Controle seu mouse de uma maneira inovadora, com movimentos de sua cabeça e expressões faciais

Por Andressa Xavier

HeadMouse é um programa diferente e inovador, permitindo que os usuários mexam o mouse e usem seu desktop, fazendo apenas alguns movimentos com a cabeça. Parece estranho, mas isto realmente é possível. O programa trabalha em conjunto com qualquer webcam, que detecta estes movimentos e os transmitem para o mouse.

Esta aplicação foi desenvolvida pela Universidade de Lleida, na Espanha, com o intuito de auxiliar pessoas que apresentem comprometimentos motores. Criando-se um mouse virtual, estes usuários podem ter acesso a computadores, movendo os olhos, lábios e sobrancelhas, garantindo uma interação com as máquinas.

Calibrando sua expressão

Assim que você iniciar o programa, um processo de calibração é apresentado, ou seja, você vai visualizar uma janela com a captura de sua imagem. Isto é necessário para detectar o formato de seu rosto e suas expressões faciais, já que elas influenciam diretamente na utilização do programa.

Caras e bocas para a webcam detectar seus movimentos

 

É muito importante que a câmera esteja localizada de maneira centralizada, para capturar com exatidão seu rosto. Lembre-se de não alterar a posição da webcam. Durante a calibração, você deve abrir e fechar seus olhos constantemente, olhar para os lados, sorrir, levantar as sobrancelhas... Sendo um processo meio cansativo. Um modelo, com um desenho, é apresentado na tela, para lhe auxiliar a piscar na velocidade necessária.

Modelos a ser seguido

Depois de calibrado, a sua imagem pode ser verificada no canto inferior direito de sua tela. A partir do momento que um sinal verde, em forma de cruz, for apresentado sobre sua imagem, você já pode utilizar o mouse, fazendo movimentos delicados com sua cabeça, e levando o mouse para todos os lados da tela.

Configurando alguns movimentos

Espere o sinal verde para movimentar o mouseEnquanto estiver em execução, o ícone do programa fica presente na Barra de Sistema de seu PC. Clique sobre ele e escolha “Options”, para verificar e configurar algumas opções do programa. É possível definir a velocidade com que o mouse irá se mover, escolher uma opção para os cliques e arrastar os conteúdos selecionados pelo mouse.

HeadMouse ainda apresenta um manual (em inglês) completo e repleto de dicas para a utilização do programa. Esta ferramenta, após alguns ajustes, pode se tornar uma barreira a menos para as pessoas com dificuldades motoras utilizarem os mouses de computadores. Confira, faça os seus testes e dê um descanso ao mouse.


Importante

Antes de instalar o " HeadMouse " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o HeadMouse e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Por incrível que pareça, o programa funciona. Chega a ser engraçado quando alguém comenta o fato de movimentar o mouse com expressões faciais e movimentos leves com a cabeça, mas HeadMouse cumpre o que promete, fazendo o periférico de entrada indispensável para muitos usuários realmente se mover.

Os pontos negativos são a falta de precisão, a não ser que você passe muitas horas treinando e utilizando o programa. Você deve fazer movimentos delicados, caso contrário fica muito difícil localizar até o cursor do mouse. O processo de calibração também se torna cansativo, visto que se fizer algum movimento que saia do foco da câmera, o processo deve ser iniciado novamente. Mas não podemos negar: a experiência é, sem dúvida, inovadora e interessante.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Marcelo Marcelo
    em 27/7/2013 às 20:16h
    versão: 3.11 4

    O programa é bom mas sempre á um possibilidade de melhoria na captação dos movimentos e como elas influenciam no cursor, as vezes ele não obedece os movimentos.

