Internet Explorer 9.0 Final

Internet Explorer 9.0

Final Em Português

Interface totalmente modificada, aceleração de hardware e outras novidades no navegador da Microsoft



Amado por muitos, odiado por tantos. De uma forma ou de outra, o Internet Explorer ainda é o navegador mais utilizado do mercado e acaba de chegar a sua nona versão. Depois de muitos anúncios e uma gigantesca expectativa criada em torno de seu lançamento, o IE9 vem repleto de novidades para recuperar a popularidade perdida.

A recém-lançada versão do navegador traz todos os recursos prometidos pela Microsoft e mostra que a empresa fez a lição de casa e ouviu as reclamações dos usuários, corrigindo um de seus maiores problemas: a velocidade. Assim, o Internet Explorer 9 vem muito mais rápido que suas versões anteriores.

Atenção: assim como já aconteceu com a nova versão do Windows Live Messenger, o Internet Explorer 9 não é compatível com o Windows XP ou versões anteriores a ele. Se você for usuário desses sistemas, o recomendado é que você continue a utilizar o IE8.

Para usuários da versão 64-bit do Windows 7, o download está disponível neste link:

Para usuários da versão 32-bit do Windows Vista, o download está disponível neste link:

Para usuários da versão 64-bit do Windows Vista, o download está disponível neste link:

 

Visual Renovado

Um dos principais motivos que faziam com que os usuários abandonassem o navegador oficial do Windows era seu visual antiquado e pesado. Em tempos de design enxuto e tudo muito limpo, o IE insistia em uma fórmula ultrapassada. Mas agora, o novo Internet Explorer traz uma interface reformulada e muito mais clean, adotando uma tendência que outros navegadores já vêm seguindo há algum tempo.

Novo visual

A diferença em relação à versão anterior é perceptível já na primeira vez que você abre o programa: em vez de uma interface sobrecarregada de elementos e poluída visualmente, o Internet Explorer 9 traz uma aparência muito mais leve, com as abas localizadas na parte superior da tela, da mesma maneira que já acontecia com o Google Chrome e recentemente adicionada na versão RC do Mozilla Firefox.

Essa reestruturação é uma tentativa de eliminar um dos maiores problemas do browser: a lentidão. Com poucos objetos a serem carregados, o aplicativo não exige tanto do computador na hora da inicialização. Outra alteração foi na posição dos botões de ação, como “Favoritos” e “Configurações”, que foram realocados para a extrema ponta da tela. O mesmo aconteceu com a barra de endereços, que agora fica ao lado das guias, no topo da página.

Abas interativas

Essas alterações eliminam uma grande porção de espaços não utilizados na interface, o que aumenta a área destinada à visualização de suas páginas. Além disso, como todos os ícones são muito discretos, você se mantém focado apenas àquilo que realmente importa. 

Integração com Windows 7

Porém, não é apenas no visual que o Internet Explorer traz novidades. O navegador também ganhou novas funcionalidades, principalmente para quem utiliza o Windows 7 e sentia falta de uma integração maior entre o browser e o sistema operacional.

Se esse é o seu caso, pode começar a comemorar. O Internet Explorer 9 possui um sistema que permite a fixação de serviços de web e sites favoritos diretamente na Barra de tarefas do Windows, da mesma forma que já acontecia com programas. Com isso, você tem acesso facilitado às páginas que mais frequenta. Essa integração entre sistema operacional e navegador só foi possível com a incorporação do HTML5 na estrutura do código.

Assim, basta um clique para você estar dentro de seu email ou serviço de notícias de que você mais gosta. Além disso, alguns sites, como o Twitter, têm uma integração ainda maior com essa função, permitindo que você realize ações diretamente por meio da barra. 

Arrastando o ícone

Para adicionar essa novidade é simples. Ao lado do endereço da página, há um pequeno ícone com o símbolo do site. Ao arrastá-lo, ele automaticamente se transforma em uma espécie de botão. Então só é preciso que você o envie para a Barra de tarefas do Windows 7 para que ele vire um rápido atalho.

Além disso, você conta com o recurso de listar atalhos. Se você estiver com o navegador fixado na Barra de tarefas, ao clicar com o botão direito do mouse em seu ícone são exibidos atalhos para as páginas com acesso frequente, bem como alguns comandos do navegador.

