EASEUS Todo Backup 7.0.0.0 Build 20140814

EASEUS Todo Backup

7.0.0.0 Build 20140814

Utilitário para fazer backup de seus arquivos e não ser mais surpreendido com perdas de dados



O Easeus Todo Backup é um programa cujo objetivo é auxiliá-lo na criação de cópias de segurança de seus arquivos e pastas. Com o passar do tempo, acabamos armazenando um grande volume de informações em nosso computador. Por isso, muitas vezes dados importantes são acumulados sem backup.

Infelizmente nunca estamos livres de imprevistos, devido a mudanças no computador, à instalação de novos programas, trocas de versão, problemas com vírus, entre tantos outros. Ou seja, os dados não ficam totalmente seguros se forem armazenados somente em seu computador e podem acabar sendo perdidos.

Para prevenir a perda de algum arquivo importante, fazer backup é algo essencial. Com a criação de uma cópia de segurança, você tem uma garantia adicional de que seus dados possam ser recuperados de forma integral ou ao menos em uma versão bem recente.

Como o programa funciona

O programa opera a partir de uma única janela e efetua suas funções de forma descomplicada e em poucos cliques. “Para facilitar a localização de suas funções, ele está dividido em cinco abas: “Home”, Backup”, “Recovery”, “Tools” e “About”. Algumas delas contêm outras opções, mas todas em forma de botão.

A aba “Home” traz atalhos para as funções principais do sistema. Ali você encontra a opção de se fazer backup, restauração de arquivos, agendamento e clonagem de disco (elas estão presentes também em suas respectivas guias). “About” traz maiores informações sobre o programa (versão, desenvolvedor, página na internet, etc.).

Criando um backup

Para criar uma cópia de segurança dos arquivos em seu computador, acesse a aba “Backup”. Nela, você pode escolher entre duas opções: “Disk and partition backup”, que monta o backup de seu disco rígido por completo ou de alguma partição e “File backup” que é para arquivos ou pastas específicas.

Em ambos os casos, o próximo passo é selecionar um nome e descrição para o seu backup. Em seguida, para a primeira alternativa, escolha a unidade que será alvo da cópia que será efetuada. Então, o próximo passo é indicar o local em que ela será armazenada. Feito isso, o programa oferece a possibilidade de fazer um agendamento para a tarefa.

Você pode deixar essa etapa para mais tarde, selecionando a opção “Now”. Em seguida, o aplicativo exibe um resumo do que foi selecionado. Então basta clicar em “Proceed” para que o programa inicie automaticamente o processo. Seu andamento pode ser acompanhado por meio da barra de progresso exibida na tela.

Para o backup de arquivos ou pastas, o segundo passo consiste na escolha do que deve compor sua cópia de segurança. O restante da operação é feita exatamente da mesma forma em que é feito o backup do disco rígido ou partições.

Para gerenciar as cópias criadas, escolha a opção “Backup management”, que exibe informações sobre todos os backups efetuados com o programa.

Restaurando arquivos

As funções referentes à restauração de um backup previamente criado estão disponíveis na aba “Recovery”. O processo de restauração é bem semelhante ao de criar os backups. Clique em “Disk and partition recovery” para cópias de disco rígido ou partições ou em “File recovery” para o caso de arquivos ou pastas específicas.

Para ambos, a primeira coisa a ser feita é localizar a cópia que será restaurada na lista presente na interface do programa. Ao selecionar o arquivo desejado, caso haja mais do que um backup criado para ele, o aplicativo oferece a possibilidade de escolha do ponto de restauração que você deseja. Em seguida, escolha o local no qual o programa deve efetuar a restauração e para qual partição.

Feito isto, o programa exibe a lista das atividades que serão efetuadas e, passando para próxima etapa, inicia automaticamente a restauração. Durante todo o processo, o andamento da tarefa é exibido na tela e uma mensagem de sucesso confirma o final da operação.

Outras opções

A penúltima aba do programa, “Tools”, traz algumas opções adicionais. “Check image” verifica a integridade de uma imagem criada (se não foi corrompida ou está com algum problema). “Bootable media builder” serve para criar um disco para ser utilizado em caso de emergência, para USB, ou drives de CD ou DVD.

A opção “Disk tools” efetua uma cópia de seu disco rígido para uma partição e o processo é idêntico ao do backup, com a diferença de escolher o HD e a partição na qual será armazenado o clone criado. A ferramenta “Mount” faz a montagem (execução) a partir de uma imagem de backup armazenada.

