*

KOffice 2.1.0

KOffice

2.1.0
  • Gratuito
  • 1,97 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8
  • Atualizado em 27/7/2011
  • The KOffice Team
  • Baixar
    Gratuito

Pacote de aplicativos de escritório, de código aberto, com origens no Linux e agora disponível para o Windows

Por Oliver Hautsch
Publicidade

O KOffice fugiu do sistema operacional do pinguim e embarcou no Windows, para alegria (ou não) dos usuários que gostam dos programas para Linux, mas nunca puderam mudar de sistema. O pacote vem com os tipos mais usados de programas para escritório, como editor de texto, planilhas, apresentações e outros adicionais. A interface é simples e há suporte para o idioma português brasileiro.

Fácil? Nem tanto

Notícias correram dizendo que o KOffice é de fácil instalação e utilização para usuários acostumados com as facilidades do Windows. Entretanto, já durante a instalação, nota-se que a história é um pouco diferente. Na primeira etapa você deverá deixar tudo nas opções padrão, a menos que saiba o que está fazendo. Quando a tela ilustrada na imagem abaixo aparece é que podemos perceber que nem tudo é tão simples quanto as notícias dizem.

Opções de instalação.

Felizmente, o Baixaki está aqui para dar a você as instruções de quais opções deverão ser marcadas. O primeiro item é o pacote de linguagem — tenha paciência, pois a ordem alfabética da lista é somente aparente. Role a tela para baixo até encontrar a descrição “Brazilian Portuguese language pack” e marque a caixa que estará ao lado do nome do pacote.

*Olhar as imagens da galeria é uma ótima ideia para ajudar, caso você se perca.

Por sorte, você não precisa “descobrir” quais pacotes serão necessários em adição ao próprio arquivo de instalação do KOffice — diferentemente do que acontece com a maioria dos programas para Linux. Role a tela até o final e marque a caixa de seleção que fica ao lado do nome “koffice-msvc” e descrição “UNSTABLE KDE Office application suite”.

Instalando o KOffice.

Em seguida, clique em “Next” e aguarde. Encoste na cadeira, vá tomar um café, assista um pouco de televisão ou brinque com o cachorro, pois o download de todos os arquivos de instalação demorará vários minutos, já que também serão incluídos programas e arquivos dos quais o KOffice precisará para funcionar. Quando eles forem terminados, serão instalados automaticamente.

*Lembramos que o pacote ainda está em versão de testes e, portanto, sujeita a erros, bugs e travamentos.

Programas da suíte

Incluídos no pacote, você terá à mão um editor de apresentações, o KPresenter; um editor de texto, o KWord; e um editor de planilhas, chamado KSpread. Além destes, serão instalados programas adicionais para tratamento de imagens, gráficos vetoriais, gerenciamento de projetos e alguns utilitários.

Mesmo tendo um pacote de linguagem para correção ortográfica no nosso idioma, todas as interfaces dos programas do KOffice estão em inglês, então é necessário um bom conhecimento da língua para a operação. De forma geral, os principais programas da suíte são extremamente leves e fáceis de trabalhar, bastando alguma adaptação, já que a forma como as ferramentas estão dispostas é totalmente diferente de qualquer outro.

KSpread

Por padrão, sempre que você abrir um aplicativo, uma tela parecida com a de criação de documentos do Microsoft Office 2007 será mostrada, oferecendo os vários tipos de arquivo que poderão ser criados, como por exemplo o tamanho da imagem, no caso do programa de edição de figuras. Existem até alguns modelos prontos para facilitar a criação dos documentos mais corriqueiros.




Importante

Antes de instalar o " KOffice " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião sobre KOffice

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o KOffice e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Obviamente, em se tratando de software beta, podemos esperar que haja certa instabilidade. Durante nossos testes, foi constatado somente um travamento e o programa foi fechado. Portanto, se você é curioso e quer experimentar o KOffice, fique à vontade, mas não substitua outros programas já consagrados, pelo menos até que saia a versão final e possamos fazer um novo teste.

Depois que você se acostumar com um dos programas do KOffice, será muito fácil a adaptação aos demais, já que todos têm basicamente a mesma interface e a mesma disposição das ferramentas, com poucas variações. Entretanto, mesmo tendo sido facilitada em relação à instalação do Linux, ainda há pedras no caminho para os usuários com pouca experiência.

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • gilmar gilmar
    em 29/8/2011 ás 10:02h
    versão: 2.1.0 1

    Tentei de diversas formas, e as telas do instalador mudaram, precisam atualizar os passos para instalação. Agora é necessário selecionar o endereço do download, mas tentei vários dos disponíveis e em nenhum deles localizei o Koffice. Decepcionante...

  • Ian Ian
    em 31/5/2010 ás 14:46h
    versão: 2.2.0 1

    Uso sempre a oção inicial de "Download Only", para que eu tenha como reinstalar caso precise. O instalador logo vai baixar um pacote de 4Mb. A finalidade é preencher a janela das opções (como vista acima). Mas a janela aparece vazia. Não adanta voltar e tentar de novo. A instalação termina aí mesmo. Em resumo, simplesmente não funciona do jeito. Portanto detesto instaladores automáticos.

  • Prince Brown Prince Brown
    em 28/3/2009 ás 18:41h
    versão: 2.0 alpha 8 3

    Bom, como a equipe do bxk disse, esse programa mesmo sendo bom, ainda nao deve ser trocado por outros programas de escritorio como o Office, por exemplo, que é um programa em uma versão final e com ótimos programas bem carregados de opções para vc .. Flw !

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki