EASEUS Data Recovery Wizard 8.0

EASEUS Data Recovery Wizard

8.0

Recupere arquivos perdidos por exclusões acidentais



Mesmo com toda a evolução da tecnologia, nunca estamos livres de imprevistos. Casos em que você compartilha um computador e não mantém um backup de seus documentos sempre atualizado ou exclusões acidentais podem resultar na perda de um arquivo importante, resultando em grandes problemas.

O EASEUS Data Recovery Wizard é um programa feito para ajudá-lo nos casos em que a prevenção falhou ou eventuais acidentes tenham ocorrido. Ele recupera arquivos que tenham sido enviados para a Lixeira (mesmo após ela ter sido esvaziada) ou, em casos mais extremos resultantes de formatações, como em reparticionamento de unidades ou corrupção do sistema de arquivos.

Ele pode recuperar qualquer coisa?

Não é bem assim. Este tipo de programa funciona mais ou menos da seguinte maneira: quando você exclui um arquivo, o espaço do disco rígido pode ser usado se necessário e o disco rígido interpreta isso sobrescrevendo aquele lugar com outros arquivos. Dessa forma, o arquivo antigo continua ali até que algum outro ocupe seu espaço.

O programa recupera apenas os arquivos que ainda não foram sobrescritos por outros dados. Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele não estará completamente recuperado, podendo até mesmo não vir a funcionar corretamente.

Funções disponíveis

Ao iniciar o programa, sua interface exibe três formas de recuperação no formato de botão. A primeira delas, “Deleted Files Recovery” (Recuperação de arquivos deletados) encarrega-se de recuperar arquivos que foram excluídos ao serem enviados para a Lixeira (mesmo que posteriormente ela tenha sido esvaziada). Para utilizar esta função, basta clicar sobre o ícone. Em seguida, escolha as unidades de disco na qual ela será aplicada.

Feito isso, passando para a próxima etapa o processo é automaticamente iniciado pelo programa e, ao final, são listados na janela do programa todos os arquivos encontrados. Para recuperar, basta selecionar os documentos desejados e clicar em “Next”. Em seguida o programa informa o tamanho e quantidade de arquivos selecionados para recuperação.

Modalidades de recuperação disponíveis

Ainda nesta janela, é necessário definir o local no qual os arquivos serão salvos. Feito isso, clique em “Next” para confirmar a operação e seguir para a próxima etapa. Em seguida, a ferramenta inicia a recuperação automaticamente e uma mensagem informa o sucesso ao final da operação.

O segundo, “Complete Recovery” (Recuperação Completa) é referente a recuperações em casos mais críticos. Ela é destinada a recuperar arquivos quando houve perda extrema. Isso pode ser aplicado, por exemplo, quando ocorreu formatação do disco rígido, problemas com unidades lógicas, houve um travamento seguido de corrupção de documentos, etc. esta modalidade também pode ser executada para recuperar arquivos que não foram encontrados pela recuperação específica para documentos.

O processo aqui é semelhante ao executado na recuperação de arquivos enviados para a Lixeira: clique sobre o ícone, em seguida escolha as unidades desejadas e utilize o botão “Next”. 

O processo de busca por possíveis pontos de recuperação para arquivos é um pouco mais demorado e uma janela é aberta informando o que está sendo encontrado e o andamento da operação por uma barra de progresso.

Em seguida, basta escolher a unidade para recuperação listada na janela do programa. A seguir, são listados na janela do programa todos os arquivos encontrados. Para recuperar, basta selecionar os documentos desejados e clicar em “Next”.

Recuperando documentos excluídos

Como no outro processo, o programa informa tamanho e quantidade de arquivos selecionados para recuperação e é necessário definir o local para o qual os documentos serão salvos. Após confirmar a operação o programa inicia sua recuperação automaticamente e uma mensagem informa o sucesso ao final da operação.

Por último, o “Partition Recovery” fica com a função de recuperar arquivos que tenham sido perdidos e estejam relacionados com particionamento do disco rígido. Pode ser aplicado, por exemplo, por perdas de dados causadas quando novas partições foram criadas, excluídas, tenham se corrompido, etc. (embora nestes casos a recuperação possa ser parcial e de qualidade ruim).

O processo de busca por partições perdidas é o mais lento de todas as operações do programa e pode tomar uma fatia de tempo considerável dependendo do tamanho do disco rígido. Ao final, o programa lista as partições do computador e possíveis arquivos perdidos. Para recuperá-los, as etapas são as mesmas das outras formas de recuperação oferecidas pelo programa.

