brModelo 2.0

brModelo

2.0 Em Português

Excelente ferramenta para criar modelos relacionais de um banco de dados Roda direto do pendrive



brModelo é uma ferramenta excelente ferramenta criada para facilitar a criação de modelos relacionais de um banco de dados. O aplicativo foi desenvolvido não com intuito de criar concorrência com o famoso DBDesigner, mas sim para mostrar outra forma de modelagem relacional.

O programa foi desenvolvido como trabalho de conclusão de pós-graduação e tem como base a metodologia defendida por Carlos A. Heuser, autor do livro Projeto de Banco de Dados. Esta ferramenta é muito utilizada na área acadêmica pelas mais diversas faculdades e universidades.

A interface

brModelo apresenta uma interface muito simples, mas extremamente funcional. A pequena barra de tarefas colocada do lado esquerdo da tela possui todas as ferramentas necessárias para criar Localize qualquer objeto criadoentidades, relacionamentos, atributos, etc.Barra de ferramentas para ajudar

Além disso, no menu localizado mais acima da tela é possível editar diversas outras configurações. Se não bastasse, é possível ainda alternar entre diversos modelos abertos e também localizar com facilidade qualquer objeto criado.

Com poucos cliques é possível realizar as mais diversas tarefas.

Criando entidades, relacionamentos, atributos...

Para criar entidades, atributos, relacionamentos, etc. é muito fácil, basta clicar no botão da barra de tarefas correspondente ao objeto desejado e dar um clique na posição que deseja inseri-lo.

Para modificar nome e valores de qualquer objeto é preciso selecioná-lo e, na coluna à direita da tela, digitar os dados desejados. É também nesta coluna que você pode modificar os valores das cardinalidades de em relacionamento.

 

 

 

 Gerando outros esquemas

Em banco de dados, não existe apenas um tipo de esquema. O brModelo possui uma funcionalidade interessante que permite, a partir de um esquema criado, gerar também outro tipo de modelo.

Por exemplo, você pode criar apenas o modelo conceitual e, a partir dele, gerar um esquema lógico, com todos os atributos, nomes dos relacionamentos e ligações corretamente posicionados. Uma mão na roda para quem trabalha com diversos tipos de modelos.

Modelo lógica gerado a partir de um conceitual

Sem instalação e direto do pendrive

A grande vantagem em utilizar o brModelo é o fato desse ser extremamente compacto e leve, podendo assim rodar diretamente de pendrives ou qualquer outro dispositivo portátil. Além disso, não é necessário instalá-lo, basta fazer o download e sair usando. Muito simples e eficiente!

Imagens do brModelo

Visão geral do programa. Gere esquemas lógicos.
Prós
  • Interface simples e organizada.
  • Fácil de usar.
  • Gera outros modelos a partir de um já existente.
  • Muito eficiente.
Contras
  • Não possui ferramenta de zoom.

Nossa opinião sobre o brModelo:

Se você trabalha com banco de dados e modelagem relacional, não pode deixar de conferir esta excelente ferramenta CASE. Além de ser muito fácil de utilizar, o brModelo é muito leve, podendo ser executado diretamente do pendrive. A facilidade em gerar outro modelo a partir de um já criado chama ainda mais atenção para o programa.

Um pequeno problema, no entanto, é o fato da ferramenta não apresentar ferramenta de zoom. Como é muito comum a criação de modelos relacionais grandes, a falta de uma opção como esta pode atrapalhar um pouco a visualização.

No entanto, as demais facilidades que o brModelo possui valem um tempo para conferir o aplicativo. Você não vai se arrepender.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Roberth Oliveira Roberth Oliveira   em 17/5/2014 - versão: 2.0

    programa muito rapido e pratico, e eu que estava tentando fazer no word kkkkk

  • ALisson ALisson   em 16/1/2013 - versão: 2.0

    Pra quem leu a história desse programa na página do autor sabe que ele surgiu como um projeto de TCC conclusão do Curso do autor, não esperava o sucesso que alcançou principalmente em faculdades. É um programa gratuito e tem seu código fonte aberto, o autor não oferece suporte para ele. Tenham compreensão e parem de criticar.

  • Ayumi Ayumi   em 10/7/2012 - versão: 2.0

    Usei esse programa durante 1 ano e to voltando a usá-lo.

  • fabiano de oliveira gulmaneli fabiano de oliveira gulmaneli   em 24/3/2012 - versão: 2.0

    muito simples, leve e eficiente...baixei varios e de todos esse é pra quem procura um banco de dados sem complicação. recomendo!!!

  • Tigrao Tigrao   em 14/8/2011 - versão: 2.0

    Mto bom p kem e analista de banco de dados

  • Roberto Vieira Roberto Vieira   em 26/7/2011 - versão: 2.0

    Deu alguns erros comigo, mas conseguir trabalhar com ele assim mesmo !! [ Abraços ]

  • Claudio Claudio   em 22/3/2011 - versão: 2.0

    Uso este programa na faculdade porém no meu computador não funcionou corretamente. Espero que melhore.

  • valdirfrc valdirfrc   em 25/1/2011 - versão: 2.0

    Uso esse programa na faculdade, estudo banco de dados .. è o melhor para aprendizagem ...

  • calraiden calraiden   em 20/12/2010 - versão: 2.0

    O programa tem alguns bugs, mas em compensação é simples e faz o que promete. Seu ponto fonte em minha opinião, por ser um programa acadêmico, sua modelagem é voltada para o aprendizado.

  • DMC_13 DMC_13   em 12/8/2010 - versão: 2.0

    Grande auxilio, bem funcional, gostei e recomendo....

Ver todos os comentários »