Corel Home Office 5.0.119

Corel Home Office

5.0.119 Em Português

É hora de a Corel mostrar que também tem a sua própria suíte de aplicativos para escritório


OBSERVAÇÕES
  • 30 dias de uso.

Antigamente só existia praticamente o Microsoft Office. E, sendo assim, ele reinava sozinho no mundo dos aplicativos para escritório. Entretanto, várias alternativas foram surgindo com o tempo (algumas gratuitas, como o BrOffice), aumentando o leque de opções para programas dessa categoria. Como nem a Corel quis ficar de fora, lançou a sua suíte: Corel Home Office.

Trata-se de três programas de escritório que, hoje em dia, são considerados necessários para qualquer estudante ou pessoa que trabalhe: um editor de textos, um gerenciador de planilhas e um criador de apresentações em slides.

Como abrir os programas

Ao abrir qualquer um dos programas do Corel Home Office, basta clicar no botão Continuar. Então, você precisará fazer um cadastro, colocado alguns dados seus, como o nome, cidade, CEP, email e uma senha de sua preferência.

Conheça o escritório da Corel

Corel Write

Não é difícil dizer que esse é o Word da Corel. A interface praticamente idêntica ao do Microsoft Office 2007 traz ares familiares ao programa. Entretanto, não traz todas as funções do editor de textos da Microsoft.

Nele você encontrará ao menos o necessário: formatação de fonte, parágrafo, estilos, tabelas, imagens, layout da página e correção ortográfica. Tudo isso fica dividido em várias abas no topo da tela, de maneira igual ao Office 2007.

Comparação entre o Corel e a Microsoft.

O suporte a formatos de arquivos é enorme, pois o programa é compatível até mesmo com DOC, DOCX, DOT, HTM, SAM, RTF e muito mais. Entretanto, quando você tenta abrir um arquivo que esteja em um dos formatos acima pela primeira vez, é normal que seja necessário baixar um plugin antes.

Corel Calculate

Se o que você procura é um criador de planilhas e gráficos, basta abrir o Excel da Corel: Calculate. Ele traz funções extremamente semelhantes às do Microsoft Office, também tendo a interface quase idêntica. Formatações de células, formas, fórmulas e tipos de gráficos são algumas das principais funções do programa.

Crie planilhas e gráficos.

Apesar de fazer todos os cálculos, infelizmente ele não é inteligente como o Excel. Por exemplo, se você fizer uma coluna com “1, 2, 3” o programa não entende que é para continuar a sequência lógica. Ao invés disso, ele repete as células. O mesmo ocorre várias vezes com fórmulas de soma.

Corel Show

Criar slides no melhor estilo PowerPoint não é difícil com esse programa. Facilmente você pode escolher um estilo e, a partir dele, colocar textos, imagens e formas. Através de abas você escolhe se quer ver o slide atual, o slide mestre, uma classificação de slides ou diretamente a apresentação.

Slides igual no PowerPoint?

Você pode escolher também algumas transições para os slides, aplicando diretamente em apenas um ou todos de uma vez só. Também há algumas poucas ferramentas para formatação das imagens que são colocadas, mas são poucas funções. E, para importar uma imagem para dentro do programa, não é possível somente arrastá-la para a janela — você precisará usar um menu de importar.

Imagens do Corel Home Office

Comparação entre o Corel e a Microsoft. O processador de textos é igual ao da Microsoft. As planilhas aqui também podem ter cálculos. Crie apresentações simples ou com efeitos de transição através do Corel Show.
Prós
  • Em português.
Contras
  • Não inova.
  • Instabilidade.
  • Devagar.
  • Não permite arrastar arquivos para dentro dele.

Nossa opinião sobre o Corel Home Office:

Devido ao Corel Draw, editor de imagens vetoriais da empresa, a Corel se tornou uma empresa de grande nome. Sendo assim, é normal que se espere algo realmente bom e, no mínimo, inovador. Entretanto, é fácil dizer que o Corel Home Office nada mais é do que um Microsoft Office piorado. A interface dele é idêntica à do Microsoft Office 2007, só que com menos funções.

O programa não se mostrou nem um pouco estável (ao menos no Windows Vista), pois fica devagar e trava diversas vezes sem nenhuma razão aparente. Apesar de o programa se dizer compatível com os mais variados formatos, requer uma porção de atualizações para funcionar. E não é capaz de abrir com perfeição — imagens, por exemplo, ficam para trás.

Definitivamente o Corel Home Office não é a melhor das alternativas para o Microsoft Office. É claro que a experiência de usuário para usuário pode mudar, mas vale a pena baixar o programa mais por curiosidade do que por utilização. Se você procura uma suíte Office que não seja a da Microsoft, experimente o BrOffice, feito em código aberto.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Eduardo Passos Eduardo Passos   em 3/10/2010 - versão: 5.0.56

    Um amigo meu me deu esse link do Baixaki para conferir, mas a ausência de um gerenciador de emails como o Outlook me desanimou bastante. Em minha opinião por causa de não haver um Outlook integrado a esse pacote do "Corel Office" não faço questão de instatá-lo em meu computdor.

  •  HELENA HELENA   em 30/3/2010 - versão: 5.0.56

    Eu gostei. é melhor do que o broffice, pena que terei que desintala-lo,se o periodo de experiencia não fosse tão pequeno eu usaria sempre. Deveria haver prorrogação de tempo, que tal?. Helena

  • Titohigh Titohigh   em 13/12/2009 - versão: 5.0.56

    O BrOffice, apersar de parecer com o Office 2003, é bem melhor que esse aí e é gratuito.

Ver todos os comentários »