Avast! Free Antivirus 9.0.2021 R4

Avast! Free Antivirus

9.0.2021 R4 Em Português

O Avast! está de cara nova e possui mais recursos para proteger e limpar seu PC



O Avast! dispensa apresentação, sendo um dos mais tradicionais e eficientes antivírus do mercado. Não é por menos que ele está presente em mais de 200 milhões de computadores e smartphones mundo afora.

Como de praxe, o programa recebe periódicas atualizações que o fazem ficar ainda mais preparado para proteger suas informações e arquivos da ação de malwares e cibercriminosos. Depois de algum tempo em fase de testes, o Avast! Free Antivirus 2014 chega finalmente à sua versão final, ou seja, está para servir como uma ferramenta de segurança no seu PC.

Além de ter o seu visual renovado, o aplicativo ganhou novos recursos para proteger você enquanto navega pela web, menor tempo na atualização da lista de vírus e mecanismo para restauração do sistema operacional — isso sem falar que ele está ainda mais veloz.

Aparência renovada

De cara, a primeira novidade que você vai notar no Avast! Free Antivirus 2014 é a sua interface totalmente reformulada. Com um menu monocromático à esquerda, você vai localizar tudo de forma mais “tradicional”, digamos assim, com o conteúdo de cada categoria sendo exibido no restante da tela.

A estrutura geral do antivírus também mudou. Apesar de não ter eliminado nenhuma funcionalidade, o aplicativo “enxugou” a quantidade de módulos disponíveis, visando que a sua interação com as funções oferecidas aconteça da forma mais simplificada possível.

A partir desta versão, o Avast! possui apenas três: o Módulo de Arquivos, o Módulo de Rede e o Módulo de Correio. O primeiro deles fica responsável por concentrar as ferramentas para o monitoramento de mensagens instantâneas, downloads realizados, conteúdos salvos no disco de armazenamento do PC, entre outros.

O Módulo de Rede reúne mecanismos para a segurança da sua conexão com a internet ou redes locais de computadores. Por sua vez, o Módulo de Correio garante a segurança de emails e outros tipos de ferramentas de comunicação.

Inteligência apurada

O Avast! Free Antivirus 2014 inaugura uma tecnologia batizada de DeepScreen, a qual substitui o antigo AutoSandbox. Basicamente, essa função consiste em um método mais inteligente na hora de você tomar decisões em relação a arquivos novos ou desconhecidos.

Tal cautela é importante para que conteúdos nunca antes identificados pelo antivírus não tenham “liberdade” desnecessária de acesso a alguns recursos do sistema, o que é um prato cheio para a atuação de arquivos maliciosos.

Ainda nesse sentido, o Avast! Free Antivirus 2014 conta com o modo Hardened, que bloqueia automaticamente a execução de códigos que normalmente são identificados como inseguros ou permite que rodem apenas aqueles avaliados como seguros. Dessa forma, pessoas leigas podem deixar o computador mais protegido sem pedir ajuda para alguém ou realizar longas pesquisas na internet.

Acompanhando novas ameaças

Outra novidade do Avast! Free Antivirus 2014 é o Dynagen, uma tradução binária dinâmica que gera atualizações de assinaturas de comportamento malicioso com base em uma inteligência artificial mais competente. Com a ajuda da comunidade criada pelos usuários mais dedicados do programa, a desenvolvedora alimenta o seu produto com pelo menos 250 microatualizações das definições de vírus.

Assim, a cada três ou cinco minutos, o seu computador recebe uma nova lista de potenciais ameaças, garantindo uma proteção quase em tempo real das chamadas "ameaças do dia zero" — pragas virtuais simples, mas que se aproveitam da demora de atualização dos bancos de dados dos antivírus para fazer suas vítimas.

Navegar de forma segura e privada

Ao navegar na web, uma coisa é certa: você está o tempo todo exposto à atuação de malwares e golpes virtuais. É por isso que o Avast! Free Antivirus 2014 apresenta integração praticamente completa com os principais navegadores da atualidade.

Ele instala plugins exclusivos em cada um dos seus browsers, inclusive oferecendo ferramentas contra phishing e rastreamento, ideal para quem quer mais segurança enquanto explora a internet. Através do recurso Do Not Track, que a desenvolvedora garante ter uma tecnologia proprietária que não pode ser anulada pelos servidores de sites “rastreadores”, o seu comportamento online não é observado por ninguém ou nenhuma empresa.

Assim, você assegura a sua privacidade e pode usar a internet sem ser rastreado, tendo suas informações coletadas na surdina. Tal mecanismo também bloqueia anúncios direcionados que podem segui-lo ao redor da web.

E não é só isso. Outro recurso de segurança relacionado a navegadores é a SafeZone, função que cria um ambiente seguro para a realização de transações financeiras na web — ideal para quem faz compras pela web com frequência.

