Programa ideal para se livrar de vírus que impedem que seu computador inicialize o sistema operacional

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

Há certos momentos em nossa vida de usuários de computador nos quais podemos nos deparar com certas situações, no mínimo, desagradáveis. Uma delas, certamente, é quando ligamos o computador e ele não inicia o sistema operacional (Windows, Linux, etc.). Tal evento pode estar relacionado à existência de um vírus no computador, ou então, a algum problema de hardware (alguma placa queimada, coisas assim). No caso de vírus, o Avira AntiVir Rescue System é a solução para o problema.

Para usar o Avira AntiVir Rescue System não é necessário inicializar o sistema operacional do seu computador, e é por isso que ele resolve o problema. Mas para poder usá-lo, será necessário gravá-lo em um CD (ou DVD) depois de baixá-lo.

Com o CD em mãos, ligue seu computador e insira-o no drive de CD. Provavelmente será necessário reiniciar o computador se você demorar muito para colocar o CD no drive, pois ele não consegue executá-lo passado determinado ponto da inicialização.

Executando o CD manualmente

Dependendo das configurações do seu computador o Avira AntiVir Rescue System será executado automaticamente, caso contrário, será necessário mandar o CD ser executado manualmente. Para tanto, mantenha pressionada a tecla “Del” durante o início da inicialização do computador (dependendo do computador a tecla pode ser outra, preste atenção no texto na tela, pois nele aparecerá qual tecla deve ser pressionada).

Um menu chamado “Boot Device Menu” aparecerá, no qual a opção “Onboard or USB CD-ROM Drive” deverá ser escolhida. Agora, provavelmente aparecerá outro menu (chamado “Boot Options”) contendo duas opções, escolha a opção “boot into Avira AntiVir Rescue System (default)” (aperte “1” uma vez, e depois “Enter” duas vezes).

Utilizando o Avira AntiVir Rescue System

Uma vez iniciado o Avira AntiVir Rescue System você poderá ver um menu no lado esquerdo da tela com as opções “Anti-Vir”, “Information” e “Miscellaneous” (caso não haja essas opções, clique na bandeira do Reino Unido).

Configurando o scanner de vírus

Na sessão “Anti-Vir” clique em “Configuration” para ver as opções de configuração.

Em “Scan Mode” haverá três opções: “Scan all files” (verificar todos os arquivos), “Smart scan” (verradura inteligente) e “Scan boot records only” (verificar somente os registros de inicialização). Por via das dúvidas, selecione a primeira opção.

Em “Action at malware discovery” (ação ao descobrir uma infecção) serão duas as opções: a primeira somente grava um registro da ocorrência, a segunda, tenta tomar alguma providência quanto à descoberta. Marque a caixa “Rename files if they cannot be removed” se você quiser que os arquivos que não puderem ser removidos sejam renomeados.

Em “Extendet risk categories” (todas as categorias de risco) deixe tudo marcado para uma melhor pesquisa do scanner. Em “Directory”, também, não altere nada.

Configure o scanner de vírus.

Iniciando o Virus scanner

Na opção “Anti-Vir” selecione “Virus scanner”, em seguida, clique em “Start Scanner”. A varredura demorará de acordo com a quantidade de arquivos a serem verificados, mas em média, pode demorar por volta de meia hora.

Desligando o Avira AntiVir Rescue System

Após a varredura ser terminada, basta clicar em “Shutdown” (dentro de “Miscellaneous”) e esperar que o computador seja desligado.

Commandline

Caso você tenha selecionado “Commandline” por engano ao tentar desligar o programa, basta apertar “Alt”+”F7” no teclado para sair do console do Linux e voltar ao Avira AntiVir Rescue System.

Mais uma arma na luta contra ameaças

O nome Avira já é mais do que consagrado na categoria antivírus, desta maneira a versão de verificação de ameaças no sistema operacional, antes da inicialização do mesmo, é mais uma opção de ferramenta de uma das mais famosas famílias do ramo da segurança virtual.

O fato de o aplicativo realizar a varredura em modo de segurança permite que você tenha mais uma arma na guerra contra as ameaças digitais, pois passar o antivírus antes da inicialização do sistema é uma maneira muito eficaz de remover os vírus que insistem em ficar na sua máquina.



Importante

Antes de instalar o " Avira AntiVir Rescue System " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Avira AntiVir Rescue System e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Avira AntiVir Rescue System é muito útil para aqueles que têm computadores que não inicializam mais o sistema operacional.

