Guia Prático da Nova Ortografia

Guia Prático da Nova Ortografia

  • Gratuito
  • 972 KB
  • Para Windows XP/Vista/7/8
  • Adicionado em 7/1/2009
  • Editora Melhoramentos
  • Baixar
    Gratuito

Fique atento às novas mudanças que ocorrerão na nossa língua escrita com este guia completo e muito didático

Publicidade

Como todos já devem estar sabendo, entrou em vigor em 2009 a reforma ortográfica da nossa língua escrita, que somente será obrigatória em 2012. No entanto, é importante que nos acostumemos com as novas regras desde já, para estarmos totalmente preparados quando as mudanças entrarem em vigor.

Escrito por Douglas Tufano e publicado pela Editora Melhoramentos, o Guia Prático da Nova Ortografia é uma das melhores referências oficialmente lançadas que abordam o tema relativo às recentes mudanças ortográficas da língua portuguesa.

O Guia

Antes de mais nada, para poder visualizar o guia sem complicações, é necessário ter um leitor de arquivos em PDF instalado no seu computador. As melhores sugestões são o Adobe Reader e o Foxit Reader, líderes de downloads no nosso site.

Ao abrir o arquivo, logo de início você notará que sua abordagem é em linguagem simples e de fácil compreensão, o que já ajuda e muito no aprendizado. Embora não exista um índice com os tópicos abordados, eles se encontram bem divididos pelos títulos referentes às mudanças.

A regra do trema é uma das alterações.

O autor sempre elucida as mudanças citadas através de um grupo de exemplos, mostrando, lado a lado, a diferença de escrita nas palavras antes e depois da reforma. Em diversos tópicos, ele também chama a atenção do leitor para exceções ou casos em que as regras mereçam maior destaque.

Quanto às regras de aplicação do hífen, as mudanças são abordadas em pequenos tópicos, seguidos de quadros com dezenas de exemplos que ilustrem as situações descritas. Há, ainda, a ênfase em algumas regras que não foram mudadas, o que pode evitar eventuais equívocos.




Importante

Antes de instalar o " Guia Prático da Nova Ortografia " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opini�o Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Guia Prático da Nova Ortografia e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Guia Prático da Nova Ortografia é uma ótima referência para quem já procura estar atualizado em relação às mudanças que ocorrerão em nossa língua escrita. Ele aborda, em tópicos bem divididos, as principais novidades que entrarão em vigor nos próximos anos.

O arquivo está no formato PDF, e requer um aplicativo adequado para ser visualizado, como o Adobe Reader, por exemplo. Pesando menos de 1MB, é possível acompanhar em cerca de trinta e duas páginas um completo guia acerca das mudanças em nossa língua. Baixe agora mesmo o Guia Prático da Nova Ortografia e comece a se acostumar com os novos padrões, que serão definitivamente adotados em 2012.

ImportantePrós
  • Linguagem simples e de fácil compreensão
  • Diversos exemplos das mudanças
ImportanteContras
  • Falta de um índice para melhor localização dos tópicos

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • james james
    em 27/5/2010 ás 23:17h
    versão: 4

    Jóia. Teoria que pode ser facilmente praticada!

  • elaine elaine
    em 17/11/2009 ás 16:39h
    versão: 3

    bem legal gostei

  • Carlos Timoteo Arruda Carlos Timoteo Arruda
    em 20/10/2009 ás 15:49h
    versão: 1

    e´ bonzinho pra desenhar mais faz coisas como um paint comum se tiveres o paint do vista 7 vale mais apena

  • Toikaketeru Toikaketeru
    em 4/10/2009 ás 20:22h
    versão: 4

    Guia prático nada! Isso parece um livro e como são regras e regras se torna facilmente num universo infinito de letras, mas tudo bem. Podem baixar o documento foi muito bem feito, mas não bem resumido, hehehe.

  • Cris Brazil Cris Brazil
    em 17/2/2009 ás 18:55h
    versão: 4

    Para quem adora escrever como eu toda e qualquer ajuda é válida. Só acho estranho a escandalo que estão fazendo com o assunto. No Brasil são menos de 2% de palavras afetadas. Em Portugal chega a 10%... É uma questão de acostumar. Para isso o ideal é ler bons veículos de comunicação pois espera-se que eles já estejam atualizados, afinal são formadores de opinião. Aprender é praticar. Mãos a obra!

  • Leonardo Leonardo
    em 2/2/2009 ás 18:59h
    versão: 2

    Não digo que o programa seja ruim,longe disso. Ruim é ter o Brasil de adequar a língua que se fala aqui à de outros países que falam algo que podemos no momento compreender razoavelmente. Nosso português é tão eclético, tão rico,dinâmico e diferenciado do que se ouve nos outros países ditos falantes de português,tão cheio de palavras que nós compreendemos e que para NÓS fazem sentido que dentro e fora da Internet se pode encontrar "Portuguese (Brazil)",diferenciando a língua aqui falada da falada noutros países. Não há o Inglês falado na Inglaterra e o falado nos EUA,diferença essa que todos conhecem, respeitam e aceitam,não querendo fazer os americanos falarem como os ingleses? Porque nós brasileiros somos obrigados a nos adequar a uma língua falada nos outros países ditos de língua portuguesa,que visivelmente se mostra defasada,senão atrasada no tempo ?

  • Thiago Thiago
    em 22/1/2009 ás 13:07h
    versão: 5

    esse aplicativo ajuda muito a se atualizar quanto ao novo modelo ortográfico vigente...

  • Rafaell Rafaell
    em 20/1/2009 ás 15:57h
    versão: 5

    Que bom que uma editora disponibilizou gratuitamente um guia pra nos ajudar a se acostumar à nova ortografia da língua portuguesa. Eu acho uma boa ideia a unificação da escrita entres os países falantes da língua portuguesa. É só uma questão de tempo. Quando todos se acostumarem, vamos sair ganhando. Só pra quem for aprender nossa língua que vai sofrer um pouco, pois a retirada de tantos acentos vai criar confusões nas pronúncias.

  • Cristiano Costa Cristiano Costa
    em 20/1/2009 ás 15:54h
    versão: 4

    Conheço a Editora Melhoramentos - só produz materiais de ótima qualidade. Gostei do livro e da iniciativa do Baixaki em disponibilizá-lo para download gratuito. Obrigado.

  • ~VitorSupremo ~VitorSupremo
    em 19/1/2009 ás 07:03h
    versão: 5

    Acho um absurdo isso que fizeram, passei 12 anos da minha vida aprendendo um português que não vou mais usar, indo a escola todos os dias, treinando português, sendo que agora já era, foi pro brejo. Agora nesse novo ano, vou ter que decorar todas essas regras diferentes do que eu aprendi, aff num sei pra que foram fazer isso.

Ver todos os comentários:

Programas Recomendados »

Publicidade


Shopping Baixaki





(0.482 segundos)