Google Drive

Google Drive

  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 25/4/2012
  • Google
  • Acessar
    Gratuito

A Google finalmente entra na onda dos serviços de armazenamento online e dá 15 GB gratuitamente para você guardar o que quiser

Por Douglas Ciriaco
Publicidade

Google Drive é o serviço online de armazenamento de dados da Google. Com ele, você tem um local seguro, com possibilidade compartilhamento e 15 GB gratuitos para guardar o que quiser na internet. Existem ainda vários planos pagos para aumentar a capacidade de seu disco virtual.

Tudo isso está presente em um aplicativo com o visual-padrão dos produtos Google, como Gmail ou Google Docs. Recursos semelhantes também estão disponíveis, como possibilidade de organizar tudo em pastas, marcar com estrelas os favoritos, organizar tudo por tipo de arquivos e muito mais.

Há ainda uma opção exclusiva para acessar todos os arquivos compartilhados com você por outras pessoas que também usam o Google Drive.

Acesse arquivos online

Sempre que você acessa um arquivo presente em seu Drive, ele é aberto no Google Docs. Ao todo, o serviço suporta visualização de até 30 tipos diferentes de arquivos, como documentos de textos, planilhas, apresentações de slides, imagens, vídeos, arquivos do Photoshop, AutoCAD, PDF, SVG e muito mais. Se há um conteúdo multimídia a ser visualizado (como instaladores de programas), você pode acessá-lo diretamente na web.

Aqui, há ainda a vantagem de que, se o seu arquivo pode ser editado via Docs, você não precisa nem mesmo fazer o download dele para aplicar alterações. Textos, planilhas, apresentações de slides e também arquivos no formato PDF, por exemplo, podem ser convertidos e modificados diretamente do navegador.

Google Drive

Compartilhando tudo

No vídeo de apresentação do Google Drive, uma coisa fica bem clara: chega de enviar arquivos gigantes por email. Aqui, você pode armazenar arquivos de até 10 GB (respeitando o limite da sua conta, é claro) e, depois disso, é possível compartilhá-los de diversas formas:

  • tornando-o público, para que qualquer um acesse o arquivo, mesmo sem fazer login com sua conta Google;
  • deixando o item acessível qualquer um com o link do arquivo;
  • liberando o arquivo somente para aqueles que você permitiu acesso;
  • enviando-o por email anexando o arquivo a uma mensagem.

Crie novos arquivos

Como o Google Drive é integrado ao Google Docs, nele você também pode criar novos arquivos. Tal qual na suíte online de aplicativos para escritório, aqui é possível iniciar novos documentos de texto, apresentações, planilhas, questionários e desenhos. Toda essas opções estão agrupadas no menu “Create”.

Google Drive

Trabalho colaborativo

Assim como o Docs, o Google Drive também é feito para ser uma plataforma de trabalhos colaborativos. Dessa forma, você pode criar ou enviar arquivos e torná-los acessíveis não somente para download e visualização, mas também para alteração por qualquer outra pessoa.

Integração multiplataforma

Um dos pontos positivos de concorrentes do Google Drive, como o Dropbox, o SkyDrive ou mesmo o Ubuntu One, é sua integração com outras plataformas. Atualmente, o serviço da Google pode ser acessado tanto da web quanto do Windows, do Mac e do Android. Não há ainda suporte oficial para Linux e, em breve, o Drive deve estar integrado ao iOS (iPhone, iPad e iPod Touch).

Veja se o seu Drive está pronto

O aplicativo foi recém-lançado (este texto é de 25 de abril de 2011) e, por enquanto, o Google Drive ainda não está disponível para todo mundo. É importante ressaltar que talvez você já esteja apto a acessá-lo de sua conta, talvez não.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Google Drive e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Google Drive chega repleto de pompa em volta de si, e muito do que se vê no serviço justifica toda a ansiedade que girava em torno de seu lançamento. O aplicativo não decepciona, principalmente por trazer uma série de boas funções em uma interface já conhecida de praticamente todo internauta, facilitando a adaptação.

Quanto aos recursos, o Google Drive inicia suas atividades oferecendo boas opções a todos. O compartilhamento aqui é perfeito, pois é fácil de ser configurado e pode ser feito de várias formas. As ferramentas de classificação, que também seguem o padrão Google, são ótimas, pois garantem a organização de seus dados de maneira prática e eficaz, demandando apenas poucos cliques para tal.

