Autodesk 123D Beta 9

Autodesk 123D

Beta 9

Se você sempre sonhou em modelar objetos em 3D, mas não tinha conhecimentos, esta é a ferramenta ideal


REQUERIMENTOS
  • Processador: Intel Pentium 4 ou AMD Athlon 64 single-core 2 GHz ou superior
  • Memória RAM: 512 MB ou superior
  • Placa de vídeo: 64 MB ou superior
  • Espaço em disco: 1.5 GB
  • Direct3D 9

Se você tem interesse em fazer projetos tridimensionais em seu computador, mas se sente intimidado com a interface dos CADs comuns, que normalmente é repleta de botões e ferramentas dos quais você nem tem ideia do que fazem, o AutoDesk 123D traz uma ótima solução.

Diferente da maioria dos softwares do gênero, este acumula todas as suas funções principais em duas barras, facilitando o processo de buscar uma certa ferramenta que pode resolver todos os seus problemas.

AutoCAD 123D

Funções comprimidas

Para diminuir o espaço ocupado pela interface, mas ainda manter as várias opções de um modelador, o programa agrega várias funções diferentes em um poucos botões: ao clicar em qualquer um dos ícones da barra principal, uma lista se expande ao redor da ferramenta – de forma semelhante ao que ocorre no jogo The Sims – para que você escolha qual item da categoria você deseja utilizar.

Categoria

Se você não souber o que faz alguma das opções, apenas deixe seu mouse sobre ela por alguns momentos. Uma pequena janela contendo informações sobre seu funcionamento é mostrada, com dados de texto e algumas imagens.

Além disso, há também a barra inferior, que une todas as opções de controle de câmera, ângulos de visão e até mesmo dos efeitos gráficos mais simples, como adicionar sombras ou reflexos no chão.

Controle de partes

Lista de modificações

Cada parte do projeto pode ser acessada de forma fácil, através da lista de itens na lateral esquerda do programa. Por ali, você também tem como alterar várias características dos objetos, simplesmente clicando com o botão direito do mouse sobre ele. Apenas tome cuidado para não encher o projeto de efeitos, ou o desempenho do software pode cair drasticamente.

Imagens do Autodesk 123D

Instalação Tela Inicial Robô 1 Categoria Selecionando peças Lista de modificações Robô 2 Informações de ferramentas
Prós
  • Interface agradável
Contras
  • Difícil de usar

Nossa opinião sobre o Autodesk 123D:

Uma forma fácil de aprendizado para novatos, o AutoDesk 123D consegue ser uma boa ferramenta para criação. Não espere nada no nível de um 3D Studio Max, pois a simplicidade do aplicativo trouxe algumas desvantagens, mas seu desempenho geral mostra que ele tem capacidade para ser um ótimo modelador.

A interface do programa é moderna e possivelmente uma das mais bonitas entre as do gênero, conseguindo ser extremamente amigável em alguns aspectos, como na descrição presente na maioria das ferramentas. Em compensação, todo o resto é terrivelmente difícil de entender: até mesmo deletar um objeto é desafiador, quem dirá fazer algumas edições...

O resultado gráfico dos projetos é excepcional e compensa quase todos os problemas que você passa durante a modelagem. Não há elementos no projeto que não passem a sensação de terem uma superfície perfeitamente lisa, a reflexão é muito bem detalhada e todas as texturas são bastante realistas.

Analisando o que há de melhor e pior no software, fica perceptível que o AutoDesk 123D pode ser tanto um ótimo programa quanto um desafio para o usuário. Mas, diferente da maioria dos casos, quem deve sofrer mais é o veterano: a interface extremamente aglomerada não se compara à dos CADs comuns, fazendo você se sentir limitado. Em compensação, novatos na área devem achar o programa muito mais fácil de aprender a usar.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Silvio Soares da Silveira Silvio Soares da Silveira   em 15/6/2011 - versão: Beta 4.1

    É um bom software 3D (levando em consideração ser gratuito), o método de criação de sólidos é parecido com os CAD`s paramétricos (CATIA, SolidWorks, UG, Inventor). A interface é agradável, e todos os comandos podem ser acessados usando o botão direito do mouse. Possui boa visualização, e comandos de visualização podem ser acessados usando a "rodinha" do mouse, para zoom é só usar a rodinha normalmente, para "pan" é só pressionar a rodinha e arrastar, para "órbita livre" é só pressionar a rodinha segurando a tecla shift. Apesar de não possuir controle de continuidade dos sólidos, ,modelagem de superfícies e "draft" se faces, ele possui todos os "features" como extrusão, revolução, varredura, "loft", arredondamento, chanfro, furação, espessamento e operações booleanas.Ele também trabalha com deformações "free-form" por arestas. Também é muito bom o fato dele exportar e importar arquivos 3D nos formatos DWG, STL, SAT e STEP, ficou faltando IGES e Parasolid, mas mesmo assim acho que está bom. Já vi muito software gratuito de outras empresas, como o PowerShape-E, que não tinham tantos recursos, e nem gravavam arquivos em outras extensões, a não ser a nativa do programa. Resumindo, apesar de eu ser aficcionado em SolidWorks, achei que o 123D, apesar de básicão, é um bom programa gratuito para quem gosta de desenvolver produtos em 3D. Espero que continue gratuito, e que tenha boa continuidade. Parabéns à AutoDesk pela iniciativa.

  • Ducky Ducky   em 15/6/2011 - versão: Beta 4.1

    ¬¬ o blender 3d dá um pau nesse programinha, pois ele vem com vários resursos adicionais, sem contar no seu pequeno tamanho de 20MB aproximadamente, faz animações, modelagem, composição, games...e muitas outras coisas, baixeem o blender 3d e vão gostar! :D

  • Eduardo Eduardo   em 14/6/2011 - versão: Beta 4.1

    Prefiro o Inventor 2011 !!!!

  • Edu soares Edu soares   em 14/6/2011 - versão: Beta 4.1

    Ele tem a interface muito boa e qualidade da imgem nos da a verdadeira impressão de imagem em 3D sem falar nas ferramnetas que ele tem............. Esse programa cumpre o que promete.......... Mais á um porem demora bastante pra baixa ainda mais para quem tem pouca velicidade de internet!.................

Ver todos os comentários »