Minha Conexão

Minha Conexão

A velocidade da sua conexão está baixa? Faça um teste completo e compare o resultado com servidores de diversas localidades



Como saber a velocidade real da sua internet? Basta acessar o Minha Conexão e aguardar um minuto para que o serviço aplique um teste completo em sua banda. Além de contar com gráficos coloridos e animações em Flash, a página oferece diversos servidores para que você compare os resultados com diferentes regiões do Brasil e do mundo!

Como medir a velocidade?

Quando se fala de velocidade de internet, o primeiro valor que vem à cabeça dos usuários é a taxa de download. Claro que esse valor é importante, mas ele diz respeito apenas à quantidade de dados que seu computador recebe. Além dessa quantia, temos a velocidade de upload (que mede a taxa de envio de informações) e o ping (tempo de resposta entre a sua máquina e o servidor). Para quem joga pela internet, por exemplo, o ping chega a ser mais importante que a velocidade de download.

Testando sua conexão.

Também é essencial ressaltar que todos esses valores dependem da comunicação da sua rede local com os servidores e, portanto, variam de acordo com a localidade dos mesmos. Além de medir as três grandezas principais (velocidade de download, velocidade de upload e tempo de resposta), Minha Conexão oferece servidores de diferentes lugares para você comparar os resultados.

Inicie o teste

Basta acessar o Minha Conexão para fazer uma verificação rápida. Após alguns segundos, o serviço informa o tempo de resposta, a velocidade de download e a de upload com o servidor mais próximo à sua rede. Ao final, você tem opções de compartilhar o resultado através do Facebook e Twitter.

Refaça o teste em outro servidor.

A seguir, você pode adicionar o Minha Conexão ao seu site (via código HTML) ou de repetir o teste com outros servidores. Clicando na segunda opção, você escolhe qual estado deseja utilizar como referencial. Na parte inferior da página, você também encontra gráficos com o resultado de seus testes anteriores.

Dicas

Para aumentar a precisão do teste, pause antes qualquer download que estiver realizando e pare temporariamente a sua navegação na internet. Como qualquer experimento, repita o teste algumas vezes para eliminar eventuais desvios de medida. Caso o teste não esteja funcionando adequadamente em seu computador, opte por "Usar Teste Simples".

Imagens do Minha Conexão

Testando sua conexão. Refaça o teste em outro servidor. Gráfico com os resultados anteriores. Resultado final.
Prós
  • Realiza o testes automaticamente
  • Permite que o usuário escolha o servidor para o teste
  • Resultados precisos
Contras
  • Nem todas as opções são bem ilustradas
  • O site possui diversos avisos em cores fortes

Nossa opinião sobre o Minha Conexão:

Minha Conexão não só conta com uma boa aparência como também demonstrou ser bastante eficiente. Nos diversos testes realizados, os resultados foram condizentes com os de outros sites, como o TestMySpeed.com e o Speedtest.net. Destaque para sua interface toda em português e para a possibilidade de o usuário incorporar o medidor em seu próprio site.

Basta acessar o serviço para que um teste rápido seja iniciado, facilitando muito o processo. No entanto, apontar para um servidor específico não é muito intuitivo e também não conta com qualquer acompanhamento do serviço. A quantidade de avisos em cores fortes na página é grande, o que também atrapalha um pouco a navegação do usuário.

Ao selecionar um servidor internacional, Minha Conexão não permite que você escolha qual deseja utilizar. Por outro lado, a parte inferior do site cria gráficos automaticamente a partir dos resultados dos testes anteriores. Ótima alternativa para verificar a velocidade da sua conexão de maneira rápida e fácil.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Bruno Silvério Bruno Silvério   em 2/5/2012 - versão:

    Eu ja tinha visto esse "identificador" de conexao em alguns blogs q acesso no dia-a-dia. E tem funcionando perfeitemante, aki em ksa e em ksa de alguns colegas de trabalho tbm!! Pontos positivos existem mtos mas o melhor é q se a conexao estiver lenta no dia, ele ira identificar a conexao lenta, e vice-versa tbm!! Posso dizer q recomendo fazerem o teste do "Minha Conexão", e é gratuito, mais uma motivação = D

  • Shakall Shakall   em 4/7/2011 - versão:

    A minha velocidade alterou muito e em na sequencia teve um resultado totalmente contrário não confiei muito

  • Arthur Pompeu Arthur Pompeu   em 13/6/2011 - versão:

    Como o amigo comentou. Eu também pago os 5 mb da velox , mas na verdade a velocidade vai no máximo a 3 mb. Vou questionar através do atendimento , se não der resultado vou na ouvidoria, ae ainda assim não der certo. Procon neles até o talo.

  • Lucas Barros Lucas Barros   em 12/6/2011 - versão:

    gosto do RJNET e mais rapido e te da exemplos de download e tempo de demora

  • Rodrigo Rodrigo   em 12/6/2011 - versão:

    Não quero fazer propaganda mas a minha net da CTBC é o máximo.

  • Mauro Mauro   em 12/6/2011 - versão:

    aki deu certo.. tenho gvt 5mb e marco 6,84 de down e 0,74 de up... acho q ta bom neh... =P

  • marcos marcos   em 12/6/2011 - versão:

    a velocidade de download é de 0.58mbps e de upload 0.33mbps. mais eu pago por 1 mega.

  • harry harry   em 12/6/2011 - versão:

    mostra a velocidade da conecção atual! to baixando um arquivo aqui e ele tbem mostrou a velocidade do recebmento!

  • bboynet bboynet   em 12/6/2011 - versão:

    Pelo menos a de vcs é rápida, já eu aqui em manaus pago R$100,00 por 140.5 kbps quem dera tivesse eu a metade da de vcs...

  • J.cesar J.cesar   em 12/6/2011 - versão:

    O teste acabou provando o que eu já sabia: pago 5 Megas mas só tenho na prática 3. Fazer o que é o Velox...

Ver todos os comentários »