Google Desktop 5.9.1005.12335

Google Desktop

5.9.1005.12335 Em Português

Busca do Google, barra lateral, pesquisa no PC, notícias, relógio e outros Tudo na sua Área de Trabalho



O Windows, à partir da versão Vista, possui diversos recursos que poderiam ser melhores. A Barra Lateral se enquadra neste problema, pois mesmo já com vários anos de vida, é utilizada por poucas pessoas, devido aos poucos recursos que oferece. Para preencher a lacuna, o gigante Google, que investe milhões na melhoria da experiência do usuário, tanto na web, quanto no Desktop, criou o Google Desktop, que não é somente uma barra lateral para sua Área de Trabalho, mas um centro completo de informações.

Instalação

Como todos os programas do Google, a instalação do Google Desktop é simples e rápida, mas você deve prestar atenção a uma das telas exibidas, que terá várias opções de configuração prévia. A imagem abaixo mostra essa tela. Se você não desejar ativar alguma das opções, basta desmarcar sua respectiva caixa de seleção. Perceba que há a opção de definir a página oficial do seu navegador como a do Google, além de reportar erros e enviar estatísticas de uso anonimamente para os desenvolvedores.

Instalação

*Você deverá fechar todas as janelas de qualquer navegador para poder instalar o Google Desktop.

Recursos

O Google Desktop não é focado somente nas pesquisas. Você poderá usar um relógio analógico, ver a previsão do tempo e anotar lembretes no bloco de rascunho, ver mini slideshows das imagens salvas na pasta “Minhas Imagens”, ver vídeos do YouTube sem precisar do navegador, acompanhar suas assinaturas de RSS, ler notícias e (ufa!) adicionar ainda mais gadgets.

Os exemplos acima são só uma pitada do tipo de coisa que você pode ter com a barra lateral ativada. Se quiser, você pode utilizar os gadgets fora dela, deixando-os flutuando na Área de Trabalho. O procedimento para colocar gadgets na Área de Trabalho não poderia ser mais simples: clique e arraste-os para onde quiser na tela e eles permanecerão lá.

Gadgets flutuantes

Existem duas teclas de atalho extremamente úteis, que facilitam a utilização dos gadgets e da busca. Se você estiver com algum programa aberto e desejar ver os gadgets da Área de Trabalho sem minimizar qualquer janela, pressione duas vezes a tecla SHIFT e eles serão trazidos para frente. Faça isso novamente para que eles sejam ocultados novamente.

Outro comando útil é o que exibe uma caixa de pesquisa do Google. Pressione duas vezes a tecla CTRL para que ela apareça. O comando dispensa que você tire a mão do teclado e leve até o mouse para clicar na caixa de pesquisa residente na barra lateral, pois já posiciona o cursor na caixa de busca que aparecerá quando o comando for executado. Para fazer a caixa sumir, clique em algum lugar fora dela ou pressione CTRL duas vezes novamente.

Caixa de busca ativada pelo CTRL

O que pode ser pesquisado?

Praticamente tudo! Nas opções de configuração, você pode escolher o que deverá ser indexado e pesquisado. As opções de pesquisa incluem: email, bate-papos, histórico da web, arquivos do computador, do Office, PDFs, contatos, anotações no calendário e até mesmo conteúdo de arquivos no formato ZIP.

Configurando

O funcionamento do Google Desktop é muito semelhante ao da Barra Lateral nativa do Windows. No topo dela, há alguns botões. O botão com um sinal de adição (+) serve para adicionar novos recursos — chamados de “gadgets” — à sua barra. O botão com a seta para baixo abre o menu principal, que permite a definição de itens como a aparência da barra, o local onde ela deve ficar, etc.

Para configurar as opções gerais dos gadgets, clique no botão do menu e depois em “Configurar Gadgets”. Na janela que se abrirá, você pode escolher como os gadgets devem se comportar. Clicando no botão de menu e depois em “Opções”, será aberta uma janela do seu navegador com a página de configuração do Google Desktop, que você pode usar para definir as inúmeras opções do utilitário.

Opções

Configurando > Pesquisa no Desktop

Clicando neste link, você poderá optar por incluir ou excluir os vários recursos de pesquisa disponíveis, como a ativar a indexação, definir os locais e tipos de arquivos a serem pesquisados, adicionar plug-ins de indexação, etc.