Agora você pode aproveitar o recurso “Aero Snap” do Windows 7 também para o Internet Explorer. Ele permite que você tenha a visualização de duas janelas do navegador lado a lado. Para isso, basta arrastar uma das guias abertas até a borda esquerda da tela e a outra até a direita.

Sites mais acessados a cada nova aba

Outra novidade é a adição de uma página específica para quando você abrir uma nova aba. Em vez de trazer um texto padrão ou uma tela em branco, o IE9 lista os dez sites mais acessados no navegador, da mesma forma que já acontece com o Chrome. Deste modo, o tempo que você leva para acessar seus endereços cai drasticamente.

Novo sistema de abas

Ao contrário do navegador da Google, o Internet Explorer 9 exibe uma pequena barra colorida abaixo de cada miniatura, indicando a frequência com que você entra em cada um daqueles sites. Isso permite uma maior organização da página, além de tornar o clique muito mais intuitivo. 

Mais organização em seus downloads

Para os apaixonados por downloads, uma ótima novidade: agora o IE9 também possui um gerenciador próprio, que lista e deixa seus arquivos baixados muito mais organizados e fáceis de serem encontrados.

Gerenciador de downloads

A diferença desta nova função em relação ao que já era feito pelos outros navegadores é a interface utilizada. O gerenciador da Microsoft traz todas as informações necessárias de maneira bastante condensada, mas sem deixar o usuário na mão. Isso significa que você visualiza o progresso do download de modo muito mais sucinto e organizado.

Além disso, ele realmente faz a função de gerenciamento funcionar de verdade. Caso você feche o navegador sem que o download esteja concluído, fique tranquilo, pois é possível continuar o processo exatamente de onde parou.

Melhoras técnicas

Apesar das novidades visuais e funcionais, o grande destaque do Internet Explorer é a melhoria que o navegador recebeu nas partes técnicas. Essas alterações são a grande aposta da Microsoft para o aplicativo, deixando-o muito mais rápido que sua versão anterior.

O aumento na velocidade é algo que vem sendo anunciado desde muito antes do lançamento desta versão. Há alguns meses, a empresa vem divulgando informações sobre o aperfeiçoamento dos motores do programa, além de exibir vídeos que comprovavam essa evolução.

O mais significativo deles era um vídeo que exibia um teste com o Acid3, uma suíte de aplicativos que coloca à prova toda a capacidade do navegador. Nele, o Internet Explorer 9 recebeu nota 95 em uma escala que vai até 100, enquanto sua versão anterior obteve apenas conceito 20.

Divulgação/Microsoft

Para obter esse resultado, a Microsoft aprimorou a compatibilidade do browser com os formatos HTML 5 e CSS3, o que fez com que ele rode de maneira muito mais fluida em sites que já utilizam esses padrões, sobretudo com as tags de aúdio, de vídeo e de canvas. Dessa forma, muitas páginas deixam de ser carregadas de maneira truncada, permitindo uma navegação mais leve.

A outra é a alardeada aceleração via hardware, considerada como a grande tendência para os navegadores da próxima geração. Ela funciona utilizando a placa gráfica do computador para dar uma turbinada no carregamento de elementos, deixando o processador livre e o PC mais rápido.

No Internet Explorer, isso já começa a ser utilizado e a diferença é perceptível logo nos primeiros instantes de uso. Se você utilizou as versões anteriores do navegador e detestava a lentidão com que os elementos eram carregados, fique tranquilo, pois esse problema ficou no passado.

Maior compatibilidade com HTML5

Uma comparação feita pela equipe de desenvolvedores colocou, simultaneamente, dois vídeos de alta resolução em HTML 5 em um netbook já equipado com o Internet Explorer 9. Percebeu-se que houve um consumo mínimo da capacidade de processamento do computador. Enquanto isso, um único filme em outro navegador fez com que o aparelho fosse ao seu extremo.

O potencial gerado por essa tecnologia já é algo observado por desenvolvedoras de hardware, como Dell, ASUS e NVIDIA. Além disso, a Intel já se pronunciou e informou que sua próxima geração de processadores, com arquitetura Sandy Bridge, vai integrar-se perfeitamente às GPUs, deixando-as mais rápidas. Isso faria com que navegadores, como o IE9 ficassem ainda mais turbinados e potentes.