Imagens do EASEUS Data Recovery Wizard

Tela inicial do programa: escolha o que será recuperado Selecionando a unidade alvo O que pode ser recuperado Recuperando dados Processo finalizado Processo de busca na recuperação total
Prós
  • Interface amigável;
  • Funções divididas em categorias;
  • Processo descomplicado e resolvido com poucos cliques;

Nossa opinião sobre o EASEUS Data Recovery Wizard:

O EASEUS Data Recovery Wizard mostrou-se um programa muito eficaz em suas tarefas, contando com um sistema de verificação e busca por arquivos excluídos de forma relativamente veloz (a única exceção é a busca por partições): mesmo na recuperação total, o aplicativo montou rapidamente a lista de documentos “perdidos”. A recuperação também não demora (mesmo para arquivos relativamente grandes).

A interface do programa exibe apenas suas funções de forma direta e organizada, e nas etapas posteriores do processo as opções são sempre colocadas de forma clara para que você não tenha dúvidas de como fazer o que precisa.

Este programa cumpre perfeitamente suas funções, pois ele não requer conhecimentos técnicos para ser utilizado e não envolve processos complexos. Suas limitações são o quanto o arquivo ainda pode ser recuperado visto que uma vez excluído, seu espaço em HD já pode ter sido reescrito, impossibilitando sua recuperação total ou parcial.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • DIGIANE GERONIMO DA SILVA DIGIANE GERONIMO DA SILVA   em 20/11/2013 - versão: 7.0

    Conseguir recuperar algumas fotos,mas as fotos que eu realmente queria recuperar não apareceram.

  • Gabriel Brito Gabriel Brito   em 9/7/2013 - versão: 6.1

    Nossa, eu tinha perdido 2GB no meu cartão SD de fotos importantes, tinha perdido muitos arquivos e esse programa fantastico recuperou tudo. Recomendo, ele é o melhor !

  • Neto Neto   em 25/5/2012 - versão: 5.5.1

    Formatei acidentalmente minha partição de dados e já tinha tentado de tudo para recuperar dados importantes como todas as fotos mês a mês do meu filho de 2 anos passado varios outros progamas e esse demorou 9 horas para anilizar mas achou tudo simplesmente tudo dos 600GB que eu tinha no meu hd de 1.5TB.

  • lu dep lu dep   em 30/3/2012 - versão: 5.5.1

    consegui encontrar as imagens, mas na hora de salvar ele quer que eu pague pelo procedimento...não consegui...

  • João Henrique João Henrique   em 5/12/2011 - versão: 5.5.1

    Excelente programa, cumpre o que promete e muito mais. Rcomendo a todos que nescessitam de um software rápido e fácil para recuperação de arquivos de áudio e vídeo.

  • Valter Ferreira Valter Ferreira   em 1/10/2011 - versão: 5.5.1

    Uso há muito tempo e recomendo, é em inglês mas tem uma interface bem simples e cumpre o que promete, sou técnico de informática e nunca e sempre que preciso restaurar hd´s, pendrives ou cartões de memória de todos os modelos, é com esse que eu vou, então: baixem, baixem baixem...

  • maycon maycon   em 31/3/2011 - versão: 5.0.1

    procurei por diverso programas para recuperar alguns dados apagados de HD formatado. Encontrei váriuos programas que prometiam fazer milagres, mas nao cumpriam com que dizia. por fim, encontrei o EASEUS Data Recovery, Instalei o programa e comecei a scanear o meu HD. Passado alguns minutos, pra minha surpresa, estavam lá, todos os arquivos formatados. Fiquei muito feliz em encontrá-los. Consegui baixar uma versao FREE do programa, só assim consegui recuperar os meus dados (máximo um 1GB - FREE)Valeu EASEUS!!!!!!!

  • Sandro LC Sandro LC   em 15/4/2010 - versão: 5.0.1

    Embora não tenham informado o prazo para o fim da gratuidade, aviso aos navegantes que já era. Acabei de tentar e depois de quase 1 hora aguardando, na hora de recuperar apareceu o fatídico "buy now". Dançamos!

  • Carlos Alberto R da Silva Carlos Alberto R da Silva   em 22/2/2010 - versão: 5.0.1

    Além de recuperar os arquivos com precisão ele organiza tudo do jeitinho que estava com todas as pastas no lugar. Estou dizendo por que ja utilizei vários e só ele tem esta facilidade.

  • Lenildo dos Santos Lenildo dos Santos   em 20/2/2010 - versão: 5.0.1

    Realmente é muito rápido. Mostrou em pouco tempo a partição deletada com toda a estrutura de diretórios. Deixou fazer um "preview" codificado do arquivo, para mostrar q ele não estava vazio. Mas não salva mais nada, É DEMO AGORA, a versão paga é US$69,95.

Ver todos os comentários »