Explore o mundo com outros olhos no novo sistema de mapas e visualização via satélite da Microsoft

Por Equipe Baixaki

Foi-se o tempo em que a Microsoft contava apenas com o Virtual Earth para concorrer com o Google Earth. Com a chegada do Bing, sistema de buscas aprimorado da empresa, grande parte dos aplicativos que antes tinham quaisquer outros nomes hoje ganham a um novo rosto e nome. Este é o caso do Bing Maps 3D, que se chamava Virtual Earth. Não fique confuso em meio a tantos earths no mercado. Os dois mais potentes ainda continuam sendo o do Google e agora o Bing.

Todo o sistema é executado a partir do navegador da Microsoft, o Internet Explorer. Apesar de possuir o instalador com os codecs e processadores de texturas, tudo o que você irá visualizar na sua tela a partir do Bing Maps 3D estará dentro das molduras do Internet Explorer 8 ou versões mais atualizadas. Com a mudança de nome, a interface também foi repaginada em alguns pontos. Entretanto, algumas funcionalidades continuam as mesmas enquanto outras foram adicionadas para tornar o produto mais competitivo em relação ao visualizador de mapas do Google.

Veja o mundo sob novas perspectivas!

O que mudou?

Apesar de ter mantido o mesmo esquema de inserção de menu no canto superior direito dos mapas, o Bing Maps 3D conta com algumas novidades bastante interessantes tais como a inserção de fotografias de acordo com o local em que estas foram tiradas. Funciona como uma marcação através do que se chama de geotagging, ou seja, indicar no mapa os locais de origem daquela imagem. Além disso, o usuário agora pode fazer inserir os pushpins, ou seja, marcadores para encontrar seus pontos favoritos no mapa.

Adicione pontos para se localizar!

Com a navegação através de GPS nos carros e a necessidade de fazer uma rota pela internet a fim de encontrar os lugares de maneira mais rápida e menos arriscada, o Bing Maps 3D também traz as funções Drive from here (Dirigir a partir daqui) e Drive to here (Dirigir até aqui). Estas duas opções são incrivelmente úteis para os casos em que se encontra um ponto no mapa e decide-se traçar uma rota entre o primeiro e um segundo ponto a ser demarcado. Para ativar estas duas funções, clique com o botão direito sobre os pontos de início e fim do seu trajeto.

Trace suas rotasTrace suas rotas

Outro fator bastante atrativo que foi adicionado ao Bing Maps 3D é o aprimoramento do Bird’s Eye, modo encarregado de tornar a visualização em três dimensões do mapa em algo com profundidade e bastante próximo do real. Com isso, o usuário consegue ter a impressão de que está realmente sobrevoando a cidade. Entretanto, este modo não está disponível para todas as cidades. Apenas grandes centros urbanos como Nova York e outras cidades contam com este recurso.

Veja o mundo como um pássaro!

Além de permitir a visualização aprimorada, o Bing Maps 3D traz algo bastante importante para quem está prestes a sair de casa. Depois de fazer a rota, é importante levar em consideração como está o trânsito nas ruas pelas quais você precisará passar até chegar ao seu ponto final. O Bing Maps 3D exibe nos seus mapas as linhas verde, amarela e vermelha para designar a quantidade de trânsito que as vias enfrentam neste exato momento. Portanto, é bom levar em consideração pontos como estes na hora de traçar as suas rotas.

Veja como está o trânsito antes de sair de casa

Menus interativos para facilitar

Outro recurso bastante interessante do novo Bing Maps 3D são os menus bem divididos na parte superior direita da tela.  São opções para trabalhar melhor com os trajetos feitos de maneira independente e ainda compartilhá-los se for necessário. Outros recursos permitem a criação de coleções de locais, ou pushpins para que você possa trocar essas informações com seus amigos e contatos.

Alterne entre 2D e 3D

Desta maneira, chegamos aos comandos básicos do Bing Maps 3D. Tudo o que você precisa saber para conseguir navegar de maneira tranquila e rápida neste visualizador de mapas é utilizar os controles das barras de menu disponibilizadas no canto superior esquerdo do mapa. Se você estiver navegando no modo 3D, encontrará mais opções tais como os ângulos de inclinação do mapa, rotação e outros meios para visualizar melhor aquilo que você busca.

Alterne entre 2D e 3D

Porém, se você decidir visualizar o mapa no modo 2D, verá suas opções reduzidas ao aumento ou redução de zoom dos locais em que deseja ampliar detalhes. Entretanto, é possível utilizar o modo de visualização Bird’s Eye em ambas as resoluções. É também nesta cantoneira que você irá encontrar o botão de ativação do modo para controle do tráfego nas ruas.

