Encontre qualquer arquivo no seu PC com este buscador supercompleto e fácil de usar

Por Fernando Daquino

Copernic Desktop Search é um motor de busca para o conteúdo salvo no seu computador. Após indexar documentos, planilhas, imagens, vídeos, músicas, executáveis, entre outros, este aplicativo é capaz de encontrar qualquer coisa que você necessitar em questão de segundos.

Busca ágil e completa

É válido ressaltar que este programa não usa apenas o nome e possíveis metadados diretamente relacionados a um arquivo, mas também realiza uma varredura de conteúdos textuais. Isso significa que basta um documento, por exemplo, ter o termo buscado para que ele seja pré-selecionado pelo software.

A listagem dos resultados encontrados acontece de forma dinâmica. Basicamente, o Copernic Desktop Search realiza a busca simultaneamente com a sua digitação. Dessa forma, os conteúdos vão sendo mostrados e atualizados a cada letra inserida no campo de pesquisa.

Facilitando a procura

A apresentação dos resultados possui outra peculiaridade: uma forma categorizada por tipo de arquivo. Mais do que isso, o Copernic Desktop Search oferece um mecanismo de filtros bem variados. Entre as opções existentes, você encontra buscas limitadas a datas (específica ou período de tempo), nome completo, tamanho, duração (para vídeos ou músicas), importância e muito mais.

É válido mencionar que para um melhor desempenho, o aplicativo necessita verificar todos os arquivos mantidos na máquina com o objetivo de criar um mapa de palavras-chave eficiente. Esse processo pode levar de alguns minutos a várias horas dependendo do número de arquivos, seus tamanhos e tipos.

Sem abrir outro programa

Os atrativos do Copernic Desktop Search não terminam aí. Ele tem incorporado ainda um mecanismo de pré-visualização de vários formatos de conteúdo. Assim, ao selecionar um dos itens exibidos pelos resultados de busca do programa, é exibida uma amostra do que se trata aquele arquivo. Entre as extensões suportadas estão arquivos de texto, planilhas eletrônica, imagens, documentos em PDF e gravações audiovisuais.

Restrições

Esta edição do Copernic Desktop Search é gratuita e tem como foco a utilização doméstica. Por isso, a versão possui uma restrição: a indexação de no máximo 75 mil arquivos — quantia que deve ser suficiente para uma grande quantidade de conteúdo. Para evitar que esse valor seja atingido, você pode escolher exatamente quais pastas devem ser monitoradas.

O pacote completo e pago do programa oferece ainda como diferenciais a pesquisa no Microsoft Outlook (incluindo emails, anexos, tarefas, notas e compromissos) e a indexação de drives em rede ou dispositivos externos.

A partir desses recursos é possível procurar o conteúdo de emails e anexos ou arquivos mantidos em um servidor de uma rede local e de dispositivos de armazenamento portáteis (como pendrives e HDs externos.


Importante

Antes de instalar o " Copernic Desktop Search " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Copernic Desktop Search e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Copernic Desktop Search é uma ótima alternativa para quem costuma “largar” os seus arquivos em pastas aleatórias, compartilha o PC com pessoas desorganizadas ou possui um acervo de documentos muito extenso. Em suma, se você está com dificuldades para encontrar um determinado conteúdo, esse motor de busca pode ser a solução do seu problema.

Aprendizado rápido

A interface dele possui um visual moderno e atrativo, mas sem deixar de lado a simplicidade de uso. Aliada a isso, a boa organização da sua estrutura, segmentando os recursos oferecidos de acordo com suas finalidades, promove uma interação descomplicada.

O uso do programa fica inda mais fácil com a sua completa tradução para o português. Dessa forma, qualquer pessoa pode se adaptar com o seu funcionamento de maneira extremamente rápida e sem encarar grandes complicações.

Agilidade antes de tudo

Um dos maiores destaques do Copernic Desktop Search é, sem dúvida, a grande quantidade de filtros de busca disponibilizados. Isso é importante para que as pesquisas possam ser feitas de forma mais precisa e segmentada. Resumindo, tal característica possibilita que você encontre um arquivo específico com muita agilidade.

Outro recurso de grande importância para a eficiência desse tipo de aplicativo é o de indexação constante. Com isso, todo documento criado ou arquivo baixado da internet é quase que imediatamente identificado e catalogado para ser encontrado com maior facilidade.

PCs modestos podem sofrer

Em contrapartida a tantas qualidades, o Copernic Desktop Search apresentou um consumo de recursos do computador relativamente alto. Durante picos de uso, como a pesquisa e pré-visualização de documentos pesados, ele chegou a ocupar quase 250 MB da memória RAM e consumiu aproximadamente 45% do desempenho do processador.

Esses valores indicam que máquinas com configurações de hardware mais modestas podem sofrer um pouco para executá-lo. O PC pode não chegar a travar, mas a probabilidade de ele apresentar lentidão é grande.

ImportantePrós
  • Interface simples, bonita e organizada
  • Em português
  • Fácil de usar
  • Grande variedade de filtros de busca
  • Efetua indexações constantes
ImportanteContras
  • Consumo razoável dos recursos do computador

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Carlos da Terra Carlos da Terra
    em 17/11/2013 às 13:26h
    versão: 4.0.2 Build 1105 5

    Eu já me manifestei antes sobre este fantástico e utilíssimo programa. Poucas coisas são feitas com tanto esmero, com tanta benevolência, quanto esse programa que, para melhorar mais ainda, funciona muito bem na versão gratuita. Agora ele está todinho em português... que coisa boa. Ele vem suprir uma falha da pesquisa do windows 7 home basic, que não vale absolutamente nada.Meus parabéns e agradecimentos aos criadores-fornecedores do programa.

