Free File Unlocker 3.0

Free File Unlocker

3.0

Apague ou destrave arquivos do sistema para limpar o PC



Quando você está fazendo uma faxina no computador ou simplesmente tentando fechar um programa em execução, é comum deparar-se com mensagens de erro contendo textos como "O aplicativo não pode ser fechado porque está em execução" ou "Não é possível apagar o arquivo. Acesso negado". Isso pode ser o suficiente para fazer muita gente desistir. Se esse não é o seu caso, é possível apelar para o Free File Unlocker.

Trata-se de um serviço capaz de desbloquear arquivos ou pastas inteiras que estejam com algum tipo de trava, como as citadas acima, além de deletar esses arquivos para liberar mais espaço no computador.

Arquivos suspeitos ou danosos, como malwares que insistem em não serem removidos, também pode ser destruídos depois de desbloqueados.

Instalação

Durante a instalação, o programa tenta pregar algumas “pegadinhas” em você. Caso você queira instalar apenas o Free File Unlocker, clique em “Decline” em todas as opções que não sejam relativas ao serviço.

Marque a caixa relativa ao Windows Explorer.

Além disso, em uma das últimas janelas da instalação, certifique-se de marcar a caixa "Integrate with Windows Explorer", garantindo o bom funcionamento do programa.

Abrindo portas

São duas as formas de inserir um endereço no Free File Unlocker. A primeira é a menos intuitiva: no espaço “Locked file/directory”, você deve escrever ou colar a localização exata da pasta ou do arquivo – como em “C://Usuário/Fulano/Documentos/Textos/arquivo_travados” (sem as aspas), por exemplo.

A janela principal e única da ferramenta.

O segundo é usar a integração do programa com o Windows Explorer, uma forma bem mais fácil de encontrar e enviar as pastas para serem desbloqueadas. Para isso, tudo o que você deve fazer é encontrar o diretório, clicar nele com o botão direito e selecionar a opção “Unlock with Free File Unlocker”.

Após aguardar alguns segundos até a pasta ser carregada no programa, você já pode iniciar as ações disponíveis, como destravar um item só (“Unlock”), todas as pastas (“Unlock All”) ou finalizar os processos (“Kill Process”).

Clique com o botão direito e vá na opção indicada.

Antes ou depois de desbloqueados, os arquivos podem ser modificados ainda no programa, com as opções “Locked File Actions”. Nelas, você encontra os botões para deletar, renomear, copiar ou mover dados.

Imagens do Free File Unlocker

Marque a caixa relativa ao Windows Explorer. A janela principal e única da ferramenta. Clique com o botão direito e vá na opção indicada.
Prós
  • Realmente faz a destrava
  • Bastante leve
  • Fácil de usar
Contras
  • Muita propaganda na instalação
  • Exige cuidado para não danificar o PC

Nossa opinião sobre o Free File Unlocker:

O Free File Unlocker é um programa eficiente para quem está fazendo uma faxina no sistema ou precisa livrar a máquina de arquivos e pastas prejudiciais, como é o caso de vírus. Apesar de contar com alguns defeitos, nenhum deles é relativo à função principal do serviço, que pode ser a solução de diversos problemas do PC.

A destrava de arquivos bloqueados ou de acesso negado realmente funciona, especialmente no caso de itens usados por outros programas que precisam ser apagados. A mesma eficiência é constatada em tarefas menores, como copiar, renomear ou remover dados.

O programa ainda ganha pontos por ser bastante leve, ocupando pouco espaço após a instalação e não exigindo muito processamento ou memória do PC. Além disso, ele não é difícil de ser dominado – especialmente se você usar a integração com o Windows Explorer e compreender o que cada botão significa.

Mas, antes de desfrutar disso tudo, é preciso encarar um ponto bastante negativo, que é a instalação do serviço. No processo, vários aplicativos parceiros são “empurrados” ao usuário, que pode encher a máquina com extensões indesejáveis por conta da pressa.

E fica o alerta: não saia deletando, renomeando ou desbloqueando arquivos cuja utilidade você desconhece. O programa não faz nenhum tipo de aviso antes de autorizar a eliminação de arquivos, algo necessário para que usuários descuidados não tirem do computador alguns diretórios essenciais para o bom funcionamento do sistema.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?