Mais ágil e compatível do que nunca

O sistema de verificação do Avast! Free Antivirus 2014 foi otimizado para efetuar varreduras mais rápidas. Em arquivos executáveis, o programa apresenta estar duas vezes mais rápido, enquanto com conteúdos de texto (como páginas da web e documentos) ele chega a ser até 10 vezes mais veloz.

No tocante à compatibilidade, o antivírus está mais flexível. Agora, você pode corrigir os problemas atuais identificados instantaneamente, sem a necessidade de desinstalar a sua proteção corrente, detectando os malwares que outros softwares do gênero não conseguem.

Rescue Disk

A última novidade do Avast! Free Antivirus 2014 é a possibilidade de você criar uma imagem da sua instalação do antivírus e salvá-la em um dispositivo de armazenamento portátil, como um pendrive ou um HD externo, ou uma mídia óptica, CD ou DVD. Dessa forma, se alguma coisa desagradável acontecer com o seu PC, você tem um jeito de executar o aplicativo para tentar limpar e restaurar o funcionamento normal do computador.

Imagens do Avast! Free Antivirus

Prós
  • Interface bonita e bem organizada
  • Em português
  • Uso descomplicado
  • Instalação simplificada
  • Boa variedade de ferramentas de proteção
Contras
  • Análises bem demoradas
  • Exigência considerável dos componentes de hardware

Nossa opinião sobre o Avast! Free Antivirus:

O Avast! vem melhorando consideravelmente a sua atuação a cada nova atualização, fazendo jus à sua colocação como um dos programas do gênero mais populares do Baixaki. Em sua edição mais recente, o aplicativo não nos decepcionou e garante a proteção do seu computador.

De roupa nova

A mudança mais perceptível do Avast! Free Antivirus 2014 em relação ao seu antecessor é, sem duvida, a sua interface, que foi completamente reestruturada e ficou com uma aparência mais moderna e descolada.

Inclusive, a desenvolvedora concatenou alguns dos vários módulos de segurança oferecidos. Dessa forma, o programa se tornou mais “enxuto”, facilitando a localização de uma determinada funcionalidade.

É válido ressaltar que isso não significa que recursos foram cortados, eles apenas foram reunidos em um número menor de menus, os quais podem ser acessados a partir de uma coluna retrátil localizada na lateral esquerda da tela do antivírus.

Aliada a isso, a tradução completa do Avast! Free Antivirus 2014 para o português facilita o entendimento das funções oferecidas por quem não domina outro idioma e garante uma interação descomplicada e que pode ser assimilada rapidamente.

Proteção garantida

No tocante aos recursos de segurança, o Avast! Free Antivirus 2014 promete muita coisa interessante, especialmente na hora de lidar com arquivos suspeitos. O programa está estabelecendo regras mais rígidas para conteúdos maliciosos ou desconhecidos.

Entre as implementações recentes, as relacionadas com a inteligência de proteção merecem destaque, pois tornam a automatização de tarefas mais simples, algo interessante para quem quer ter menos trabalho na hora de tratar ameaças — deixando a parte mais complicada a cargo do antivírus.

Vale destacar ainda a maior integração com as ferramentas de internet, especialmente os navegadores. O Avast! Free Antivirus 2014 vai aumentar ainda mais a segurança neste ambiente que é essencial para a navegação na internet, auxiliando você de um jeito quase que automático a reduzir as chances de problemas nesse sentido.

Um pouco lerdo, mas preciso

O Avast! Free Antivirus 2014 é conhecido por ser bastante eficiente na hora de identificar e eliminar malwares. Testes recentes realizados por empresas e institutos especializados em segurança virtual provam isso.

Tanto na avaliação do Virus Bulletin (o famoso VB100) como no do AV-TEST, este antivírus obteve mais de 90% de precisão nas detecções proativa e reativa — quando você solicita a varredura de uma pasta ou o antivírus identifica uma ameaça automaticamente, por exemplo.

Além disso, o programa apresentou um baixíssimo índice de falso-positivos, ou seja, quando um arquivo confiável é considerado uma ameaça indevida. Em suma, de acordo com esses renomados relatórios, ele é um dos mais eficientes softwares do gênero.

Em contrapartida, o desempenho do Avast! Free Antivirus 2014 pode ficar um pouco abaixo das suas expectativas. Primeiro porque o aplicativo mostrou ter uma varredura um tanto quanto lenta. Em nossos testes, para realizar uma análise completa do PC, ele levou 31 minutos.

A exigência dos componentes de hardware também é considerável. Quando usado simultaneamente a outros aplicativos (como editor de texto, navegador e mensageiro instantâneo), os picos de consumo do antivírus aumentaram a exigência da memória RAM em 20% e do processador em 33%.