Os 15 GB oferecidos gratuitamente não ficam muito abaixo dos 25 GB do SkyDrive, mas é o básico dos principais serviços do gênero, como o iCloud da Apple. Os planos pagos, entretanto, garantem muito mais espaço sem cobrar um preço elevado, interessante para quem precisa guardar mais coisas e está disposto a pagar por isso.

A integração com outros serviços (como o Google Docs) também é um ponto bastante relevante, afinal, permite não somente acesso direto e compartilhamento de dados, mas também a visualização e a edição de uma série de arquivos, tudo online e sem qualquer tipo de download.

Uma pena, porém, a ausência de um cliente para Linux (e de ainda não estar disponível a integração com iOS). O sistema operacional livre, apesar de não chegar perto da quantidade de usuários do Windows, representa uma fatia significativa de pessoas sempre atentas às novidades. Contudo, quem usa a plataforma online pode acessá-la de qualquer navegador, de qualquer SO.

De qualquer forma, não há realmente algo significativo que decepcione aquele que resolve utilizar o Google Drive. O aplicativo está muito bem organizado e oferece soluções simples porém avançadas para qualquer um que necessite de espaço na web para guardar e compartilhar arquivos.

ImportantePrós
  • 15 GB gratuitos
  • Integração com Mac, Android e Windows
  • Integração completa com o Google Docs
ImportanteContras
  • Não tem suporte de desktop para Linux nem para Windows Phone

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Rogerio Dias Rogerio Dias
    em 11/2/2015 às 07:43h
    versão: 5

    A pelo menos 2 anos usando, não tenho nada a reclamar. É fácil, eficiente e seguro. Não vão perder meus documentos, pois o google tem um nome que vale bilhoes a zelar. Não sei se a NSA vai acessar meus arquivos, mas não tenho crime nenhum a esconder. Se tem algo a esconder ai é melhor deixar criptografado com um sistema confiável e guardado em um cofre.

  • João Luís Fróes João Luís Fróes
    em 6/2/2015 às 16:13h
    versão: 5

    Utilizei a maioria dos recipientes gratuitos de armazenamento de arquivos em nuvem disponíveis no mercado, tendo descoberto que o ONEDRIVE realmente disponibiliza espaço considerável. Contudo, podes utilizá-lo de forma individualizada, tendo acesso em qualquer lugar do mundo via Web, mas o compartilhamento não é pleno. Entenda a situação: no ONEDRIVE não tens a praticidade de atualizar automaticamente um arquivo na tua máquina, vê-la atualizada na nuvem e também na máquina (no computador) de, por exemplo, um parceiro com o qual tens um trabalho sendo compilado a distância, em outra localidade, pois no caso de compartilhamento com ONEDRIVE, o arquivo atualiza na nuvem (Web) para quem o criou e quem está vinculado no compartilhamento, tendo este último, caso queira ter o arquivo atualizado na máquina de forma local, que baixar o arquivo atualizado manualmente de tempos em tempos. Por este motivo, embora tenha bastante espaço, o ONEDRIVE não te permite desfrutar da funcionalidade compartilhamento pleno, dentro do modo gratuito, e isto, mesmo que tenhas adquirido o OFFICE 365 e ganho 1 T de espaço. Aliás, a questão do 1 T de espaço que se ganha com a aquisição do OFFICE 365 é outra que muitos não observam quanto a sua impossibilidade técnica de uso no todo, pois, se tens 1 T na nuvem de forma gratuita, podes não ter aquele 1 T na tua máquina, situação que, em alguns casos em que o usuário não possui um HD 1 T local, não lhe permitirá usar toda aquela capacidade que é disponibilizada pela nuvem. Portanto, se quiseres ter um compartilhamento completo utilizando o ONEDRIVE, onde o que atualizares na tua máquina atualiza na nuvem e na máquina de um terceiro que tenhas compartilhado um arquivo ou pasta, terás que adquirir um plano empresarial junto a Microsoft que permita o compartilhamento local e na nuvem, além de teres uma máquina local ou servidor com o mesmo 1 T ou mais, que a Microsoft oferece de armazenamento gratuito. Quanto ao GOOGLE DRIVE, por tudo de bom que foi dito dele pelos usuários, ele é o meu eleito em termos de recipiente para armazenar arquivo na nuvem, me restando apenas acrescentar que, o diferencial do DRIVE está no fato de que, ao ser instalado na tua máquina e na do teu parceiro de trabalho que esteja em outra localidade, o que atualizares na tua máquina também atualizará na nuvem e direito na máquina do teu colega de trabalho. Isto é o que chamo de compartilhamento pleno de arquivo em nuvem. Já o DROPBOX, este no meu sentir é uma boa ferramenta, porém, peca pelo espaço caro, não te permite editar os arquivos em seu bojo, restando como diferencial que o ONEDRIVE e o GLOOGLE DRIVE poderiam implantar, o sistema de aviso na tela do computador quando arquivos ou pastas fossem criados ou alterados.

