Moodle 2.7.1

Moodle

2.7.1

Sistema de aprendizagem virtual que pode ser aplicado tanto ao ensino à distância quanto presencial



Moodle é um sistema para administração de cursos e de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, na forma de ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. Moodle é a sigla de “Modular Object Oriented Distance Learning”, sendo um modelo para criação dos ambientes virtuais que vão disponibilizar os cursos de ensina à distância, por exemplo, por meio da internet.

Diversas instituições de ensino e centros de formação estão adaptando a plataforma e adequando-a aos seus conteúdos próprios e obtendo sucesso nos resultados. As adaptações não ocorrem somente para cursos à distância, mas também para apoio a cursos presenciais. O Moodle pode ser utilizado em todos os Sistemas Operacionais, desde que eles tenham suporte para PHP.

Tela do programa, com o exemplo de uma aplicação.

Filosofia do projeto


A filosofia do projeto é orientada por uma aprendizagem particular chamada pelos desenvolvedores de “pedagogia social construcionista”, que investiga os quatro conceitos bases do projeto, sendo eles:

1. Construtivismo — Esta filosofia sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos à medida que interagem com seu ambiente;
2. Construcionismo — Sustenta que a aprendizagem é particularmente eficaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem;
3. Construcionismo Social— Um grupo de pessoas construindo algo para as outras, criando de maneira colaborativa uma pequena cultura de “coisas” compartilhadas, bem como com os significados compartilhados;
4. Ligado e Separado — Neste ponto, o objeto de observação é a motivação das pessoas em uma determinada discussão de assuntos.

Estes conceitos podem não ser compreendidos e assimilados em uma primeira leitura, mas os desenvolvedores recomendam aos usuários possuírem um conhecimento prévio destas idéias.

Características gerais do Moodle

O sistema visa promover uma pedagogia de colaboração, com atividades e reflexões críticas sobre os temas, podendo ser adaptada para cursos tanto presenciais quanto à distância. Compatível com navegadores simples, o programa é leve e eficiente. Para a instalação, o usuário necessita de um banco de dados e pode compartilhá-lo com outras aplicações, ou seja, não precisa ser somente para o Moodle.

Tela para cadastro de usuários novos.

O acesso a todos os cursos está permitido para qualquer visitante, entretanto todas as provas, lista de exercícios e informações de segurança ficam restrita somente para os usuários registrados. Ou seja, as pessoas podem acessar a página para conhecer o ambiente, a disposição das informações e a interface. Assim, você pode ficar tranqüilo, até porque o  Moodle foi desenvolvido com uma atenção consideravelmente grande voltada aos aspectos de segurança das informações.

Seções como recursos, fóruns de discussão, diários entre outros, possuem um editor HTML simples de usar, sendo que até os usuários sem conhecimentos avançados em programação podem trabalhar com estes conteúdos. Moodle é completo e um ambiente de aprendizagem que vai garantir excelentes resultados no ensina à distancia e presencial.

Imagens do Moodle



SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • eliseu eliseu   em 14/8/2013 - versão: 2.5.1

    muito bom mesmo, para pessoas q gosta de da aulas virtuais.

  • samuel samuel   em 5/10/2010 - versão: 1.9.5

    Com o moodle, eu implemementei em minha escola de Informática, o sistema de ensino a distância Nota 10

  • Rafael Martins Rafael Martins   em 27/5/2010 - versão: 1.9.5

    Utilizo o Moodle como aluno no Curso Técnico de Redes de Computadores no SENAI SC Jaraguá do Sul, e acho um ótimo recurso pedagógico.

  • rildexter rildexter   em 12/1/2010 - versão: 1.9.5

    De facil compreensão é um grande aliado na educação a distancia.A comunidade moodle traz sempre novidades e esta sempre pronta pra ajudar os novato. Realmente o ilang é muito bom como o Diego disse, mas o moodle é totalmente livre e gratuito, enquanto o ilang irá cobrar pelo suporte e atualizações.

  • Geraldo Luiz de França Geraldo Luiz de França   em 6/1/2010 - versão: 1.9.5

    Não achei ainda o programa na lingua portuguesa, se souberem onde encontrar avisem-me.

  • Diego Diego   em 4/1/2010 - versão: 1.9.5

    http://www.ilang.com Acho o design mais atrativo e intuitivo, sem contar que tem mais funcionalidades.

  • marta marta   em 21/10/2009 - versão: 1.9.5

    ta muito bem

  • Valeria Ferreira Santo s Valeria Ferreira Santo s   em 8/2/2009 - versão: 1.9.1

    Apesar de requerer estudo e treino é um ótimo recurso para Educação A Distancia - EAD. Recomendo. è o futuro da educação e da disseminação do conhecimento no mundo.

Ver todos os comentários »