhor definição com gráficos bitmaps.

Tudo em um

O OpenOffice é composto por aplicativos para processamento de texto, de planilha,  criação de apresentações de slides e muito mais. Confira agora tudo o que há neste pacote.

Writer

Apache OpenOffice

O Writer é o processador de textos deste pacote. É possível produzir textos simples ou mais complexos, com diagramas, tabelas, índices, referências cruzadas, numeração (tanto de parágrafos como de páginas) e outros recursos.

Documentos especiais como cartas, faxes, agendas e malas diretas podem ser feitos com a ajuda de assistentes especiais. Documentos longos podem ser formatados sem a necessidade de aplicar o mesmo recurso várias vezes. Basta utilizar a ferramenta Styles and Formatting para padronizar o que for necessário.

O Writer também conta com corretor ortográfico em tempo real, completador de palavras, ferramentas para criação de índices, sumários, notas e outros, possibilidade de envio de documentos por email e ferramenta para conversão de documentos em páginas web.

Calc

Apache OpenOffice

Este programa para criação de planilhas eletrônicas permite a fácil importação de dados, assim como o cruzamento dessas informações. Também é possível elaborar fórmulas com palavras.

Recursos de formatação incluem modelos, fundos, bordas e até conteúdo que pode ser rotacionado. Os resultados dos cálculos podem ser analisados com funções do tipo “e se...”. Ou seja, você pode pré-definir comentários sobre os resultados de uma operação.

Impress

Apache OpenOffice

Esta é a ferramenta para criação de apresentações multimídia. Nelas você pode adicionar imagens, efeitos especiais, animações e desenhos feitos com uma ferramenta própria do aplicativo.

Slides com diferentes layouts podem ser adicionados em uma mesma apresentação, assim como ser visualizados de diferentes formas. Também é possível aplicar diversas animações e efeitos de transição entre eles.

Para publicação de uma apresentação na internet, basta exportar o arquivo para o formato PDF ou para uma animação do tipo SWF.

Draw

Apache OpenOffice

Esta é a ferramenta para a criação de gráficos, diagramas e outros recursos visuais que enriquecem qualquer documento. O Draw permite a manipulação de objetos, habilitando rotação em duas ou três dimensões. Em seguida, organize tudo, agrupando, definindo a ordem dos objetos, enviando-os para frente ou para trás etc.

O Draw suporta figuras nos formatos mais populares: BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF.

Base

Apache OpenOffice

Este é um componente para gerenciamento de dados, uma ferramenta ótima para gestão de informação. Você cria tabelas, altera conteúdos, produz relatórios, executa ordenações, cria consultas especiais etc.

O Base utiliza o mecanismo HSQL e armazena os dados em arquivos XML, podendo acessar arquivos dBase sem problemas.

Math

Apache OpenOffice

Este aplicativo cria equações matemáticas, ou seja, facilita o trabalho em outros aplicativos. Qualquer componente do OpenOffice que você utilize é compatível com o Math. Por exemplo: dentro do Writer, uma equação é tratada como um objeto dentro do texto.

Acesse a lista completa de novidades do OpenOffice (em inglês) clicando aqui.

Imagens do Apache OpenOffice.org

Prós
  • Compatibilidade com o Office 2007
Contras
  • Poucas modificações estruturais

Nossa opinião sobre o Apache OpenOffice.org:

Com um pouco de atraso em relação ao seu “irmão e rival” LibreOffice, o Apache OpenOffice chega à quarta versão. A demora, porém, não significou grandes mudanças, pois há mais aprimoramento de coisas que já existiam do que novidades de fato.

Porém, não se pode negar que a barra lateral é um destaque, afinal, além de mostrar um caminho alternativo à organização em abas do Microsoft Office — o que pode agradar os que preferem um visual mais clássico —, o recurso consegue ser útil. A presença dele permite aproveitar melhor a tela na vertical, eliminando as abas que ocupam espaço no topo da janela.

Assim, em tempos de telas cada vez mais largas, a nova ferramenta pode ser bem útil para quem gosta de se adaptar a novas estruturas. Ela é organizada e realmente pode facilitar o acesso a funções que, em versões anteriores, estavam meio escondidas. É um passo importante para o fortalecimento do OpenOffice.

