FLiP Online

FLiP Online

  • Acessar
    Gratuito

Um corretor ortográfico online para fazer uma revisão básica em seus textos

Por Danilo Amoroso

O FLiP é um corretor ortográfico e sintático gratuito e online, que corrige textos de até 3000 caracteres em português tanto do Brasil como de Portugal, e ainda para o Espanhol. Basta digitar um texto ou uma palavra que você tenha dúvida e visualizar as correções sugeridas, no caso de o corretor encontrar erros.

Se houver erros no texto, a resposta ao usuário é semelhante à do corretor ortográfico do Word. As palavras com erros de ortografia são grifadas em vermelho. Basta apontar o mouse nelas para que a página sugira as correções, além de oferecer as opções de ignorar, alterar e cancelar. As palavras com erros que talvez não sejam erros são grifadas em verde. É o caso de frases que começam com minúsculas ou expressões que não necessariamente precisam ser corrigidas.

Outra característica do FLiP On-line é a opção de corrigir um texto em três estilos de escrita: formal, informal e corrente. Porém, o Flip Online não está atualizado com as novas regras do Acordo Ortográfico, cobrindo apenas penúltimo acordo, de 1990.

Correções gramaticais e sintáticas




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o FLiP Online e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Escrevemos um texto com alguns erros propositais para testar a capacidade do FLiP On-line. Quanto à ortografia, esse corretor não deixou passar nenhum erro. Na hora de sugerir as correções, porém, o programa exagerou um pouco, fazendo sugestões muito distantes das palavras. No entanto, é melhor sobrar do que faltar opções.

O FLiP On-line também não deixou passar frases que começaram com letras minúsculas, observou crases, concordâncias verbais e até sugeriu uma correção de vírgula.

Um pequeno problema para este corretor é a restrição muito fechada ao idioma português, sendo considerados erros alguns nomes estrangeiros. O programa considerou erro alguns nomes de empresas e até nomes próprios estrangeiros.

O mesmo texto, corrigido pelo estilo de escrita informal, sugeriu, além das correções básicas, algumas sugestões um tanto curiosas. Ele sugeriu trocar "viagem" por "viajem" e "sinta" por "cinta". A primeira sugestão até poderia ser seguida, porém, a segunda sugestão é absolutamente fora de propósito. Enfim, os estilos de escrita informal e corrente devem ser pensados como um atrativo mais para curiosidade do que para correção, afinal, a forma escrita do português é uma só.

O FLiP On-line, assim como qualquer corretor, não é capaz de pegar um texto desconexo, sem pé nem cabeça, e transformá-lo em algo correto e agradável de ler. Não adianta escrever barbaridades e esperar que qualquer corretor faça um milagre. Certamente, é um bom assistente para pegar erros básicos, que qualquer pessoa está sujeita quando escreve em um computador, com a vantagem de estar sempre à mão, prático e rápido.

ImportantePrós
  • Abrange tanto o português galego quanto o brasileiro
  • Revisa também textos em espanhol
ImportanteContras
  • Não está atualizado com as regras da Nova Reforma Ortográfica, de 2009.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Eráclito Alirio da Silveira Eráclito Alirio da Silveira
    em 23/7/2010 às 15:38h
    versão: 4

    Confesso que é um corretor de textos muito bom, e isso dá uma segurança para quem escreve todos os dias.

  • fil fil
    em 30/8/2007 às 01:05h
    versão: 4

    Prós: Olá Equipe do BAxaki, sou Português e conheço bem o Flip desde a sua primeira versão que comprei para ajudar a mim, já que como actor eu escrevo bastante, e par aajudar também minh afilha na sua vida escolar. Bom mas isto já faz muito tempo, muito mesmo e o Flip tem vindo a aperfeiçoar-se, o que é normal. Quanto à vossa apreciação apenas uma pequena chamadinha de atenção. Pequena mas importante. O Flip é um software Português. Ele propõem-se, principalmente, a corrigir o português de Portugal. As diferenças entre nossos idiomas, apesar de ser o mesmo, ainda são de assinalar. Assim enquanto no Brasil "acção" é "ação" em Portugal "acção" é "acção" e tantas outras há como por exemplo "actor" é "ator", "correcção" é "correção". Desde a versão 5(?) que o Flip contempla correcções em português de Portugal e do Brasil precisamente pelas diferenças que há entre as versões do nosso mesmíssimo idioma. Quanto à <<...restrição muito fechada...>> e os <<...nomes estrangeiros...>> que o programa considera erros... Bom, o programa é para o idioma Português do qual realmente não faz parte os nomes de estrangeiros, quer sejam de empresas ker sejam de pessoas. Estou certo que de um corrector de inglês não farão parte nomes Portugueses. De resto não estou vendo como será possivel dizer a um software que deverá corrigir um texto em Português mas que tem uma ou mais palavras estrangeiras que deve aceitar e eventualmente corrigir no contexto do idioma Português?! Por fim, é "viagem" ou "viajem"? Sugiro que vejam o que nesta página (http://www.sualingua.com.br/06/06_viagem.htm) se afirma sobre a forma correcta. O autor é Prof. Cláudio Moreno, Brasileiro por nascimento. Nessa mesma página tem o link para uma pequena biografia do professor. Resumidamente, ali é explicado que ambas as formas são correctas. Também testei a "sinta" e a "cinta" isoladas e em frase, e tanto em português de Portugal como do Brasil, o Flip não assinalou nenhum erro(?). Só mais uma coisa. Eu acho a vossa apreciação sobre o Flip positiva. Mas achei que devia fazer este grandinho (me desculpem por isso) comentário a algumas imprecisões do vosso comentário. Obrigado pela vossa paciência em me ler. Um abraço.

  • **alvim**PC **alvim**PC
    em 28/8/2007 às 17:42h
    versão: 3

    Prós: e bom as vezes quando voce digita muito rapido!e deixa passar um erro!

Ver todos os comentários »

Requerimentos


Shopping Baixaki





(0.594 segundos)