A interface do Avira AntiVir Rescue System é bastante simples e fácil de usar, no entanto, quem for usar o Avira AntiVir Rescue System precisará, obrigatoriamente, ter acesso a um computador diferente daquele com problemas, pois (obviamente) se o computador não inicializa, não há como baixar o Avira AntiVir Rescue System.

ImportantePrós
  • Não é tão pesado e não requer instalação.
  • Fácil de usar.
  • Rápido na pesquisa por infecções.
ImportanteContras
  • Requer ser gravado em cd.
  • Usuários leigos podem ter problemas na hora de usar.
  • É necessário o acesso a outro computador para poder baixá-lo e gravá-lo.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Jorge Caldas Jorge Caldas
    em 11/12/2012 às 18:42h
    versão: 30/11/2012 4

    Estou de pleno acordo com o usuário José Armando. O programa só tem prós, nada contra.....

  • José Armando da Silva José Armando da Silva
    em 16/4/2012 às 20:38h
    versão: 09/04/2012 5

    Em relação à avaliação dos "contras" existe o sequinte: "Requer ser gravado em CD..." Mais que lógico, pois, precisamos dele no boot e não uma instalação; "Usuários leigos podem ter problemas na ora de usar..." Ora, usuário leigos têm dificuldade até para usar o Windows; "É necessário o acesso a outro computador para poder baixá-lo..." Se pudéssemos baixar da mesma máquina em fossemos usar, necessitaria do programa? A intenção é usá-lo na máquina que não inicia!

  • Igor Igor
    em 14/7/2011 às 12:07h
    versão: 11.06.2011 3

    Se você quer eliminar tuuddoo do seu pc, não baixe, mas se você quer eliminar aqueles vírus de boot irritantes ele é super recomendado... Tenho um que elimina tudo é o gdata bootcd 2011...

  • DJ KEYK DJ KEYK
    em 13/6/2011 às 02:01h
    versão: 10.05.2011 5

    Para vcs qui achão qui tipo o avira n limpa bem porq alguns programas n rodao tipoo é porq nem tdo computador roda todo tipo de arquivo tipo videos n compactados qui n rodao para rodar usamos windows move make musicas qui n rodao secane e veja se n tem jeito ai coloque o windows charp tipo. Tem programs qui so rodao em xp aguns so rodao em 7 aguns em 98 etc... Cada pc tem seu programa n cupe o antiviros o avira é um dos melhores!

  • THIAGO MOREIRA THIAGO MOREIRA
    em 8/6/2011 às 12:33h
    versão: 10.05.2011 5

    O meu pc nunca deixou de ligar por causa de virus mas do meu amigo deu elee teve dificuldade em tirar o virus com o avira mas ele não teve que pagar nada..

  • cristiane cavalcante cristiane cavalcante
    em 19/5/2011 às 17:25h
    versão: 10.05.2011 3

    bom

  • Celso Celso
    em 29/1/2011 às 20:51h
    versão: 15.03.2010 5

    Esse programa é excelente , meu pc estava com um vírus que não deixava formatar e nem reparar , na hora de reparar ou formatar simplesmente caía na tela azul da morte, e a última coisa que eu tinha que fazer é usar essa ferramenta e deu certo , nem precisei formatar removeu tudo e agora estou usando meu pc para enviar esse elogio , pode baixar é ótimoooooooooo

  • Alair Neto Alair Neto
    em 4/10/2010 às 23:06h
    versão: 15.03.2010 5

    Detecta a maioria dos virus que não deixa o windows inicializar. Esse sistema é com base linux, muito bom eu uso muito o live de linux para entrar em partições windows para fazer backup. eu uso e recomendo ele. PS: para usar ele tem que pelo menos tem um pouco de conhecimento em linux.

  • Reginaldo Ornellas Reginaldo Ornellas
    em 11/5/2010 às 18:00h
    versão: 15.03.2010 1

    Baixei a imagem ISO do CD, gravei normal. O CD inicia normalmente como deveria, mas na hora de executar a varredura fala que o banco de dados do antivirus está corrompido. Ou seja, é problema no arquivo original, e não funciona. Estou buscando uma versão anterior a essa pra ver se resolve meu problema, mas já fica aqui o alerta, nem perca tempo baixando pq não vai funcionar.

  • Scarecrow Scarecrow
    em 10/4/2010 às 00:24h
    versão: 15.03.2010 1

    Não detecta nada, é bugado e ainda por cima fica aparecendo uma mensagem irritante na tela que vc não consegue se livrar.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Gravador de CD.

Shopping Baixaki





(0.328 segundos)