Grooveshark

Grooveshark

  • Em Português
  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Atualizado em 1/11/2012
  • Escape Media Group
  • Acessar
    Gratuito

Um dos melhores e mais completos reprodutores de música por streaming da internet

Por Ana Nemes

Grooveshark é um dos mais acessados serviços de streaming de áudio do mundo, contendo uma biblioteca de fazer inveja a qualquer amante da música.

O seu funcionamento básico é bastante simples e intuitivo: basta procurar uma canção ou artista, escolher um resultado na lista e ouvir a faixa instantaneamente, sem precisar baixar arquivos para o seu computador.

Mesmo sem se cadastrar é possível enfileirar as músicas e ouvi-las como em um player normal, sem a necessidade de abrir uma por uma. Basta clicar no botão de play que aparece ao lado de cada uma na lista de resultados e elas vão sendo adicionadas para serem reproduzidas.

Se você quiser aproveitar melhor a experiência de uso, no entanto, pode criar uma conta e ganhar privilégios importantes, como a possibilidade de criar listas de reprodução e a oportunidade de conhecer novas músicas com as indicações que o serviço passou a fornecer na sua última atualização.

Para criar uma conta você precisa apenas de um email válido, a não ser que você esteja interessado em uma conta paga, que possui algumas vantagens adicionais para os seus assinantes. Essas melhorias vão desde a retirada dos anúncios da página até a possibilidade de ouvir as suas músicas preferidas nos seus aparelhos móveis.

Crie listas de reprodução

Uma das principais funcionalidades do Grooveshark, motivo pelo qual vários utilizadores criam uma conta, é a possibilidade de fazer listas de reprodução para acessá-las de qualquer computador. Essas playlists podem ser inclusive compartilhadas com os amigos, já que o Grooveshark é uma plataforma com várias características sociais.

Para criar uma playlist e salvá-la, você precisa primeiro criar uma lista normal no Grooveshark, escolhendo todas as músicas que você deseja incluir. Faça a busca, adicione os itens e então organize a ordem corretamente. Essa parte é muito importante, já que o serviço grava a lista de acordo com a organização que você deixou da primeira vez.

Depois de fazer isso, clique no botão “XX músicas atuais”, conforme a imagem acima mostra, e siga o caminho Salvar músicas atuais > Salvar como lista de reprodução > Nova lista de reprodução para criar a sua playlist. Escolha um nome e, se você desejar, coloque uma descrição para que outras pessoas também possam saber o que aquela lista representa.

Todas as playlists que você possuir são mostradas no canto superior direito da página e você pode acessá-las rapidamente para ouvir as suas músicas favoritas em qualquer computador. Basta selecionar aquela que você deseja escutar e clicar em “Reproduzir tudo”. No entanto, se outras canções já estiverem abertas e você quiser colocar mais no final da lista, clique em “Adicionar todas”.

Sugestões do Grooveshark

Recentemente este serviço passou por uma remodelagem completa no seu visual, conservando a maior parte das funções originais e adicionando novas possibilidades de uso. Uma dessas adições foi o campo de sugestões, que é baseado no que você costuma ouvir no Grooveshark normalmente.

Por exemplo, se você tem ouvido muito um artista ou gênero musical, o serviço cruza esses dados com a vasta biblioteca que ele possui para criar listas de reprodução provisórias para que você descubra novos artistas e bandas. Esse sistema já funcionava nas estações de rádio, porém foi mais aprimorado com essa mudança de visual.

Agora, no lugar da tela inicial vazia que era mostrada antes, o serviço faz as sugestões, atualizando isso de tempos em tempos para combinar com os estilos que você mais escuta. Nem todas as musicas sugeridas podem realmente agradar e, para isso, o Grooveshark oferece a opção de marcar uma carinha triste, que indica que você não curtiu a sugestão.

O contrário também é válido: se você amar uma música e quiser pedir outras parecidas, marque com a carinha feliz. Esse sistema de curtir ou não só funciona nas listas de reprodução sugeridas, já que ele é uma forma de você falar para o Grooveshark se ele está acertando ou não. As “estações de rádio” — listas contínuas e aleatórias separadas por gênero — continuam funcionando normalmente.

Conexão com o Last.fm, Facebook e outras redes sociais

O Grooveshark é completamente social! Se você gosta de compartilhar as músicas que está ouvindo com os seus amigos, pode fazer isso através de vários canais, como o Facebook, Twitter, Last.fm e até o email. Basta passar o mouse por cima da faixa desejada, clicar no botão no cantinho esquerdo e escolher a opção “Compartilhar música”.

Ali você pode ver muitas opções de redes sociais e meios virtuais de compartilhamento. Escolha um e, se quiser, escreva uma mensagem para acompanhar a faixa. Não é preciso fazer login do Facebook, por exemplo, diretamente pelo Grooveshark; se o login estiver feito no navegador, o serviço de streaming já reconhece.

Uma função que era paga até pouco tempo atrás e, com o novo visual, se tornou acessível a todos é a possibilidade de fazer scrobble das músicas que você está ouvindo para o Last.fm, deixando a sua biblioteca sempre atualizada com o que você mais tem ouvido.