No computador que usamos, uma máquina com Windows 8 Pro, 4 GB de RAM e CPU Intel Core 2 Quad de 2,66 GHz, não sentimos grande lentidão ou travamentos. Contudo, PCs com uma configuração mais modesta podem sofrer uma baixa considerável de performance, exigindo que você deixe de usá-lo enquanto um escaneamento está em andamento.

Um pouco mais de discrição, por favor

O sistema de notificações do Avast! continua basicamente o mesmo. Telas grandes demais aparecem no canto do monitor, algo pouco discreto e que pode incomodar bastante — isso sem falar nas mensagens de voz que surgem do nada e dão um baita susto nos mais distraídos. Claro que isso pode ser evitado nas configurações do programa, mas, se você quer ser notificado de coisas importantes, vai ter que passar por esse tipo de situação.

Vale o download

De uma forma geral, os benefícios do Avast! Free Antivirus 2014 superam em muito as suas “falhas”. Por isso, ele merece o titulo de um dos melhores antivírus gratuitos da atualidade, sendo o principal ou o único sistema de segurança de milhões de pessoas ao redor do mundo. Assim, se você procura uma forma de proteger o seu computador, sem dúvida vale a pena baixar este aplicativo.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Paulo Paulo   em 27/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    É o que tem a melhor proteção online contra trojans, é meio pesado mas nunca travou o meu pc que é fraco.

  • francisco francisco   em 24/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    muito bom mas fica detectando virus onde não tem

  • Jonathan Marques Jonathan Marques   em 23/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    ate agora ele me ajudou muito

  • Eduardo ̶S̶i̶l̶v̶a̶ Eduardo ̶S̶i̶l̶v̶a̶   em 23/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    Trava o Pc Não detecta vírus. Não recomendo

  • Alex Alex   em 22/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    Infelizmente o Avast bloqueia sites confiáveis... o Avast fez com que o programa bloqueasse o acesso a diversos sites, incluindo REDES SOCIAIS, sites de notícias e até o Google. O problema está especificamente no Web Shield, a parte do programa que protege contra sites maliciosos, que passou a detectar um malware inexistente em certos sites confiáveis... (Faça uma pesquisa no google e veja esse Bug) Além desse bug ele deixa o seu pc cada vez mais lento. Se você quer ter dor de cabeça instale ele!

  • Leandro Fallout Leandro Fallout   em 20/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    Apesar de ser o mais popular entre os anti-vírus gratuitos aqui no Brasil, o Avast ainda deixa a desejar, além da versão free ser um tanto limitada, ainda permite passar despercebidas algumas ameaças. Na versão paga a unica coisa realmente útil para proteção é o Secure Line que esconde seu IP; firewall e outros recursos apresentam diversos problemas, existem opções melhores para proteger o seu computador. O Avast!Free não é ruim, e possui uma detecção muito boa, mas poderia ser melhor.

  • Jajá Jajá   em 14/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    Arrependimento, esse é o nome do Avast Premier. Nuuunca mais, rasguei dinheiro. Enquanto usei free tudo ocorreu bem. Resolvi comprar e acabei com minha máquina. Para não dizer que não é ele (o Avast Premier), instalei em 3 lap tops, os 3 estão apresentando os mesmos problemas. Param, travam, apagam, não digitam, não imprimem. Qualquer tarefa está sendo sofrível.

  • Mayrane Mayrane   em 12/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    Não gostei!! deixa a máquina super lenta, não detecta malwares direito

  • Fagner Fagner   em 7/8/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    Sem duvidas o Avast é um dos melhores antivírus 100% grátis e foi por muito tempo o melhor. No presente (08/2014) tem a interface mais intuitiva, boa detecção de Phishing mas sua detecção de malwares offline é muitas fraca "se comparada com outros concorrentes" (principalmente variações Win32/Sality até hoje!) sem contar que muitos antivírus já adicionaram vários adwares sem sua lista negra constando os mesmos na lista de detecções por exemplo caso já estavam em seu computador. Detecção de adwares com Avast praticamente não existe. Hoje com base em testes próprios e de laboratórios profissionais, sem duvidas para quem tem conhecimento avançando e não quer gastar o melhor é o Comodo Internet Security Premium pois quando configurada regras por regra (Firewall e HIPS) você consegue fazer um pente fino no seu PC. Mas para a maioria dos usuários o melhor é 360 Internet Secutity (ou Total Secutity) ótima interface, apesar de ainda não ser PT-BR, boa taxa de detecção tanto online (Ex.:Phishing), quanto offline, sem contar que na versão Total security você pode usar 3 motores de Scan (além do próprio o motor do Avira e Bitdefender, mas claro terá perda de velocidade).

  • Leandro Leandro   em 30/7/2014 - versão: 9.0.2021 R4

    É muito ruim pois consome muita memória virtual e processamento quando precisa fazer as detecções, limpezas etc...

Ver todos os comentários »