Imagens do EASEUS Todo Backup

Prós
  • instalação fácil;
  • funções em forma de botão;
  • interface amigável;
Contras
  • não tem opção para backup parcial;

Nossa opinião sobre o EASEUS Todo Backup:

O Easeus Todo Backup é um programa muito fácil de usar devido ao fato de contar com um menu absolutamente direto e em forma de botões, o que deixa todas as suas funções simples de serem encontradas. Pode ser uma ótima ferramenta para quem precisa efetuar backups e uma alternativa para a ferramenta padrão do Windows.

Ele funciona perfeitamente, sem travamentos, perda de dados ou qualquer outra forma de mau funcionamento. Adicionalmente, as tarefas são executadas em tempo satisfatório, mesmo no caso de um backup com um grande volume de dados.

A interface é limpa e muito bem dividida, o que facilita seu uso mesmo para quem não está acostumado com este tipo de programa ou não possui maiores conhecimentos do idioma inglês.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Manuel Manuel   em 28/3/2012 - versão: 4.0.0.5 Build 20120315

    É uma pena que esta possibilidade foi retirada. Só ficaram o backup total e incremental do disco. Apesar disso o programa é ótimo

  • Andy Priest Andy Priest   em 22/8/2011 - versão: 3.0

    Realiza tanto a clonagem quanto o backup do sistema de maneira relativamente rápida, e o usuário pode selecionar o local onde pretende armazenar. E ainda permite a criação de um disco de emergência ou de um pré-sistema para recuperar quando o Windows não entra. A versão atual tem sim backup parcial por escolha de arquivos e pastas isoladas e também backup incremantal. E não consome muitos recursos do sistema (os processos somados chegam a no máximo 3MB de RAM mas geralmente ficam com 1.5). Quem tiver condições adquira a versão Workstaion que é paga, pois além desses recursos tem vários recursos avançados e ainda tem a opção de snapshot (semelhante a restauração de sistema) muito rápido e infinitamente superior ao original do Windows.

  • Filipao Filipao   em 6/8/2011 - versão: 3.0 Beta

    Obvio que é muito melhor do que o programa do Windows. Mais fácil, mais rápido... Recomendo!

  • PcHelp PcHelp   em 29/5/2011 - versão: 2.5 Final

    Bom programa, faz o que promete, gratuito, o ideal para o utilizador doméstico,bastante intuitivo. Recomendo Pc Help

  • titus titus   em 25/5/2011 - versão: 2.5 Final

    O programa e muito bom para a clonagem e restauração do sistema em pcs e netbooks apenas tomar cuidado como já mencionado por um colega aqui: restaurar partições em sistema de rede.Usar com parcimônia neste caso o melhor é o excelente acronis true image.

  • André André   em 11/3/2011 - versão: 2.0.2

    Recentemente utilizei para criar imagem de backup em um windows 2008 64. Imagens tudo ok. O servidor tem hd slave igual para bkp. O hd primario está particionado. Optei para fazer uma clonagem, caso surgisse algum problema no hd primario, (soft. Ou hard.). Após a clonagem, a partiçao d: com os dados do sistema sumiram, essa unidade passou a ser e:. "f..", perdeu tudo. Mas o fabricante tem um programa de restore free, conseguimos o banco e restauramos o sistema. Então clonagem só se for teste em outro micro, em servidor nunca mais.

  • Mauricio Quimas Mauricio Quimas   em 5/3/2011 - versão: 2.0.2

    O programa é bem fácil de usar e tem vários recursos interessantes, principalmente para a recuperação de uma partição que teve de ser formatada ou para troca de HD. Apresenta porém um problema comum nos programas de backup: se parar de funcionar por causa de alguma atualização do Windows ou por falta de suporte, os backups de arquivos vão ser perdidos. Esses programas de backup poderiam ter arquivos de controle mas os dados deveriam ser gravados em diretórios comuns, principalmente em se tratando de um programa gratuito que pode deixar de ser distribuído ou se tornar pago.

  • cicero dos santos cicero dos santos   em 4/1/2011 - versão: 2.0

    exelente mais , tem que saber o que voce está querendo , ele é melhor que o Driver Genius Professional, eu trabalho com informática e esse é melhor , dá pra fazer oque queiser , valeu !

  • Tiago Tiago "Manga"   em 3/1/2011 - versão: 2.0

    Eh facil mexer nele, desde que se dedique um tempo! Na minha humilde opniao, é melhor usar o backup do WIN...ou melhor, conecta outro HD se quiser formatar, grava em DVD...bla bla bla bla....eh melhor doq arriscar!...

  • lucas lucas   em 25/12/2009 - versão: 1.1

    o programa nao é dos melhores,mas é uma boa opção para quem quer faser um backup.

Ver todos os comentários »