Math Type 6.0c

Math Type

6.0c

Coloque fórmulas em editores de texto usando apenas o ctrl+c, ctrl+v


OBSERVAÇÕES
  • 30 dias de uso.
REQUERIMENTOS

Os editores de texto, de uma forma geral, possuem certas limitações quando se trata de inserção e edição de fórmulas. Muitos alunos e professores enfrentam problemas para inserir as fórmulas em documentos e acabam inserindo à mão.

Math Type é um potente editor de equações matemáticas que permite copiar e colar as fórmulas criadas nele para aplicativos como Microsoft Word, Microsoft Office entre outros editores. Um dos pontos fortes do programa é a facilidade que o usuário encontra para inserir símbolos utilizados em notações matemáticas, além de notações como matrizes, frações, inequações, etc.

Os objetos inseridos no Office a partir do Math Type são convertidos para uma imagem, de forma que fica muito mais fácil manipular e posicionar no documento. Caso seja necessário editar a fórmula, basta das um clique duplo em cima da imagem e você poderá alterar qualquer dado normalmente.

Personalizando

Em livros e trabalhos, as formulas normalmente ganham um destaque maior do que o resto do texto. Por esse motivo, Math Type permite que a cor do texto das equações seja alterada, assim como tipo e tamanho de fonte.

Para alterar tais configurações, clique duas vezes sobre o item “Color” presente na barra de status do programa. A fonte pode ser alterada acessando a opção “Style” também localizada na barra de status.

Opções que não acabam mais

O número de símbolos, fórmulas prontas e notações é bem grande, o que impressiona para um programa que ocupa tão pouco espaço em disco como Math Type.

A melhor parte é que todos esses símbolos estão dispostos em uma barra de ferramentas localizada no topo do programa, bem ao alcance do usuário, tornando o trabalho muito mais fácil.

Problemas com Macros no Office

Para poder usufruir das vantagens que Math Type oferece, o usuário deve autorizar o uso de Macros nos programas do Office. A função de uma macro é agilizar tarefas que são realizadas com maior freqüência. Existe um tipo de macro de nome VBA, que são mais potentes, geralmente criadas por desenvolvedores a fim de executar vários comandos no computador.

Autorizar o acesso de macros nos programas do Office pode ser um pouco perigoso, pois usuários mal-intensionados podem introduzir uma macro perigosa por meio de um documento que, se aberto, permitirá que ela seja executada e possivelmente espalhe vírus, malwares, worms, etc. em seu computador.

Para liberar o uso de macros no Word, acesse o “Botão Office” e clique na opção “Opções do Word”. Em seguida acesse o item “Central de Confiabilidade” e clique em “Configurações da Central de Confiabilidade...”.  Agora escolha a opção “Configurações de Macros” e marque a opção “Habilitar todas a Macros”. Assinale também a configuração “Confiar no acesso ao modelo de objeto do projeto do VBA”. Pronto, agora é só usar o Math Type.

Imagens do Math Type

Crie equações.
Prós
  • permite a criação de fórmulas sem esforço.

Nossa opinião sobre o Math Type:

Math Type é uma ótima alternativa para quem cansou de brigar com os editores de fórmulas do Office. A interface do programa é extremamente intuitiva, ideal para usuários iniciantes. A grande vantagem do aplicativo é o fato dele ser super leve, ocupando pouquíssimo espaço em disco, uma ótima pedida para quem possui computadores mais modestos.

O fato de o programa converter as fórmulas para imagem facilita muito a manipulação dessas dentro do ambiente do Word, mas liberar o uso de Macros nos programas do Office pode ser um risco à segurança. Mesmo assim, não deixe de conferir este ótimo programa e de quebra se livrar das burocracias que os editores de texto possuem para editar fórmulas.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Willian Pimenta Tamaso Willian Pimenta Tamaso   em 9/4/2013 - versão: 6.0c

    Tem uma Ferramenta melhor e gratuita: Microsoft Mathematics é gratuito e alem de poder colocar formulas facilmente em outros documentos é uma calculadora poderosa, plota graficos, resolve os mais variados tipos de equações e calculos, derivadas e integrais entre outros.

  • Francisco de Assis Souza Marinho Francisco de Assis Souza Marinho   em 15/11/2012 - versão: 6.0c

    Para quem precisar editar expressões, fórmulas e equações, não existe outro melhor do que o MATHTYPE. Que pena que não é totalmente gratuito! Ele roda 30 dias e depois uma de suas barras desaparecem, mas dá pra continuar usando normalmente! Valeu! Faz 18 anos que uso esta ferramenta...

  • Sílvio Vieira Sílvio Vieira   em 2/5/2010 - versão: 6.0c

    Muito bom programa. Para quem busca rapidez e versatilidade na escrita de equações e fórmulas matemáticas. Além de possibilitar sua utilização em conjunto com os pacotes da Microsoft Office, tal como o Word 2007. Para aqueles que trabalham com equações, ele facilita sua numeração no texto permitindo fazer alterações em qualquer parte, sem ter que referenciá-las todas novamente. Uso esse programa a muito tempo e essa versão está ainda melhor.

  • Miriam de Fátima Vianna leonel Miriam de Fátima Vianna leonel   em 28/7/2009 - versão: 6.0c

    Simplesmente fantástico. Super fácil de usar,´você edita fórmulas muito mais rapidamente, é só clicar crtl-C e ctrl-V. A barra de ferramentas tem funções parecidas com as do Microsoft Equation e muita mais. Adorei, pena que não é gratuito.

Ver todos os comentários »