Visualize e crie documentos no formato XPS com facilidade no Windows XP

Por Wikerson Landim

Você conhece o formato XPS? Se não conhece, vale a pena conferir o que é. O XPS é baseado em na linguagem XML e trata-se de um formato de arquivo similar ao PDF. Desenvolvido pela Microsoft, a proposta da empresa é rivalizar com a poderosa Adobe, oferecendo um formato gratuito para visualização de arquivos.

Para quem é usuário do Windows Vista a visualização de arquivos como esse é automática. Já para quem possui Windows XP e deseja também ter acesso a esse formato, é necessário baixar um visualizador para poder trabalhar com arquivos XPS.

Para quem está em buscando um programa do gênero pode baixar e conferir o Microsoft XPS Essential Pack. O aplicativo da empresa de Bill Gates é gratuito e permite, além da visualização, a criação de documentos do gênero.

Tela de instalação do Microsoft XPS Essentials


Ao clicar no link de download você será direcionado para uma página da Microsoft onde poder optar por baixar duas versões: uma para Windows XP 32 Bits e a outra para Windows XP 64 Bits. Verifique qual é a versão do seu sistema operacional.

Para instalá-lo, basta baixar o arquivo e dar um duplo clique sobre ele para executá-lo. A instalação é automática e tudo que você precisa fazer é seguir o passo a passo sugerido. Antes de iniciar o processo, certifique-se de fechar todos os programas em execução, uma vez que ao término será preciso reiniciar o computador para que ele entre em funcionamento.

Barra de tarefas do Microsoft XPS Essentials


A interface do aplicativo é bastante simples e não foge muito aos demais softwares que a própria Microsoft produz. No entanto, o visual aqui não é dos melhores e os recursos são mínimos. As bordas e a barra de ferramentas seguem o padrão adotado em seu desktop.

 


Importante

Antes de instalar o " Microsoft XPS Essentials Pack " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Microsoft XPS Essentials Pack e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Embora a imensa maioria do mercado ainda seja dominada pela Adobe com o consolidado formato PDF é não é de se duvidar que, dentro de alguns anos, a Microsoft assuma uma fatia desse bolo e passe a ser comuns encontramos documentos nas extensões PDF e XPS.

Enquanto isso não acontece, a menos que você precise criar ou visualizar um material nesta extensão, a melhor opção ainda é de longe os leitores da extensão criada pela Adobe, que possui mais recursos e maior suporte.

O XPS não decepciona e seu maior mérito é o fato de ser gratuito. Ou seja, não custa nada baixar e instalar o programa em seu computador, mas dificilmente, pelo menos na atualidade, você irá utilizar com frequência os seus serviços.

ImportantePrós
  • Facilidade de instalação
  • Ferramenta gratuita
ImportanteContras
  • Poucos documentos disponíveis

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Fernando Cézar Fernando Cézar
    em 18/6/2010 às 17:03h
    versão: 1.1 5

    Simples e direto como tem que ser uma programa para leitura. Agora é uma pena que o formato XPS é pouco difundido se comparado com o PDF é tão somente uma fração, eu tenho usa o formato XPS para salvar arquivos e tenho tido uma boa resposta. Acho que como diz o colega de baixo, ele promete...

  • Jeferson Jeferson
    em 4/4/2010 às 17:38h
    versão: 1.1 5

    Le e cria arquivos xps tranquilamente de forma descomplicada. Apesar de nao ter muitas funções, é isso mesmo que o programa promete.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.172 segundos)