Mais segurança

O Internet Explorer sempre foi alvo de ataques, porque não possui um sistema de segurança tão avançado quanto o de seus rivais. Pensando nisso, a Microsoft lançou atualizações bastante interessantes nesta versão do navegador. Começando pela segurança nativa, agora o IE também conta com recursos de proteção da privacidade e promete atualizações de segurança mais frequentes.

O Internet Explorer 9 foi eleito pelo instituto NSS (NSS Labs Research) como o navegador mais seguro. As pesquisas realizadas pelo NSS mostraram que ele é capaz de impedir o acesso (ou emitir um alerta) contra 99% dos programas maliciosos voltados para engenharia social.

Além disso, o navegador conta com o filtro Smartscreen que tem por objetivo avisar o usuário quando um link for redirecioná-lo para um endereço de confiança duvidosa. Se você gosta de privacidade em sua navegação, agora o IE 9 possui um sistema aprimorado nesse sentido.

A Proteção Contra Rastreamento permite que você defina quais informações pessoais podem ser coletadas por sites de terceiros. Para isso, é preciso ativar a função e definir a lista de endereços para os quais o navegador deve (ou não) compartilhar informações.

Aceleração gráfica

Um dos grandes destaques desta versão do navegador é a aceleração de hardware oferecida, o que o coloca em vantagem com relação aos seus competidores. O Internet Explorer 9 é capaz de efetuar a aceleração de todas as etapas do processamento de páginas HTML (completa).

Com isso, ele consegue renderizar um site de maneira mais rápida e efetiva, utilizando recursos do hardware de seu computador, no caso, o processador gráfico da máquina (GPU).

Este recurso permite um melhor aproveitamento dos recursos gráficos das páginas da internet. Ou seja, você pode assistir a vídeos em alta resolução enquanto utiliza outros recursos do computador ou navega em páginas diferentes, aproveitando as imagens de maneira mais eficiente e sem apresentar travamento, ou comprometer o desempenho da máquina.

A aceleração de hardware também possibilita melhores experiências com jogos online que rodem a partir do navegador, carregando telas e ações de forma mais rápida e com mais qualidade.

Como instalar

Instalando o navegador

A instalação do Internet Explorer 9 é feita em duas etapas. A primeira é ao baixar o pequeno instalador, disponível ao clicar no botão de download desta página. Uma vez baixado, basta executá-lo para que o navegador seja, de fato, adicionado ao seu computador.

Além disso, após o término da instalação é preciso que o computador seja reiniciado para atualizar o sistema e fazer com que todas as alterações sejam ativadas. Para usuários do Windows Vista, entretanto, é preciso utilizar um arquivo específico para o sistema operacional, que pode ser adquirido através deste link: Clique aqui para Baixar! 

Se você utiliza o Windows Vista e estiver recebendo um erro relacionado a possuir uma versão mais recente do Internet Explorer 9 instalada em seu computador, clique aqui para ver uma resolução para o problema.

O Baixaki também separou algumas dicas para você ficar craque em como utilizar a nova versão do navegador da Microsoft. Vale a pena conferir!

Imagens do Internet Explorer 9.0

Novo visual Atalhos na Jumplist Recurso do Aero Snap aplicado ao navegador Gerenciador de downloads Arrastando o ícone Maior compatibilidade com HTML5 Maior compatibilidade com HTML5 Novidades técnicas no IE9 Novo sistema de abas Abas interativas
Prós
  • Visual renovado
  • Mais rápido
  • Sistema de gerenciamento de downloads
  • Mais seguro
  • Possui aceleração de hardware
  • Integra com a Barra de tarefas do Windows 7
Contras
  • Sem compatibilidade com Windows XP
  • Conta com poucos addons

Nossa opinião sobre o Internet Explorer 9.0:

Após perder espaço para outros navegadores, parece que a Microsoft fez a lição de casa e traz um programa que realmente atende às expectativas de todo usuário. O Internet Explorer 9 é visualmente bonito e muito rápido, o que pode ser considerado como a melhor novidade desta nova versão.

Em relação às funções, o IE9 traz vários elementos que facilitam a navegação, como o sistema de páginas visitadas quando uma nova aba é aberta e a possibilidade de armazenar sites na Barra de tarefas do Windows 7. Além disso, o navegador traz pequenos detalhes que facilitam a utilização e ainda o deixam mais veloz, como é o caso do novo posicionamento dos botões na tela e a limpeza feita na interface.