Configurando > Recursos da conta do Google

Se você tiver uma conta no Gmail, é possível incluir seus emails na pesquisa do programa e acessar os resultados facilmente. É só marcar a caixa de seleção e digitar seu nome de usuário e senha da conta Google. Agora, sempre que você fizer uma pesquisa usando campo de busca, seus emails serão incluídos na varredura.

Configurando > Exibir

Nesta seção, você poderá ativar ou desativar o atalho que exibe a caixa de busca (tecla CTRL), exibir resultados prévios de pesquisa conforme o que você digita, mudar o local e a aparência da barra lateral, etc.

Imagens do Google Desktop

Instalação Caixa de busca ativada pelo CTRL Barra lateral ativada. Página de opções Configurando a caixa de busca Gadgets flutuando na Área de Trabalho.

Nossa opinião sobre o Google Desktop:

O Google Desktop agrega à sua Área de Trabalho uma ferramenta que torna mais rápidas diversas tarefas, além de adicionar recursos muito úteis, como o Bloco de rascunho, que elimina, por exemplo, a necessidade de você salvar arquivos de texto do Bloco de Notas para anotações rápidas ou provisórias.

A quantidade de gadgets disponíveis para o programa é imensa, bastando que você clique no botão de adição para procurar novos. O grande destaque é também a função mais simples: a caixa de busca acionada pela tecla CTRL deixa as buscas muito mais ágeis quando você não quiser tirar as mãos do teclado.

Outra função interessante é a que desdobra o conteúdo do gadget para que o espaço dele aumente e você possa ver mais informações. Não há como encontrar falhas ou problemas no Google Desktop, pois ele é extremamente útil e fácil de usar, desde o momento da instalação.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Thiago Thiago   em 20/1/2013 - versão: 5.9.1005.12335

    Os gadgets são bm bonitos, mas o visual do desktop não fica muito legal, e a área de notificação fica cheia de ícones

  • Marlon Marins Marlon Marins   em 27/6/2012 - versão: 5.9.1005.12335

    Os gadgets podiam se alinhar sozinhos, igual os gadgets padrões do Windows 7, onde eles se encaixam. Eu achei a área de trabalho muito pouco organizada. Apesar de ter muitas opções de escolha, podia ser melhor.

  • Ariel Ariel   em 24/6/2012 - versão: 5.9.1005.12335

    Gostei muito!, marca a hora, noticias, coloquei fotos e fica passando, coloquei medidor do sistema, rede, memória e disco, previsão do tempo! muito bom

  • Carlos Rocha Carlos Rocha   em 6/6/2012 - versão: 5.9.1005.12335

    Não consigo instalar o Google Desktop na versão Windows Packet 1

  • agnaldo agnaldo   em 3/6/2012 - versão: 5.9.1005.12335

    É realmente maravilhoso, recomendo

  • Xx60noMeuPauxX Xx60noMeuPauxX   em 19/12/2011 - versão: 5.9.1005.12335

    eu a conselho a baixar é muito bom pode baixar que não poe virus e voçe fica sabendo das ultimas novidades a então é isso>>(baixe)<< vlww

  • Krauzer Krauzer   em 19/10/2011 - versão: 5.9.1005.12335

    Otimo produto, porem, o Google descontiu suas atualizações. Alguns gadget, de noticias e de tempo, não funcionam mais muito bem, aparecendo informaçoes incompletas e com erro. Recomendo o Xwidgets, que também é muito bom.

  • Renato Renato   em 18/10/2011 - versão: 5.9.1005.12335

    Não recomendo. Parece que funciona bem para pastas que ele já indexa automaticamente. Mas queira indexar um pasta (um recurso exageradamente básico) e não consegui. Não há nada nas opções para iniciar a indexação. Além disto, o programa está descontinuado.

  • Esley Rodrigo Pires de Oliveira Esley Rodrigo Pires de Oliveira   em 14/10/2011 - versão: 5.9.1005.12335

    não funciona alguns gadgets. mas até que é bem útil

  • Allan Aguiar Allan Aguiar   em 6/9/2011 - versão: 5.9.1005.12335

    A Google irá descontinuar este produto. Sempre utilizei e sempre recomendei, é muito bom, pena que não deve estar tendo uma grande utilização. :(

Ver todos os comentários »