Lazarus 1.2.2

Lazarus

1.2.2

Conheça essa ferramenta de programação que é muito idêntico ao Delphi e grátis


OBSERVAÇÕES
  • Ao clicar em "Clique aqui para baixar" uma página abrirá com diferentes fontes(mirrors). Basta você escolher um e clicar em download para baixar o software.

O Lazarus é uma ferramenta feita em código aberto para programadores. O seu ambiente é desenvolvido em Pascal e é idêntico ao Delphi. Possui um TForm onde você cria as suas janelas e coloca vários componentes diferentes de acordo com a ocasião.

Para aqueles que estão pensando em começar a programar, com certeza o Lazarus pode ser muito útil para entender um início da programação. Basta conseguir alguma Apostila de Delphi e seguir à risca, afinal, os dois são idênticos.

O Delphi sempre levou a fama de trazer muita coisa já pronta. No Lazarus a situação não muda muita muito. Há vários componentes como você pode conferir a seguir, que realmente facilitam a sua vida.

Muitos programadores abominam componentes assim pelo fato de fazer com o que o programa aumente muito o tamanho. Outros adoram, afinal, se você deseja economizar tempo, componentes assim tornam-se uma mão na roda.

Componentes

Com o Lazarus certamente seu programa vai ter todos os ícones e componentes necessários para deixar de uma visão atraente e bem competitiva se comparada outros programas. Há uma infinidade de abas com muitos componentes para você escolher qual ficará melhor ajustado à sua necessidade. Confira abaixo o que você pode encontrar em cada aba e repare a semelhança comparada ao Delphi:

Aba Standard:

Aqui estão presentes os componentes mais comuns para construir um programa simples, são campos de texto, ferramentas para escrita, painéis entre outros. Lista de componentes:

  • TMainMenu, TPopupMenu, TButton, Tlabel, TMemo e TToggleBox.
  • TCheckBox, TRadioBurron, TListBox, TComboBox TScrollBar e TGroupBox.
  • TRadioGroup, TCheckGroup e TPanel. TActionList.

Aba Additional:

Na aba Additional, você poderá encontrar os componentes parecidos com os da aba Standard, porém com muito mais capricho e algumas funções a mais. Lista de componentes:

  • TBitBtn, TSpeedButton, TImage, TShape, TBevel e TPaintBox.
  • TNotebook, TLabeled Edit, TSplitter, TMaskEdit, TCheckListBox e TScrollBox.
  • TApplicattionProperties, TStringGrid, TDrawGrid, TPairSplitter e TColorBox.



Aba Common Controls:

Aba especial para você ter controle sobre o seu programa. É possível criar uma barra com atalhos para alguma função do seu programa ou controlar o tempo que leva para executar alguma determinada ação. Lista de componentes:

  • TTrackBar, TProgressBar, TTreeView, TListView, TStatusBar e TToolBar.
  • TUpDown, TPageControl, TTabControl e TImageList.



Aba Dialogs:

Representada pelos ícones, aqui você adicionará componentes como, por exemplo, um campo que você clica em uma basta e escolhe um arquivo para anexar o seu programa. Também há outras funções presentes na aba que você poderá usar no seu programa. Lista de componentes:

  • TOpenDialog, TSaveDialog, TSelectDirectoryDialog, TColorDialog e TFontDialog.
  • TFindDialog TReplaceDialog, TOpenPictureDialog e TSavePictureDialog.
  • TCalendarDialog, TCalculatorDialog, TPrinterSetupDialog, TPrintDialog e TPageSetupDialog.


Aba Misc:

Mais adicionais poderão ser encontrados na aba Misc. É possível adicionar uma calculadora, um calendário, caixa de cores e até botões como OK, cancelar já com figuras próprias dentro do botão incrementando mais ainda seu programa. Lista de componentes:

  • TColorButton, TSpinEdit, TFloatSpinEdit, TArrow, TCalendar e TEditButton.
  • TFileNameEdit, TDirectoryEdit, TDateEdit, TCalcEdit, TFileListBox e TXMLPropStorage.
  • TIniPropStorage, TBarChart, TButtonPanel e TIDEDialogLayoutStorage.



Aba Data Controls:

Figuras, editores, gráficos, calendário e tabela. Essas são alguns dos componentes que você vai poder utilizar por meio da aba Data Controls. Lista de componentes:

  • TDBNavigator, TDBText, TDBEdit, TDBMemo, TDBImage, TDBListBox e TDBComboBox.
  • TDBCheckBox, TDBRadioGroup, TDBCalendar, TDBGroupBox e TDBGrid.


