Mozilla Firefox 40.0.2

Mozilla Firefox

40.0.2
  • Em Português
  • Gratuito
  • 39,20 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
  • Atualizado em 14/8/2015
  • Mozilla
  • Baixar
    Gratuito

Firefox inaugura visual mais em sintonia com o Windows 10 e traz mais novidades

Por Fernando Daquino
Publicidade

O Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora.

Além de figurar como um dos mais importantes browsers do mundo, o aplicativo é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.

Em um mercado cada vez mais acirrado, a desenvolvedora do browser da Raposa adotou um planejamento de atualizações em curtos ciclos de desenvolvimento com a intenção de implementar novos recursos, corrigir problemas com maior agilidade e, consequentemente, aprimorar a experiência de navegação dos seus adeptos.

Briga de gente grande

Surgido de um projeto criado por Dave Hyatt e Blake Ross em 2002, somente dois anos depois a plataforma de navegação pela internet se desmembrou de outras ferramentas e se tornou um browser independente. No começo, o Firefox se popularizou apenas entre o nicho de adeptos do “software livre”, e mesmo assim já alcançou dezenas de milhões de downloads.

Não demorou muito para que o navegador começasse a receber melhorias relevantes e o seu potencial fosse observado por outros perfis de internautas. E foi basicamente assim que o produto da Fundação Mozilla ganhou seu espaço e quase desbancou a hegemonia do Internet Explorer.

A briga por esse mercado ficou ainda mais acirrada com a chegada do Google Chrome, fazendo com que o browser da Raposa perdesse espaço. Contudo, isso não significa que ele piorou ou fez com que desmerecesse a sua história. Muito pelo contrário: não há dúvidas de que o Firefox é um excelente browser e é capaz de dar conta do recado durante a sua rotina de navegação — oferecendo ainda milhares de plugins para se adaptar e personalizar a sua experiência.

Diga olá!

Recentemente, o Firefox melhorou algumas funções que foram introduzidas em suas versões antecessoras. Uma dessas ferramentas foi o Hello — serviço de chat por áudio e vídeo que roda a partir do próprio browser —, que agora está definitivamente integrado ao sistema. Nele, é possível criar salas de bate-papo para até dois participantes. 

A funcionalidade pode ser acessada por meio do menu principal do navegador ou do botão de atalho localizado ao lado da Barra de endereço. Sua utilização não tem segredo: após acessar o popup do Hello, você precisa apenas clicar em “Começar”.

No canto inferior direito da janela, é exibida a tela de chat. Você pode optar por uma sala de vídeo ou de áudio, bem como nomeá-la. Depois, é só enviar o convite por email ou link direto para um amigo. É importante lembrar que é indispensável ter um microfone ou uma webcam para se comunicar por meio do aplicativo.

Na versão 40 do Firefox, esse chat passou a permitir a criação de "links com contexto". Basicamente, quando você vai criar uma nova conversa, é possível especificar um título e adicionar comentários, o que torna o recebimento dos links mais amigável.

Muita personalização

Uma das principais características do Mozilla Firefox é a liberdade que ele oferece ao usuário no quesito de personalização. Você pode até mesmo escolher a ordem e a localização dos menus e botões do navegador, customização detalhadamente a sua experiência com o software. Uma quantidade absurda de temas também está disponível, sendo possível baixa-los gratuitamente.

Novidades da versão 40

Em sua última versão, o Firefox trouxe uma série de melhorias, sendo a maioria delas focada na sua compatibilidade visual e técnica com Windows 10, recém-lançado pela Microsoft. O Visual ficou mais chapado, e o esquema de cores agora deixa o browser mais “inserido” no sistema operacional. Você pode notar isso especialmente no novo design da barra superior da janela do Firefox 40.

A Mozilla ainda inseriu um novo gerenciador de extensões. Ele tem praticamente as mesmas funções do mecanismo anterior, mas agora mostra tudo de forma mais organizada. Com isso, você consegue remover ou desabilitar algum complemento através de botões bem proeminentes.

Ainda no campo dos complementos, há uma melhoria de segurança relacionada a eles. Sempre que você tentar adicionar alguma extensão que não possui certificado, o navegador vai avisar sobre a possível ameaça, mas não vai bloquear a instalação. A partir do Firefox 41, o bloqueio deve passar a funcionar plenamente em casos desse tipo.