A maior compatibilidade com HTML 5 e a aceleração via hardware dão uma incrível turbinada ao IE9, colocado-o em pé de igualdade com os demais navegadores, que até a versão anterior estavam a anos-luz de distância no quesito velocidade. Além disso, o próprio browser oferece maneiras de deixá-lo ainda mais rápido ao desabilitar alguns complementos.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Matheus Alexandre Matheus Alexandre   em 24/8/2014 - versão: Final

    ficou mais rapido e o visual esta mais bonito

  • carlos carlos   em 22/8/2014 - versão: Final

    Otimo muito rapido

  • Leandro Fallout Leandro Fallout   em 20/8/2014 - versão: Final

    Para quem é fã do navegador, vale a pena, ta bem mais rápido e seguro que os anteriores.

  • andre maciel da silva dias andre maciel da silva dias   em 12/8/2014 - versão: Final

    Este novo internet explorer versão 9 é de loucos...,é um autentico foguete,está mesmo muito rápido!1000 vezes mais rápido que o crome!estou surpreendido!espectacular!parabens microsoft com estas novas atualizações veloçipédicas ao internet explorer!pessoal baixem,pois esta versão 9 atualizada é mais rápida do que a luz!nota 100%!

  • Aulette Martins Aulette Martins   em 6/4/2014 - versão: Final

    E tá muito rápido... :)

  • diofis diofis   em 21/3/2014 - versão: Final

    este navegador e muito bom rápido e abre qualquer pagina que tenha na net muitas pessoas não gosta dele e porque quando foi lançado dava erro d+ mais agora não perde pra nem um outro isso e garantido.

  • Maycon Sobral Maycon Sobral   em 20/1/2014 - versão: Final

    Bem, eu estava usando o Google Chrome e este estava falhando muito, estava travando e apresentando problemas com os plug-ins...baixei o Mozila Firefox e no primeiro dia estava funcionando bem, mas passou a travar também, as páginas começaram a travar...enfim, eu já tinha o Internet Explorer instalado no meu note, mas torcia o nariz para ele por causa da minha internet que não era tão veloz quanto a atual, mas por enquanto, o Internet Explorer 9.0 é o que está funcionando corretamente, meu sistema op. é Windows 8.1.

  • Altairjc Altairjc   em 25/11/2013 - versão: Final

    Eu gostava do internet explore, era muito bom nas versões antigas até a versão 7. Agora tá muito ruim... há tempos vinha tendo problemas cada vez que entrava no Outlook, não conseguia abrir meus e-mails, parava de responder todo o e-mail que tentava abrir e responder, o cursor não para fica o tempo todo saltitando de uma fase a outra, além de muitos travamentos... De primeiro momento achei que era com o site do Outlook e por varias vezes tentei negativa lós por esses inúmeros problemas. Só agora que resolvi procurar no baixaki, um navegador melhor e mais rápido, e depois de ver os comentários da galera, resolvi baixar o Opera para testar, imediatamente descobri que o problema é realmente com o navegador Explorer, o qual eu sou fiel. Já observei que esses problemas ocorrem desde das versões anteriores....

  • Eliton Ribeiro Eliton Ribeiro   em 15/11/2013 - versão: Final

    as novas versões do IE vem surpreendendo. Ainda mais paras os desenvolvedores de sites que antes tinham de desenvolver um tipo de aplicativo para cada navegador. Antes os arquivos de CSS desenvolvidos para o chrome e ate mesmo para o Mozilla não se adaptavam aos padrões do IE. com essas novas versões isso tem ficado pra trás, mas ainda sim acho o IE muito lento em certas ações. Ainda acho ele novato no modo de abas, algumas vezes ele trava. Mas tirando isso seria quase q perfect. Mas ainda continua com o Chrome, ágil, leve e sem frescuras. VLW

  • Ramon Nascimento Ramon Nascimento   em 27/10/2013 - versão: Final

    No Win 7 pode ser que de alguns bugs, tendo em vista que o cara quer carregar n coisas ao mesmo tempo na arrancada do SO, isso prejudica qualquer máquina eis ai o ponto fraco dele, no Win 8 rodou sem problemas, usei por anos o Firefox e Chrome, não os descartei mas por hora o da Micro tah rodando e muito bem, espero ter ajudado trabalho com informática a 8 anos. ;)

Ver todos os comentários »