Immersive Explorer 1.0.8

Immersive Explorer

1.0.8 Em Português

Conheça a nova maneira de navegar e gerenciar as pastas do seu computador


REQUERIMENTOS
  • Processador Core 2 Duo ou superior
  • 1 GB de RAM no mínimo
  • .NET Framework 4

Com o anúncio e o lançamento das versões de testes do Windows 8, a interface Metro está ganhando mais espaço a cada dia.

Sendo assim, chegou a hora de o navegador de arquivos do Windows também embarcar na ideia e ganhar uma versão com a cara do novo SO da Microsoft.

Estamos falando do Immersive Explorer, o próximo gerenciador de pastas do Windows. Ele chega à sua versão Alpha (pré-testes) e ainda não está terminado. No entanto, você já pode experimentar o aplicativo no seu Windows 7 ou 8 e conferir como está ficando a ferramenta.

Este explorador de arquivos é completamente diferente do que estamos acostumados. Afinal, ele levou a interface de tiles para mexer com seus arquivos e mudar todos os seus ícones. No fim das contas, quem resolver usar o aplicativo no futuro vai ter que se acostumar com essa nova forma de gerenciar suas pastas.

Conheça as funcionalidades do Immersive

Mais imersivo

A proposta do Immersive Explorer é ser bom o suficiente para substituir o velho Windows Explorer. Sendo assim, a ferramenta aposta na fluidez e beleza da interface Metro para deixar a sua experiência com os diretórios do sistema mais agradável. Desse modo, como na tela inicial do Windows 8, tudo foi construído a partir das tiles ou quadrados que mostram uma prévia animada do conteúdo que estão representando.

Dessa forma, a sua pasta de imagens vai se transformar num quadro vivo que mostra miniaturas das fotos arquivadas. Para os demais tipos de documentos, a representação é feita por um quadrado menor que carrega o nome e a extensão do arquivo.

Tenha um novo visual para navegar por arquivos.

Nova organização da interface

Todas as opções e menus que você estava acostumado a ver no Windows Explorer foram redesenhadas e colocadas no fundo da janela do Immersive. O novo gerenciador conta com três menus principais que se expandem e mostram as opções disponíveis para cada pasta ou arquivo.

É possível observar as alternativas “Browse”, “View” e “Edit” que abrem funções para navegação de pastas, visualização e edição de informações, respectivamente. Fora isso, no topo da janela, você pode conferir os botões para voltar, avançar, ir ao diretório superior e um atalho que leva ao “Meu Computador”.

Novos “Favoritos”

Assim que você executa o Immersive Explorer, o app mostra alguns atalhos que podem ser comparados aos antigos “Favoritos”. Existe o bloco “Common Folders”, o “Profiles” e o “Drives”: o primeiro traz as suas pastas principais, o segundo mostra os diretórios de cada usuário do PC e o último apresenta todos os seus discos.

Confira seus novos favoritos.

Por fim, parece que o novo explorador de arquivos vai recuperar as origens do Windows Explorer e adicionar um miniplayer de áudio diretamente na janela do aplicativo. Com isso, será possível escutar algumas músicas sem precisar abrir o seu player-padrão.

Imagens do Immersive Explorer

Conheça as funcionalidades do Immersive. Quadros animados. Favoritos reorganizados. Atalhos do topo da janela estão simplificados. Cada biblioteca com seu esquema de cores. Novo formato de interação. Cada arquivo um quadrado. Conheça as funcionalidades do Immersive Tenha um novo visual para navegar por arquivos. Confira seus novos favoritos.
Prós
  • Interface bonita
  • Página inicial reorganizada
  • Movimentos fluidos
  • Esquema de cores dinâmico
  • Prévia de conteúdo nos ícones de pastas
Contras
  • Sem ferramenta para pesquisa
  • Sem instalação

Nossa opinião sobre o Immersive Explorer:

Se você é um entusiasta ou pelo menos gosta da nova interface do Windows, provavelmente vai se interessar por este novo aplicativo para navegar pelas pastas do sistema. O Immersive Explorer deve se tornar a nova ferramenta para essa tarefa no Windows 8 e traz toda a leveza da Metro UI para os diretórios do seu PC.

A interface do programa é bastante atraente. Ela é construída basicamente através de quadros animados que mostram prévias do conteúdo guardado nas pastas. Além disso, tudo flui muito bem, e a rolagem da grade de pastas é bastante suave, assim como todos os demais movimentos do Immersive. Fora isso, a escolha de cores normalmente pende para o efeito negativo e consegue dar um bom toque final na interface do app.

Como ainda estamos na versão pré-testes, a ferramenta está suscetível a muitos erros e travamentos. No entanto, isso raramente acontece. Ainda assim, em nossos testes, notamos que a ferramenta mostra um pouco de lentidão para atualizar novos discos conectados ao PC e pastas recém-criadas.

Além do mais, ainda não é possível fazer pesquisas no aplicativo. Sendo assim, se você tem pastas de documentos bagunçadas, este app não é uma boa opção para uso diário.