  • Gabriel Tessarini Gabriel Tessarini
    em 26/8/2013 às 20:16h
    versão: 3.7.0 Build 8 3

    É um software muito bom mesmo, mas... para o que eu estava procurando, não ajudou muito. É bem legal que ele pesquise tudo que está no computador, é meio pesado mas é bom.

  • Aristheu Christino Aristheu Christino
    em 21/4/2013 às 07:26h
    versão: 3.7.0 Build 8 5

    Que maravilha seria se esse programa, embora fácil, fosse em português. Essa é minha única ressalva, acrescentando que mesmo para quem conhece bem o inglês, seria muito mais prático no idioma pátrio

  • Carlos da Terra Carlos da Terra
    em 21/4/2013 às 06:59h
    versão: 3.7.0 Build 8 5

    A pesquisa do windows 7 é uma verdadeira porcaria; serve para quase nada porque não se consegue, de modo nenhum, encontrar um arquivo por uma palavra ou frase que esteja dentro do texto. Este programa, Copernic, vem resolver esta falha com muita eficiência. Ainda bem que existe gente ou firmas que se preocupam em auxiliar; Parabéns aos criadores

  • Wagner Wagner
    em 25/7/2011 às 18:19h
    versão: 3.4.0 build 26 4

    Pessoal, permitam-me corrigir alguns companheiros quando estão comparando o Copernic com o Everything e o "search" dos Windos VISTA e 7. Copernic vs Everything: É comparar laranja com Quiabo. A única semelhança é que ambos são vegetais... e para por aí. O Everything lê a tabela FAT/NTSC do micro onde já está "prontinha" a lista com os arquivos de cada drive do computador. Por isso que ele é "rápido" ! Mas se vc precisar achar uma palavra ou frase dentro dos arquivos, ele não faz. Para tal é preciso a tal da "indexação". Aliás, o Everything é pequeno e simples porque o que ele faz é simples como ele. Para quem quer "somente" achar um arquivo pelo seu "nome", sem dúvida a escolha é Everything. Porém, se o arquivo está em um drive de rede, ou se precisa achar informações dentro dos arquivos, pode esquecer... Vc precisará do Windows Search ou do Copernic, caso a busca tenha que ser mais ágil e completa. Um resumo seria o seguinte: ** Everything - Busca somente palavras nos "nomes" de arquivos em Drives que estejam conectados no micro ou em sites FTP. Para isso ele é estremamente rápido (e nem podia ser diferente já que usa uma tabela pronta do windows) ** Serch do Windows - Faz o que o Everything faz e permite tambem outros tipos de busca, como palavras dentro de arquivos. É mais lento que o Everything pois precisa indexar. ** Copernic - Faz o que o Windows search faz, só que mais rápidamente e com "muito" mais opções. Permite também buscas pelos sistemas de email instalados (Outlook, etc), busca em drives de rede (normal em empresas) e na Internet (como o Google). Desvantagem é que a opção de busca na rede são só para a versão paga. Espero ter ajudado e fico no aguardo da correção de alguém caso eu tenha cometido algum equívoco ou esquecido algum detalhe.

  • Silvio André Silvio André
    em 26/6/2011 às 11:26h
    versão: 3.4.0 build 26 5

    Não há nada melhor quando se sabe usar! Não é só instalar e começar a pesquisar,tem que esperar a indexação completa dos arquivos,que pode demorar bastante dependendo da quantidade de arquivos e de Hds. Ele pode ser configurado para indexar somente um tipo de arquivo,como por exemplo,.TTF,.TXT,.JPG,.PNG,.MPEG,.VOB etc...

  • Ono Sistemas Ono Sistemas
    em 23/12/2010 às 23:56h
    versão: 3.4.0 build 26 1

    precisei pesquisar conteúdo de arquivos e não consegui ... Além do que ele nem tem desistalador .. falta de respeito com o usuário começa por aí ... Nota .....zero, em todos os ítens

  • Ivan Ivan
    em 29/4/2010 às 07:54h
    versão: 3.2.3 Build 13 5

    E o sistemna de pesquisa do WIndows 7 e do Vista são patéticos, tem uma indexação ruim e lenta, especialmente pra quem tem muitos arquivos e vários HDs. Esse programinha ai vale a pena.

  • brunocacasub brunocacasub
    em 9/4/2010 às 21:58h
    versão: 3.2.3 Build 13 5

    Ótimo programa ele tem uma janela que mostra o arquivo eu tinha uns arquivos "fotos" e ele mostrava, os q n abriam era pq estavam corrompidos, gostei mt mais por esse diferencial e tem buscas na net tbm mt bom. em termos de rapidez o "everything" ainda ganha, de resto um ótimo programa recomendo!

  • Rubem 7 Ultimate Rubem 7 Ultimate
    em 1/4/2010 às 17:46h
    versão: 3.2.2 Build 7 1

    não vale nada para quem tem o windows vista e muito menos para quem tem windows 7 que tem uma ferramenta de busca tão funcional quanto essa e alem de não pesar nada mais o hd valeu

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.141 segundos)