Arduino 1.0.5

Arduino

1.0.5

Aplicativo para o hardware de mesmo nome, que serve para criar protótipos de objetos e ambientes de interação



O Arduino é um aplicativo de código aberto para o hardware de mesmo nome, que funciona como uma plataforma para criar protótipos de objetos e ambientes de interação. Ele pode ser utilizado por designers, artistas ou qualquer pessoa interessada na criação desse tipo de meio e de elementos que estejam nele presente.

Saiba mais sobre o Arduino

Para quem não está familiarizado pelo nome, o Arduino é uma placa contendo um circuito impresso em conjunto com um microcontrolador ATMega da ATMEL. Ela é baseada em um sistema de inputs e outputs (a grosso modo, seriam entradas e saídas de comandos), suportando o software aqui descrito.

O Arduino pode detectar o ambiente pela recepção de sinais provenientes dos seus sensores e é capaz de afetar o meio à sua volta. Isso significa que ele é capaz de controlar luzes, ligar motores, abrir ou fechar dispositivos automáticos, entre outras interações. Para programar o microcontrolador presente na placa, é necessário utilizar a linguagem Arduino.

Interface do aplicativo

Os projetos criados pelo Arduino podem tanto ser aplicações independentes quanto entrar em comunicação com aplicativos rodando em um computador. Além disso, você pode montar a sua própria placa do Arduino (como uma alternativa a comprá-la já pronta). Há um manual de montagem disponível sob licença de código aberto.

Imagens do Arduino

Interface do aplicativo No detalhe: uma placa do Arduino


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Mateus Berger Mateus Berger   em 8/6/2013 - versão: 1.0.5

    o programa e a plataforma são ótimos ambos, porem é de difícil acesso os produtos, mas com alguns sites como a ROBOCORE você pode comprar, e o mais legal é que é simples e muito funcional. Sugestão para compra: www.robocore.net Ideia para area 42: introduzir experimentos com arduino ou atmega 328 para o canal

Ver todos os comentários »