O Free DVD to AVI/MP4/WMV/MPEG/3GP/FLV Converter é um programa que realiza conversões de DVDs para diversos formatos de arquivos. O programa tem poucas funções e é bastante simples e fácil de usar.
O programa é muito útil para inúmeras situações: com a conversão de vídeos é possível carregá-los para todos os lados, em seu iPod ou telefone celular.
Você ainda pode retirar apenas um capítulo de um filme para enviar para amigos pela internet ou para assistir em qualquer computador, usar em uma palestra ou apresentação escolar.

Atenção: Instalar o programa é bastante fácil, sendo necessário apenas seguir os passos normais da instalação. Porém, em determinado momento o próprio instalador oferece a inclusão de uma barra de ferramentas em seu navegador principal. Para não prejudicar o funcionamento de seu browser com itens indesejados, clique em “Custom installation” e desmarque todas as caixas abaixo deste campo.
Digitalizando DVDs
O primeiro passo para a conversão de seus vídeos é inserir um DVD no leitor de seu computador ou determinar a pasta em que os arquivos estão. Note que o software funciona apenas com DVDs de vídeo, não sendo útil para a conversão de outros formatos de documentos.

Assim que o computador reconhece seu DVD, a lista de capítulos presentes nele aparece na box lateral do programa. Você pode converter todos de uma só vez ou marcar apenas àqueles necessários. Para facilitar o processo de escolha, você pode selecionar qualquer capítulo e clicar em “Play” para pré-visualizar o trecho.
Propriedades de conversão
Um menu na área inferior na tela é o responsável pelas configurações de formatos e qualidade de vídeos. Ali você pode informar qual é o objetivo da conversão: entre diversas opções, você pode escolher a conversão para formatos como MP3, AVI, MPEG, além de criar arquivos compatíveis com iPad, PSP e iPhone.

Depois de decidir o formato de conversão, é possível determinar a qualidade do vídeo, os canais de áudio e ainda escolher se deseja mostrar ou ocultar as legendas. Então seu DVD já está pronto para ser copiado. Baste selecionar o botão “Start”.

Uma nova caixa de diálogo se abre e nela é possível acompanhar o processo de conversão. Se desejar, você ainda pode assistir o preview do vídeo, pausar ou cancelar o procedimento. No caso de cancelamento, diferente de outros programas da categoria, os arquivos não são corrompidos: eles apenas terminam no momento em que a conversão foi interrompida.