  • Vladimir Soster Vladimir Soster
    em 20/7/2014 às 12:08h
    versão: 5

    Hoje (20/07/2014),uso o GoogleDrive com espaço gratuito de 15Gb. Sei que há serviços que oferecem espaços 10x maior, porém, eu não conheço o histórico dessas empresas, não sei se vão quebrar ou não, não sei qual o comprometimento que tyem para comigo. No Google Drive, eu sei que o arquivo só vai ser deletado se eu fizer isso, já nos outros, eu não confio por meus arquivos de trabalho na plataforma deles. Questão de confiança.

  • Rodrigo Rodrigo
    em 30/9/2013 às 08:13h
    versão: 4

    O único problema foi ele detectar falsos positivos durante o download que talvez influencie no conteúdo guardado .

  • Fabiano Fabiano
    em 18/4/2013 às 02:53h
    versão: 1

    Não sincroniza corretamente, sobrepõe arquivos e deixas os documentos inacessíveis temporariamente em diversas ocasiões, voltei para o Dropbox correndo, assim como o Google keep que me fez voltar para o Evernote em um pulo!

  • Negrescooh Negrescooh
    em 8/3/2013 às 12:21h
    versão: 2

    A proposta da ferramenta é ótima, porém pra quem é designer gráfico assim como eu, 5GB é absolutamente nada, cabe apenas 5 arquivos PSD e olha lá.

  • Tiago Tiago
    em 4/1/2013 às 09:12h
    versão: 5

    Conseguiu sobreviver ao TCC, onde muita gente perde arquivos, é roubado, pega vírus, deleta por engano e após 1 ano de uso intenso, posso dizer que vale a pena ter ele, uma pena que a conta não é somada ao espaço livre do Gmail, quem tem 10Gb de e-mail? esse cara NÃO sou eu.

  • Carlos Carlos
    em 16/11/2012 às 19:44h
    versão: 5

    O Google Drive possui muitos aspectos positivos; um dos que mais agradou é a compatibilidade com diversas extensões de arquivos, de modo que podemos abri-los no próprio navegador, neste aspecto ele é muito melhor que os outros. Possui uma interface muito agradável, moderna... compatível com a do Gmail. Uso o meu quase que exclusivamente para uso privado dos arquivos, não para compartilhamentos. Quanto ao espaço disponibilizado, 5 Gb já é um tamanho ótimo para armazenar documentos e imagens - é claro que se for pra armazenar vídeos e músicas não será tanto assim -. Mas é muito barato pagar os planos de 25 ou 100 Gb, estou começando a usá-lo por agora e penso em pegar um plano pago. Muito bom!

  • Rogerio Silvano Rogerio Silvano
    em 15/10/2012 às 15:38h
    versão: 5

    Atualmente utilizo o SkyDrive mas cheguei ao seu limite de armazenamento e o Google Drive deu continuidade mostrando ser um armazenamento tambem de primeira grandeza. É uma pena ele ser somente 5 GB mas quem sabe ele pode melhorar mais ainda. Um abração a todos.

  • felipe felipe
    em 13/9/2012 às 14:15h
    versão: 4

    è bastante util para guardar alguns arquivos se for guarda muita coisas é bom fazer 2 contas ou mais facil compra um serviços mais extenso ainda não testei mais o armazenador da windows live deixou meu email um pouco pesado depois de passa alguns aquivos

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.125 segundos)