Entretanto, a organização da página inicial do Immersive merece elogios. Ela traz apenas o essencial para quem abre o aplicativo pela primeira vez no dia e elimina o excesso de conteúdo. Fora isso, notamos que o esquema de cores para cada “Biblioteca” é diferenciado, o que pode ajudar você a se localizar.

A ferramenta, por ainda estar em desenvolvimento, não permite a instalação no seu sistema. Dessa forma, você só pode executá-la como uma aplicação portátil.

Por fim, podemos dizer que o Immersive Explorer realmente combina com o Windows 8 e promete ser um bom gerenciador de arquivos quando a sua versão final estiver integrada ao novo SO. Entretanto, o fato de ter substituído todos os ícones de arquivos por quadros exatamente iguais pode afastar algumas pessoas da ferramenta.

Ainda assim, quem quiser conferir como as ferramentas do Windows 8 vão funcionar deve gostar dessa prévia do novo explorador de pastas. No entanto, não é aconselhável substituir o seu programa-padrão pela nova aplicação, que ainda vai receber correções e aprimoramentos até o lançamento oficial.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Maicon Saraiva Maicon Saraiva   em 23/5/2014 - versão: 1.0.2

    Isso é Imersivamente horrível. Antes de ser "bonitinho" uma função assim tem que ser prática. Permitir o máximo de funções no menor espaço possível, cuidando é claro para não criar uma poluição visual. Não gostei do Windows 8 justamente por isso. O Windows 7 veio com essa ideia (Elegância e maior praticidade), mas o Windows 8 esqueceu da praticidade e focou só na elegância, esse esquema de navegação é horrível, a não ser que você tenha uma tela touch screen, ainda assim não poderia ter um mouse ou teclado que é muito mais prático. Não recomendo.

  • marcos ramello marcos ramello   em 8/5/2013 - versão: 0.5.6 Alpha

    Se vc. quiser um visual novo (com animações, etc...), ok ele é bom. Em termos de velocidade, pesquisa (não tem) nota zero, meu Windows explorer apesar de alguns itens ruins ainda dá de 10 nesse software, agora que vc. quiser ver animações e tem a sensação de estar no W8, use.

  • Vincilios Leorics Vincilios Leorics   em 8/5/2013 - versão: 0.5.6 Alpha

    Eu uso o Windows 7, e realmente achei muito caótico a organização dos icones. Os arquivos que ele consegue ler ficam passando na frente das pastas, e aquele monte de arquivo colorido(zip, rar, iso, pdf, exe) deixa o cara louco. Talvez quando apresentarem uma versão mais organizada futuramente seja bom, sem falar é claro na velocidade do próprio programa, que diga-se de passagem, não vale a pena.

  • cleberzinho cleberzinho   em 7/5/2013 - versão: 0.5.6 Alpha

    Antaes de tudo obrigado pela tradução Robson, fez eu me divertir ainda mais no explorer, bom, como diz o ditado "em time que esta ganhando não se mexe" diz bem a situação do explorer clássico podia mudar algumas coisinhas aqui e ali que para mim já estaria bom, "no problem" mas quando baixei e pensei "será que consegue substituir o explorer clássico ?" e então resolvi testar e surpresa ! Me surpreendeu de 1° e felizmente não tenho nenhum comentário negativo do substituto e pela minha impressão, ele é muito rápido (meu PC por enquanto é um Netbook com W Home Basic rsrs)a maneira de desbravar é fluída e ao mesmo tempo divertida ao ponto de já ve-lo o substituto do explorer classic e esse vai substituí-lo fácil, fácil.

  • Claudio Claudio   em 7/5/2013 - versão: 0.5.6 Alpha

    Uso o Windows 7, porem desativei as funções bibliotecas e favoritos, só que na janela do Immersive Explorer aparecem bibliotecas e favoritos sem a opção de excluir estes itens, e como as pastas estão desativadas em meu PC o Immersive Explorer da uma mensagem de erro. Tudo bem que o problema sou eu por ter desativado estas pastas porem, não gosto de programas que não permitem uma personalização e obrigam os usuários a aceitar eles como são.

  • joséllyk joséllyk   em 7/5/2013 - versão: 0.5.6 Alpha

    Muuito bom... recomendo !!!

  • Robson Robson   em 6/5/2013 - versão: 0.3.0

    O software encontra-se em fase de desenvolvimento constante. Já existe tradução oficial para Português do Brasil feita por mim e em concordância com autor do projeto. O download é automático e a cada release novos itens podem ser acrescentados.

  • David Ferreira David Ferreira   em 5/10/2012 - versão: 0.3.0

    Ja traduzir para portugues

  • Gilson Gilson   em 31/7/2012 - versão: 0.1.1 Alpha

    Gostei do estilo W8. Faltam detalhes, mas tá no caminho certo. Talvez seja o futuro do windows explorer. Microsoft, dê atenção ao trabalho destes caras.

  • daniel daniel   em 31/7/2012 - versão: 0.1.1 Alpha

    Essa é apenas a primeira versão, com certeza as melhorias vem por aí. Gostei bastante, dá uma nova cara ao sistema w8. Aguardo a versão final, hehe...

Ver todos os comentários »