Use o 2D também no modo ruas

O modo de visualização tradicional das ruas, ou seja, sem qualquer tipo de relevo de cidade ou sobreposição com fotos de satélite também são altamente recomendáveis para aqueles usuários que não possuem uma conexão muito veloz. Com isso é possível traçar rotas, verificar o trânsito e ainda mesclar o modo Bird’s Eye para saber se é aquele o prédio ou parque que você procura!


Importante

Antes de instalar o " Bing Maps 3D " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Bing Maps 3D e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Bing Maps 3D é uma boa alternativa para quem não quer baixar um programa pesado, cheio de texturas e imagens como o Google Earth e ainda depender do Google Maps para trabalhar com rotas e outros recursos. Por isso, o Bing Maps 3D é recomendável a todos que gostariam de reunir um visualizador global leve com um marcador de rotas bastante estável e leve integrado. Desta maneira, os 1.2 megabytes que o Bing Maps 3D da Microsoft tem acabam sendo quase nada, tendo em vista o benefício que ele traz ao seu usuário.
Em termos de interface, o Google Earth ainda tem alguns pontos de vantagem. Porém o Bing Maps 3D consegue condensar tudo o que o usuário irá precisar na janela do Internet Explorer. Apesar de receber muitas críticas, este ainda é o navegador mais utilizado no mundo, e não deve ser desprezado. Por isso, a inicialização deste visualizador global é tão rápida: não é preciso iniciar um software específico para isso. Basta trabalhar com os cursores normalmente nos menus que o Bing Maps 3D oferece na sua interface. Ao somar todos esses fatores, tem-se, enfim, um bom concorrente para o Google Earth.

ImportantePrós
  • Interface simples e potente
  • Bons gráficos
  • Boa navegabilidade
  • Interatividade interessante
ImportanteContras
  • Trabalha com o Internet Explorer

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • LUCAS LUCAS
    em 23/5/2013 às 11:01h
    versão: 5

    Nunca vi um programa tão bom eu recomendo

  • Fred Franco Fred Franco
    em 23/4/2013 às 02:32h
    versão: 1

    O Bing por si só já é péssimo, se compará-lo ao Google Maps então... É lento. A qualidade das imagens variam demais de acordo com o zoom, as imagens em 45º são ruins: os desenhos de alguns edifícios não são tão fiéis quanto aos do concorrente. A largura e opacidade dos marcadores de ruas não se adaptam ao zoom, o que dificulta a visualização afastada do solo e atrapalha quando próxima a ele.

  • Edmundo Alencar Edmundo Alencar
    em 31/3/2012 às 13:24h
    versão: 4

    Tenho o Google Earth Pro, mas as imagens e a qualidade do solo em imagem em relação a realidade do terreno e do solo, o Bing destrói o Google uso ambos, o mundo não é perfeito! Mas um probleminha é a desatualização dos mapas tem região do Brasil que acho q esta com mias de 8 anos de atraso!! Mas recomendo!

  • leonardo leonardo
    em 17/10/2011 às 19:05h
    versão: 3

    Bom esse programa não é lá essas coisas,ainda prefiro o Google Earth,tem mais opções e interação com o explorador.

  • Submarino Submarino
    em 26/9/2011 às 09:47h
    versão: 1

    É simplesmente o mapa mais básico que existe no mercado, incompleto, locais errados, desatualizado, enfim não dá para comparar com nada.

  • jotameirafns jotameirafns
    em 11/7/2011 às 21:25h
    versão: 1

    Desculpem, mas o programa é péssimo. Lento de mais.

  • eduardo eduardo
    em 28/5/2011 às 20:38h
    versão: 4

    com certeza eu aprovo recomendo que baixem

  • Anderson Anderson
    em 8/4/2011 às 21:28h
    versão: 1

    O nosso velho e bom Google é bem melhor do que essa porcaria de Bing, a Microsoft não sabe faser nada que preste. Bing: GAME OVER Google: WIN !

  • Edgar Edgar
    em 20/1/2011 às 13:47h
    versão: 1

    Bom realmente o bing map`s nao e tao inovador e robusto, e ainda mais utilizavel que o Google Earth 6, porem pra meu amigo la em baixo! Vi comentarios como este na faixa de 1999... diziam que o Netscape jamais seria derrubado, ainda mais pela Microsoft! vale lembrar que Bill Gates, nunca caio.. e nao vai ser a Google a supera-lo! afinal a google nao passa de um provedor de pesquisas!

  • Wiliam Wiliam
    em 16/1/2011 às 08:45h
    versão: 1

    Para quem usa o earth este é um lixo!!!! Perda de tempo baixa-lo. Recomendo irem para o google earth.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Internet Explorer 6 ou 7
  • 256 MB de espaço em disco
  • Placa de vídeo de pelo menos 32 MB e compatível com DirectX 9.0c ou superior.

Shopping Baixaki





(0.188 segundos)