A questão da compatibilidade também merece destaque, pois o programa aumentou sua capacidade de lidar com arquivos criados no Microsoft Office. Ainda não é o ideal, afinal, recursos mais recentes, das versões 2007 e 2010 do pacote concorrente, continuam não funcionando direito, mas já é mais um passo adiante.

Nenhuma novidade profunda

Quem esperava novidades mais pesadas, digamos assim, como uma interface totalmente reformulada, não vai encontrar isso aqui. O Apache OpenOffice trouxe mudanças, mas cuidou mais em melhorar aquilo que possuía do que em apresentar grandes alterações em relação à sua última versão.

Além disso, o programa ainda exige a reinicialização do PC após a sua instalação, outra característica que pode irritar um pouco os usuários. Claro que isso não é grave e nem prejudica a experiência de uso, mas é um detalhe que não pode deixar de ser mencionado.

De qualquer maneira, há aqui um excelente programa, com ótimas soluções para quem precisa de aplicativos do gênero, para fins pessoais ou profissionais. Fácil de usar e totalmente traduzido, o OpenOffice continua como  uma das melhores alternativas open source ao quase monopólio do Microsoft Office.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Augusto Morabito Augusto Morabito   em 14/8/2014 - versão: 4.1.0

    Não conseguia mais baixar o office no pc, optei por este e não me arrependi, não perde nada para Microsoft, leve e completo e pode buscar mais extensões no site. òtimo!!!

  • Fernando Reformas ConstruçÃues Fernando Reformas ConstruçÃues   em 20/7/2014 - versão: 4.1.0

    Programa leve fácil de baixar e instalar, e o melhor de tudo abre todos os arquivos do microsoft ofice, no meu caso não perdeu nem a formatação. Programa muito bom, valeu apena ter baixado.

  • André Ricardoh André Ricardoh   em 26/4/2014 - versão: 4.0.1

    Eh muito bom

  • welberts welberts   em 5/12/2013 - versão: 4.0.1

    Facil Leve e estrutural, alem de ser gratis e sem complicação.

  • luan luan   em 5/12/2013 - versão: 4.0.1

    Muito bom, o melhor programa gratuito dessa categoria

  • luiz luiz   em 20/11/2013 - versão: 4.0.1

    Tinha que dar minha qualificação, podem baixar sem medo , o melhor pacote office da atualidade, deixa para traz o libreoffice. Experimentem.

  • Maurício Lopes Maurício Lopes   em 11/11/2013 - versão: 4.0.1

    Tem praticamente tudo o que o Office da Microsoft possui. A barra lateral (que já era usada em alguns aplicativos profissionais, como da adobe) é excelente e muito mais útil e inteligente do que as Ribbons (que vingaram em poucos aplicativos Microsoft). A barra lateral dá controle total sobre tudo o que o usuário está fazendo, e dá fácil acesso às funções principais. Além disso, o openoffice aceita mais formatos gráficos que o MS Office, e também exporta para mais formatos que o concorrente. Pra mim é nota 1000, embora ainda ache que o visual deva melhorar um pouco mais.

  • Barão Barão   em 4/11/2013 - versão: 4.0.1

    O pacote está cada vez melhor. É importante que as pessoas conscientizem-se de que o mundo não pode ficar dependente somente do MS Office. Isso é ruim para todos inclusive para a própria MS pois na indústria, só existe evolução se houver concorrência! Imaginem se só existisse a opção de comprar carros da VW? Estaríamos andando de fusca até hoje... Instalem mesmo que não usem muito. Abraços.

  • jardson jardson   em 20/10/2013 - versão: 4.0.1

    Exelente esse programa o libre office tbm e otimo valew baixaki

  • paulo paulo   em 13/10/2013 - versão: 4.0.1

    Fiquei admirado com os recursos de utilização, a facilidade de uso e com a alternativa que constitui ao ofice da microsoft! Ainda por cima é grátis! Convém baixá-lo na versão da língua usada pelo utilizador! Para quê pagar o ofice?

Ver todos os comentários »