  • filmmescom filmmescom
    em 13/5/2012 às 06:12h
    versão: 3.11 5

    cara precisa melhorar a detecção facila mas quem sou eu p criticar o belo trabalho feito pela equipe nota 1000 sem noção isso é perfeito hehe vou fazer hora com a cara de muita gente kkk muito bom

  • Alexis Muñoz Alexis Muñoz
    em 1/4/2011 às 14:39h
    versão: 2.0 5

    Parabens ao criador do programa, sou de uma empresa que trabalha especialmente com produtos para pessoas com deficiencia, acabei de recomendar o programa para uma pessoa que teve uma lesão medular na altura do pescoso para simplificar. apos testar o programa, esta pessao pode se comunicar, interagir e o principal, ela esta voltando a ter uma vida, por que esta tendo uma autonomia para poder falar com as pessoas, o dia dela tem um sentido, ela esta podendo pesquisar como escrever um livro, como procurar noticias sobre a sua deficiencia,e envia e-mail para os seus seres queridos. Parabens mais uma vez!!

  • Alexandre Karvalho Alexandre Karvalho
    em 9/7/2010 às 14:34h
    versão: 2.0 3

    O programa realmente faz o que promete, só que precisa-se de uma certa prática para configurá-lo e utilizá-lo. O mouse se movimenta mais as vezes vc precisa piscar varias vezes pra funcionar, não se pode sair da mira da camera e ele é um pouco lento, mais da pra configurar. Porém dá pra impressionar muita gente, com o fato de controlar o mouse com a face. Eu particularmente daria nota 8,5.

  • Thiagotht Thiagotht
    em 14/5/2010 às 20:18h
    versão: 2.0 1

    Muito chato ter quer ficar piscando, não conseguir configurar !

  • Davidson Davidson
    em 4/5/2010 às 18:49h
    versão: 2.0 3

    É um programa que realmente funciona, apesar de ser a segunda versão, ainda apresenta alguns problema como parar de funcionar após um tempo de uso. Vale também lembrar que o programa tem dificuldade de detectar as expressões quando a qualidade de imagem da webcam for baixa, como as de muitos notbooks.

  • Élisson Ribeiro Élisson Ribeiro
    em 22/9/2009 às 21:38h
    versão: 2.0 1

    Me sinto um idiota... até agora o boneco só pede pra eu piscar os olhos... já desisti...

  • mc.chrios157 mc.chrios157
    em 27/8/2009 às 13:10h
    versão: 2.0 5

    e 10 alem de pouca memoria mais rapido o downoad é showwwww

  • Corvo Corvo
    em 16/8/2009 às 22:20h
    versão: 2.0 4

    A equipe de desenvolvimento esta de parabéns pela iniciativa de se preocupar com os portadores de deficiência motora e por criar um software estável e alem de tudo gratuito. O programa é iniciado junto com o sistema operacional e sua calibragem feita de forma automática facilitando o acesso. Um usuário com dificuldades motoras com conhecimento básico em informática pode utilizá-lo sem preocupações (porem é necessária certa pratica e coordenação). Os requisitos mínimos de funcionamento: um processador Pentium IV 2GHz, webcam resolução mínima 640x480 são itens de qualquer computador popular hoje em dia. Todos estas características tornam o HeadMouse um software realmente acessível e funcional. Porem poderia ser melhorado: Suas funções somente substituem o botão principal do mouse. Clique duplo, botão secundário e o botão de rolagem são inutilizados. Poderia haver mais idiomas disponíveis para a leitura de manuais e processo de instalação e a disponibilidade de compatibilidade com outros sistemas como LINUX. No geral é um software ótimo.

  • Marcelo Marcelo
    em 18/7/2009 às 10:42h
    versão: 2.0 4

    O programa sim, é uma idéia ótima, quase perfeita, a não ser pelo fato de não interpretar a sua expressão perfeitamente. O programa deveria ser aperfeiçoado e vendido. A idéia é ótima, mas você não vai abrir o seu firefox todo dia com esse programa certo? Nota: 9,0 Genial Idéia inovadora Difícil interação Mas por ser free, é bom... :)

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)