Para conectar a sua conta ao Last.fm, clique no ícone em forma de engrenagem e siga o caminho a seguir: Configurações > Conectar contas > Conectar ao Last.fm e então coloque o seu login e senha do serviço.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Grooveshark e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Grooveshark é, sem dúvida, um player online que chama a atenção por vários motivos: ele é fácil de usar, possui um visual moderno e bonito, é bastante rápido no seu funcionamento e, principalmente, tem no seu catálogo milhares de músicas de diferentes artistas.

A quantidade de faixas disponíveis é o seu maior diferencial, já que é possível encontrar desde bandas famosas até artistas desconhecidos, favorecendo a descoberta de novidades. Porém, como qualquer pessoa pode enviar arquivos, existem muitas faixas repetidas e vários erros nas tags e capas dos álbuns.

Este é um problema que seria resolvido com uma verificação dos arquivos enviados, mas isso não acontece. No entanto, apesar de ser perceptível, isso não afeta a reprodução de forma a tornar o Grooveshark um player ruim. Pelo contrário, este serviço ainda se destaca como um dos melhores do gênero.

Do lado negativo estão pequenos bugs que ocorrem algumas vezes durante a reprodução e que são corrigidos com o refresh da página e a exigência para que você coloque o nome da banda ou canção totalmente correto, sem oferecer sugestões próximas do que você procurou.

Uma vantagem importante é o sistema de compartilhamento, que possui opções diversas e permite que o ouvinte envie um link para a canção para praticamente qualquer rede social. A integração com o Facebook, especialmente, é notável e aumenta ainda mais o lado bom do player.

A recente atualização que tornou o scrobble para o Last.fm gratuito é um ponto que muitos estavam esperando e soma pontos positivos para o Grooveshark. Além disso, as mudanças de visual periódicas fazem com que ele esteja sempre com uma cara moderna e com mais funcionalidades interessantes.

Por último, para quem gosta de descobrir novas bandas e músicas, o sistema de indicações musicais do Grooveshark pode quase ser comparado ao do Last.fm, tornando muito mais fácil adquirir novos artistas favoritos dos gêneros que você mais ouve. Com toda a certeza, vale a pena testar o Grooveshark e criar uma conta.

ImportantePrós
  • Milhares de faixas disponíveis
  • Visual sempre moderno
  • Fácil de mexer e rápido
  • Conexão com redes sociais
  • Scrobble gratuito para o Last.fm
  • Sugestões de novas bandas por afinidade
ImportanteContras
  • Bugs na reprodução
  • Várias tags erradas
  • Busca apenas por palavras exatas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Mateus Alves Mateus Alves
    em 16/2/2013 às 12:36h
    versão: 5

    Muito bom esse site,não tenho nenhum contra...

  • NEO NEO
    em 8/2/2013 às 11:52h
    versão: 5

    E já conhecia o Grooveshark mas tinha migrado para outros sites do mesmo estilo mas voltei para o Groove e não me decepciono com ele, encontrei meus rocks lá com uma boa interface e boa qualidade. APROVADO.

  • morivs morivs
    em 17/12/2012 às 19:12h
    versão: 5

    mt bom recomendo

  • Crazy Crazy
    em 24/5/2012 às 00:05h
    versão: Lite 5

    Não vejo porque a reclamação do Carlos o site é excelente não tive problemas com ele!

  • Fernando Bertolo Fernando Bertolo
    em 11/4/2012 às 12:27h
    versão: Lite 5

    É praticamente a minha página inicial!! Perfeito, O único problema é que pode dar umas engasgadas em conexões muiiiito lentas.

  • Albuquerque Carlos Alberto Albuquerque Carlos Alberto
    em 29/3/2012 às 15:38h
    versão: Lite 1

    Prós: 500 milhões de sons Contras: tenta escutar uma só...

  • Rafafico Rafafico
    em 20/1/2012 às 12:11h
    versão: Lite 5

    Ele é muito bom, mas acho que vale a pena testar o rádio uol que é perfeito para conexões baixas!

  • Samuel Figueiredo Samuel Figueiredo
    em 30/7/2011 às 16:52h
    versão: Lite 5

    Realmente me surpreendi com a diversidade do acervo do grooveshark, você realmente encontra de tudo, salva playlist das suas músicas para não ocupar o hd do seu pc, baixo só musicas pro meu cel. obrigado baixaki pela dica

  • Wesley Lennox Wesley Lennox
    em 17/7/2011 às 18:12h
    versão: Lite 5

    Perfeito! A melhor experiência online de música. Supera muitos outros sites e o acervo de música impressiona qualquer um. Acho que só não é melhor que o Spotify.

  • Eduardo Araujo Eduardo Araujo
    em 7/2/2011 às 19:03h
    versão: Lite 5

    Adorei o site. Entro todos os dias. Os prós são o visual, velocidade (depende da conexão), e grande quantidade de músicas. Se tiver uma conexão ruim o Grooveshark se torna lento. E dependendo do artista é possivel que não encontre-o. Isso raramente acontece.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.180 segundos)