Aba Data Acess:

Para facilitar alguns atributos banco de dados, confira alguns componentes que podem ser usados nessa aba. Lista de componentes:

  • TDataSource, TMemDataSet, TSdfDataSet, TFixedFormatDataSet e TDbf.


Aba System:


Para configurar XML, HTML e o tempo de execução de alguma parte do programa, não deixe de conferir a aba System. Lista de componentes:

  • TTimer, TIdleTimer, TlazComponentQueue e THTMLHelpDatabase.
  • THTMLBrowserHelpViewer, Tprocess e TXMLConfig.


Aba SynEdit:


Faça alterações para arquivos em HTML, ferramentas para Unix e Shell, PHP entre muitas outras opções. Lista de componentes:

  • TSynEdit, TsynAutoComplete, TSynExporterHTML, TSynMacroReader e TSynMemo.
  • TSynPassSyn, TSynCppsyn, TSynPerlSyn, TSysnHtlmSyn e TSynXLMsyn.
  • TSynFMSyn, TSynUnixShellScriptSyn, TSynCssSyn, TSynPHPSyn e TSynTeXSyn.
  • TSynSQLSyn, TSynPhotoSyn, TSynAnySyn e TSynMultiSyn.


Aba RTTI:

Uma aba que você encontrará praticamente de tudo: botões, caixas de texto auxiliares para números com casas decimais, imagens entre outros. Lista de componentes:

  • TTIEdit, TTIComboBox, TTIButton, TTICheckBox, TTILabel, TTIGroupBox e TTIRadioGroup.
  • TTICheckGroup, TTICheckListBox, TTIListBox, TTIMemo, TTICalendar e TTIImage.
  • TTIFloatSpinEdit, TTISpinEdit, TTITrackBar, TTIProgressBar, TTIMaskEdit e TTIColorButton.
  • TMultiPropertyButton, TpropertyGrid e TTIGrid.


Aba IPro:


Aba para você alterar dados em HTML e arrumar data. Lista de componentes:

  • TipFileDataProvider e TipHtmlPanel.


Aba SQLdb:

Se você usar SQL como seu banco de dados, confira a aba SQLdb que vai lhe trazer muitos pontos positivos para aperfeiçoar o seu banco. Também é possível fazer a ligação com o ODBC. Lista de componentes:

  • TSQLQuery, TSQLTransaction, TIBConnection, TODBCConnection e TmySQL40Connection.
  • TmySQL41Connection, TmySQL50Connection e TPQConnection.


Banco de Dados:


Como dito anteriormente, o Lazarus possui muitos componentes prontos. Para banco de dados, você poderá conectar sem problema algum. Até fica um pouco mais fácil mexer com as tabelas e com os atributos por esse fato, use e abuse dos componentes para fazer um banco de dados com uma boa validação.

Quanto às ferramentas para banco de dados, você pode usar várias opções como Oracle, MySQL, Interbase entre outros.

Recomenda-se fazer uma modelagem de dados para fazer um perfeito banco de dados, entre muitos programas que ajudam a modelar, confira o DBDesigner que chega até a gerar scripts prontos para você usar.


Object Inspector:

Como no Delphi há uma barra de objetos com várias opções para você alterar os componentes. Com muita freqüência você vai usar essa guia, afinal na guia Properties é possível mudar nome, trocar cor, fonte entre muitos.

Na guia Events, você colocará eventos em determinado objetos, por exemplo: quando você clicar no botão “Open”, abra a janela com a foto “a”. Existem variadas maneiras de você alterar os componentes, use com mais frequência o programa e descubra outras formas.

Por fim, há a guia Favorites que você poderá fazer mais uma infinidade de alterações para que seu programa fique de acordo com o seu gosto.

Messages:

Abaixo das suas linhas programadas, há uma caixa de texto chamada Message, aqui você poderá ver erros de sintaxe ou de digitação no meio do seu programa.

Enfim, com tantas opções, o Lazarus é um programa completo para você testar e aprovar, vale a pena ter uma ferramenta como esta para quem tem interesse em aprender a programar ou então para quem é da área de tecnologia.

Funcionalidade:

Com o Lazarus é possível fazer programas fantásticos de uma maneira simples e prática. Se você tiver um pouco de conhecimento sobre algoritmos, é possível fazer qualquer programa imaginável.

Por exemplo, é possível construir programas para ler códigos de barras com o Lazarus. Se você quer algo mais avançado, você pode fazer um programa executando Threads e habilitando a execução de um único programa em várias máquinas.

