CPU-Z 1.70.0

CPU-Z

1.70.0

Conheça melhor o seu próprio computador através deste utilitário prático e gratuito



Por mais complexo e detalhado que ele seja, é sempre bom conhecer mais a fundo o seu computador e todas as suas respectivas peças internas.

Nunca se sabe quando você vai precisar atualizar o driver da BIOS, da placa de vídeo, dos componentes de áudio ou outros periféricos que fazem sua máquina funcionar corretamente.

Nessas horas, é essencial saber o modelo exato de cada pecinha que compõe seu valioso PC – e foi para facilitar o processo de descoberta que o CPU-Z foi criado. O utilitário (que é totalmente gratuito e roda em todas as versões mais recentes do sistema operacional Windows) discrimina detalhadamente todas as características de seu computador, permitindo que você obtenha informações variadas sobre os componentes de sua máquina.

A interface do programa é separada em guias

Informações preciosas

Não há nenhum segredo na utilização do CPU-Z. A interface do aplicativo é separado em abas, sendo que cada uma delas corresponde a um componente essencial do computador analisado.

  • CPU – mostra o nome do processador, código de identificação, taxa de clock, quantia de núcleos, cache etc.;
  • Caches – mostra o tamanho e informa uma descrição dos caches do processador (informação já obtida na guia anterior);
  • Mainboard – modelo, chipset, southbridge, marca, versão da BIOS e outros dados sobre a placa-mãe da máquina;
  • Memory – tipo, tamanho, quantidade de canais, frequência e outros detalhes da memória RAM;
  • SPD – informa em quais slots os pentes de memória estão alocados;
  • Graphics – dados sobre a placa de vídeo (on-board ou off-board) instalada na sua máquina.

Exportando seus dados

Salvando seus dados

Uma das funções mais interessantes do CPU-Z é a possibilidade de salvar um relatório contendo todos os dados extraídos do seu computador. Tal relatório pode ser salvo no formato HTML ou TXT. Para gera-lo, visite a última guia (“About”) e clique em um dos botões “Save Report” (há dois, um para cada formato de saída).

Imagens do CPU-Z

Prós
  • Fácil de usar
  • Leve e gratuito
  • Informações detalhadas e relevantes
Contras
  • Interface poderia ser em português

Nossa opinião sobre o CPU-Z:

O CPU-Z é um programa útil para qualquer usuário e indispensável para quem trabalha em manutenção de computadores. Ele funciona de maneira impressionantemente simples, exibindo apenas as informações que realmente importam em uma interface amigável e minimalista. A versão mais recente – 1.66 – ficou ainda melhor com a adição da aba “Graphics”, que diz respeito a placa gráfica do PC analisado e fazia muita falta nas edições mais antigas do utilitário.

Para ser perfeito, só faltava uma versão em português, visto que muitos utilizadores iniciantes não conseguirão compreender alguns termos técnicos utilizados para se referir a alguns componentes eletrônicos. Ainda assim, vale ter essa pequena ferramenta instalada em seu computador: ela certamente será muito útil em momentos de emergência.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Alexandre Rain de Lima Alexandre Rain de Lima   em 21/7/2014 - versão: 1.70.0

    Na minha opinião, o programa é bom para saber as configurações do pc, mas não tem outra utilidade pois o mesmo não faz nada além de mostrar as configurações do pc, ele não ajusta nada para melhorar o desempenho do pc.

  • samuel samuel   em 2/5/2014 - versão: 1.69.2

    mostra informaçoes detalhadas do processador

  • Jeffrey Silva Jeffrey Silva   em 24/4/2014 - versão: 1.69

    Pessoal esse programa é bom oferece recursos em tempo real da temperatura do PC. Mas na minha opinião, não é necessário ter ele, primeiro que os Sistemas Operacionais da atualidade já oferecem ferramentas para si obter a temperatura da CPU ou Memória RAM. Mas se o caso for a temperatura da Placa de Vídeo, Recomendo ele, mas se a Placa for da Nvidia sugiro que instalem o "Nvidia GPU Temp" oferecido pelo Baixaki, que medira apenas a temperatura da Placa de vídeo em tempo Real.

  • Sergio Sergio   em 5/2/2014 - versão: 1.68

    Para mim, o mais completo é o My config, pois além de lhe dar por completo tudo o que vc tem no seu PC, ele lhe da a possibilidade de atualizar seus drivers, com uma vantagem são gratuitos, assim vc poderá manter seu pc atualizado,

  • Ronis Braga Ronis Braga   em 9/11/2013 - versão: 1.67

    Apesar da interface é uma excelente solução para se conhecer as informações técnicas do setup do seu hardware...

  • Tiago Leonel Tiago Leonel   em 1/11/2013 - versão: 1.67

    da pra ver tudoo

  • Hudsonkem Hudsonkem   em 1/11/2013 - versão: 1.67

    o programa é simples e muito eficiente para checar algumas infos do pc, recomendo para qualquer pessoa q queira conhecer sua maquina e para programadores e formatadores.

  • felipe felipe   em 31/8/2013 - versão: 1.66

    é um Ótimo programa mas deveria indicar a Temperatura *Memoria *CPU *GPU *ChipSet

  • Dinis Silva Dinis Silva   em 25/5/2013 - versão: 1.64

    Instalei á uns meses o speed fan e fiquei descontente porque era demasiado simples... Mas este programa é muito bom, assim posso ver se o meu computador anda bem.

  • paulovip11 paulovip11   em 18/5/2013 - versão: 1.64

    Galera, bom esse CPU-Z: adorei, mostra tudo do seu pc! muito pratico, sem segredo de isntalação! muito legal!

Ver todos os comentários »