Duolingo 1.0

Duolingo

1.0 Em Português

Que tal aprender vários idiomas de uma maneira divertida, sem sair de casa e com a ajuda de seus amigos?



Duolingo é uma plataforma completamente gratuita na qual as pessoas aprendem línguas estrangeiras em regime colaborativo.

Não se trata de um curso online e muito menos de salas de aula virtuais. O objetivo do serviço é ensinar idiomas de forma descompromissada e divertida, ao mesmo tempo em que você interage com outras pessoas e testa seus conhecimentos em desafios diversos.

A metodologia de ensino do Duolingo é bastante simples: as aulas são divididas em módulos que, juntos, formam a sua “Árvore de idiomas”. Conforme você vai concluindo os módulos (cada qual com sua própria temática, como básico 1, básico 2, comidas, bebidas, animais, pronomes, verbos etc.), mais pontos você vai ganhando e mais alto se torna o nível de seu perfil.

Duo, o mascote do Duolingo

Há centenas de módulos disponíveis para estudo, cada um com uma série de exercícios que incluem pequenas traduções orientadas, ligação de imagens com palavras, educação de audição e até mesmo atividades para treinar a pronúncia. Há duas formas de se terminar um módulo: concluindo todas as suas atividades ou passando por um teste rápido com 10 questões.

Tradução colaborativa

Além de treinar um idioma pelos módulos de estudo, você também pode traduzir uma série de textos que são enviados por colaboradores do Duolingo. Em uma interface bem simples e intuitiva, basta você ler o bloco de texto original no lado esquerdo da tela e escrever sua respectiva tradução no bloco do lado direito. Caso você não saiba o significado de alguma palavra, Exercício simplesbasta passar o mouse em cima dela para que um pequeno lembrete apareça.

Os outros usuários podem votar e opinar nas suas traduções, apontando erros ou dando sugestões. Quanto mais votos positivos você receber, maior será o número de créditos que você irá ganhar. Vale lembrar que você pode traduzir quantos textos quiser, no período de tempo que achar necessário.

Caso você tenha textos que deseja ver traduzidos para vários idiomas, uma boa pedida é enviá-los ao Duolingo como publicador. Ao mesmo tempo em que você ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo a aprenderem, elas também te ajudam a ter tal texto traduzido com rapidez e qualidade.

Traduzindo um texto

Idiomas disponíveis

O Duolingo é uma plataforma ainda em constante expansão. Por enquanto, são suportadas pelo serviço as seguintes opções de idiomas:

  • Inglês (tutorial em português)
  • Espanhol (tutorial em inglês)
  • Alemão (tutorial em inglês)
  • Francês (tutorial em inglês)
  • Português (tutorial em inglês)
  • Inglês (tutorial em espanhol)

Isso significa que, caso você não saiba inglês, por enquanto é impossível aprender espanhol, alemão e francês (claro, a menos que você faça o curso de inglês antes).

Associando palavras com fotos

Uma mãozinha

O Duolingo possui ainda uma seção na qual é possível obter suporte de outros utilizadores do próprio serviço. Você pode colocar uma pergunta pública e receber ajuda de pessoas mais experientes no idioma.

Por fim, o Duolingo guarda na opção “Vocabulário” as palavras e termos que você mais precisa treinar para memorizar. O sistema detecta, através dos exercícios e textos traduzidos, quais são suas maiores dificuldades no aprendizado da língua estrangeira e o quanto você deve praticar para que seu “Grau de confiança” suba.

Imagens do Duolingo

Prós
  • Completamente gratuito e fácil de usar
  • Permite bastante interação entre os utilizadores
  • Vários exercícios e módulos de estudo
  • Textos adicionados diariamente para tradução
Contras
  • Ainda possui poucas opções de idiomas

Nossa opinião sobre o Duolingo:

Certamente o Duolingo é tão – ou mais – eficaz para aprender idiomas estrangeiros quanto os cursos pagos online que são ofertados aos montes na internet. O serviço possui uma enorme quantia de módulos e exercícios para você praticar, oferecendo uma curva de aprendizagem justa e bem calculada.

Além disso, traduzir textos na íntegra é uma excelente forma de aprender línguas estrangeiras – fato já comprovado inclusive por educadores. No Duolingo isso não só é possível como é bem fácil e intuitivo. Caso você se esqueça de alguma palavra, não é preciso olhar no dicionário, basta passar o mouse em cima dela para que um lembrete seja exibido rapidamente.

Receber feedback e sugestões para melhorar sua tradução também é algo muito importante, já que auxilia o aluno a melhorar sua interpretação das orações.

O Duolingo também chama a atenção por ter muitas questões que fazem uso de som (para treinar o entendimento da língua falada) e do microfone (para treinar a pronúncia das palavras), algo geralmente ausente neste tipo de serviço e que pode fazer muita falta para o aprendizado correto de um idioma.

No geral, o Duolingo é uma ótima alternativa para quem quer aprender sem sair de casa. Embora as opções de idiomas ainda sejam bastante limitadas (principalmente para um site que almeja alcançar o mundo todo), já dá para se divertir bastante e conseguir uma boa base da língua estrangeira escolhida durante o registro. Vale a pena dar uma conferida.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Neilton Neilton   em 26/5/2014 - versão: 1.0

    É o melhor jogo que já vi, além de ser brilhante, divertido e super dinâmico, aprendemos brincando com muita facilidade e ainda por cima quando erramos mostram dicas e ensinam a forma correta. Parabéns aos criadores !!!

  • Segatto Segatto   em 5/2/2014 - versão: 1.0

    O sistema implantado no Duolingo é excelente, podemos competir com nossos amigos e acompanhar suas evoluções também junto conosco. Vale a pena!

  • Margareth Margareth   em 28/11/2013 - versão: 1.0

    Inacreditável. Um curso assim que não visa lucros. Parabéns, estou cansada de pagar e não atingir meus objetivos. pratico sem sair de casa. Eles dão de 10 a 0 em qualquer escola. 1000 estrelas pra Duolingo!! Congratulations!

  • Tito Monteiro Tito Monteiro   em 18/11/2013 - versão: 1.0

    Olha, já gastei dinheiro com cursos e materiais caríssimos. Já tive de lidar com professores fanfarrões e com aquela velha falta de vontade de enfrentar o trânsito, para chegar ao curso, uma vez por semana. Com DUOLINGO, tudo ficou diferente, estudo a hora que quero e meu desempenho depende de mim. não acreditei de imediato que podia ser gratuito. Mas é!

  • Ednaldo Ednaldo   em 15/11/2012 - versão: 1.0

    Eu estou sempre procurando aprender inglês na internet. Já me cadastrei em vários site, mas não encontrei em nenhum, uma maneira tão fácil e intuitiva para aprender inglês como este. Só não dou mais estrelas porque não tem.

  • Everaldo Everaldo   em 7/11/2012 - versão: 1.0

    Muito bom, ótimo para estudo de idiomas.

  • jaspion jaspion   em 6/11/2012 - versão: 1.0

    Como disse o melhor programa que eu já vi além do mais grátis baixem sem sombra de duvida. Abraços

  • lourival lourival   em 6/11/2012 - versão: 1.0

    É simples e sem complicação gostei muito

  • rodrigocaldeiraadm rodrigocaldeiraadm   em 6/11/2012 - versão: 1.0

    Finalmente vou aprender uma língua sem precisar passar vergonha por não saber diante de colegas. Outra coisa que gostei foi a interface, que é muiiiiiiito boa, prática, deixa o aprendiz confortável para atuar no seu tempo e vontade. Uma idéia brilhante!

Ver todos os comentários »