 

Imagens do Lazarus



SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Thexder Thexder   em 20/4/2014 - versão: 1.2.0

    Uso o Delphi a muitos anos e sei do seu poder , acontece que o delphi é particular e a licença é paga . Alternativamente existe o Lazarus que é um software livre e muito bom. Recomendo muito, pois além de ser multi plataforma é compatível com o Delphi sendo possível de reaproveitar o código dos seus aplicativas feitos em Delphi. Ai vão falar se é para portar por que não faz tudo em java ? kkkkk ...... Porque o java é uma linguagem interpretada não gera código nativa da CPU sendo muito lenda para aplicações criticas onde se precisa de cada milissegundo da CPU. Neste ponto o Lazuros e o Delphi são infinitamente mais rápidos pois geram código de maquina nativo da CPU aproveitando toda velocidade do Processador Eu Desenvolvo em Delphi para windons e porto minhas aplicações com o Lazarus para Linux recomendo muito mesmo .

  • filipe filipe   em 27/1/2014 - versão: 1.0.14

    O lazarus nos da uma variedade de opções para incluir no projeto, o que o faz uma das melhores ferramentas de desenvolvimento orientada a objetos... recomendo a todos que desejam ter um programa simples, freeware, e uma linguagem super fácil de se desenvolver!!!

  • Alair Neto Alair Neto   em 26/1/2013 - versão: 1.0.4

    É bem parecido com o Delphi, é tem muito tutorias na internet para quem quer aprender. Fiz muitos aplicativos para windows com essa IDE.

  • elterteodoro elterteodoro   em 22/12/2012 - versão: 1.0.4

    O legal do lazarus,e o que falta a ser feito,nós mesmo podemos fazer no caso do Delphi isto não é possivel. Se Lazarus/FreePascal tivesse padrinhos como o java(Oracle,google,etc..) e dot.net(Microsoft/netware),com 25% dos recursos que o java/dot.net,talvez até seria mais utilizados que os dois juntos. O potencial de desenvolvimento do Lazarus/FreePascal é muito grande,só não é maior pela falta de tempo para se dedicar ao projeto de seus contribuidores.

  • Jose Jose   em 19/10/2012 - versão: 1.0.2

    Eu nunca tinha usado um Gui Builder antes, só programava de forma convencional, mas foi só baixar um tutorial (existem excelentes tutorias na internet) e em algumas horas já estava fazendo o programa que eu queria. Muito fácil, muito intuitivo. Agora posso programar para o sistema que quiser. E usando o programa Strip, que vem nele, mais o 7zip, consegui reduzir o tamanho de um executável em 28x.

  • gabriel mss gabriel mss   em 1/9/2012 - versão: 0.9.30.4

    É médio por que eu não gosto muito de programas com essa abas,mas tirando isso é bem legal

  • riusrius riusrius   em 26/8/2012 - versão: 0.9.30.4

    O Lazarus é muito bom, é extremamente multiplataforma, funciona no Linux, Windows, OS/2, Mac OS, Mac OS X, ARM, BeOS, BSD, DOS, CORO e mais. Há pessoas dizendo que o executável do Lazarus é enorme, certamente não conhecem o programa STRIP.EXE que já vem com o Lazarus, localizado na pasta C:\lazarus\fpc\2.4.3\bin\i386-win32. Para quem diz que ele não tem muitos recursos comparados ao Delphi, e isto em certo nível é verdade, pois o Lazarus no momento ainda não chegou a versão 1.0.0.0 e sem muitos fins lucrativos, podem pesquisar sobre componentes como o PowerPDF, ZEOS, FortesReport, LazReport, WebLaz, SQLite3, Firebird, MySQL, PostgreSQL e muito mais, alguns do Lazarus, outros de terceiros. O código do Lazarus é "99%" igual ao do Delphi. Existem sites que falam especificamente sobre o Lazarus só pesquisar :).

  • Natan Lopes Natan Lopes   em 12/7/2012 - versão: 0.9.30.4

    Excelente IDE para Desenvolvimento Object-Pascal

  • William de O. Ferreira William de O. Ferreira   em 3/2/2012 - versão: 0.9.30.2

    O Lazarus é uma ferramenta excelente! Os que não procuraram saber melhor sobre a ferramenta dizem sobre ser pesado e o executável ser grande. O Lazarus não é pesado, quando carregado sem projetos consome em torno de 25mb e seus executáveis diminuem de tamanho se configurado para não adicionar os símbolos de debug ao executável.

  • Renam Renam   em 12/8/2011 - versão: 0.9.30

    o lazarus não é tam bom assim falta melhorar umas coisas, como o tamanho dos aplicativos gerados por ele,são muito grandes e o reconhecimento dos condigos contem erros, alguns comandos não fucionam e não permite a troca de eventos... como de Button1Click para Button2Click... O tempo de execuçao dos seus aplicativos é muito bom.

Ver todos os comentários »