Houve ainda uma melhora no tempo de inicialização de todos os plugins e uma série de mudanças menores foram implementadas, o que deve melhorar a usabilidade.




Importante

Antes de instalar o " Mozilla Firefox " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opini�o Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Mozilla Firefox e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A Mozilla tem seguido a mesma política da Google de lançar “versões fechadas” em um curto espaço de tempo — mais com o intuito de demarcar território e chamar a atenção dos adeptos (e de possíveis novos usuários) do que para divulgar algo realmente cheio de novidades significativas.

Essas atualizações constantes do Firefox têm gerado uma série de controvérsias: alguns reclamam dizendo que são mudanças excessivas, enquanto outros dizem que o navegador inova pouco. Independente de em qual lado você se encontra (ou se você não se enquadra em nenhum desses “perfis”), saiba que, a cada lançamento, fica claro que a Mozilla tem levado suas atualizações mais a sério do que nunca.

Bonito e funcional

A interface do browser da Raposa adotou há algum tempo o padrão minimalista seguido pela maioria dos softwares dessa categoria. Com menus bem organizados, ícones intuitivos e suporte completo para o português, a sua interação com o navegador deve acontecer de maneira descomplicada e bastante agradável — mesmo que você nunca tenha mexido nele antes.

Além disso, ela está ainda mais bem organizada, centralizando todos os recursos oferecidos em um único menu que abusa de ícones grandes e intuitivos para facilitar ainda mais a sua interação. Mesmo quem nunca usou o browser da Raposa não deve encontrar dificuldades para utilizá-lo.

O aque temos de novidade nesse aspecto é o conjunto de mudanças leves no design do software nessa 40ª versão. A Mozilla tentou deixar o visual do seu browser mais similar ao do próprio Windows 10, e ela realmente conseguiu melhorar nessa direção, apesar de não considerarmos o Firefox uma ferramenta que segue os padrões de design do novo SO da Microsoft.

Ainda mais veloz

Não podemos reclamar do desempenho apresentado pelo Mozilla Firefox. Ele dá conta do recado, e com folga, para atuar como veículo de navegação na internet para internautas com qualquer tipo de rotina, desde os novatos até aqueles que possuem uma demanda mais exigente do aplicativo.

Até mesmo o elevado consumo de memória, um dos problemas tão mencionados em edições mais antigas dele, já foi superado. Com isso, mesmo que testes específicos de institutos renomados mostrem o Firefox atrás de outros browsers, a diferença de milissegundos existente não afeta a sua experiência de navegação. 

De olho no futuro

Outro ponto positivo do navegador da Raposa é a sua preocupação com o crescimento de uso do HTML5 e a sua integração cada vez maior com serviços online e redes sociais — o que, em teoria, permite que seus adeptos se comuniquem e compartilhem conteúdos com maior facilidade.

Outra funcionalidade recentemente adotada pelo aplicativo que mostra a preocupação da desenvolvedora com o futuro foi o mecanismo de chat por áudio e vídeo. Batizado de Hello, ele permite que o internauta converse com um amigo, familiar ou colega de trabalho através de videochamadas sem a necessidade de abrir outro software. Tudo acontece diretamente do browser, não precisando realizar qualquer cadastro.

De qualquer forma, as mudanças no ciclo de lançamentos da Mozilla, já divulgadas no TecMundo, começam a surtir efeito. O novo Firefox está mais rápido que seus antecessores e atinge o objetivo principal da Mozilla: reduzir o consumo de memória. De quebra, ele ainda está ficando cada vez mais agradável aos olhos.

ImportantePrós
  • Redução no uso de memória
  • Suporte aperfeiçoado para HTML5 e integração com redes sociais
  • Bom desempenho de navegação
  • Interface renovada para combinar melhor com o Windows 10

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Juninho Silva Juninho Silva
    em 7/8/2015 ás 20:46h
    versão: 39.0.3 5

    Muito bom! Sem dúvidas é o melhor navegador da atualidade!

  • Player X Player X
    em 27/7/2015 ás 11:10h
    versão: 39.0 5

    o melhor de todos

  • Elson Marcos Werlang Elson Marcos Werlang
    em 24/7/2015 ás 14:01h
    versão: 39.0 5

    Usava o Firefox, mas desde a versão 3.0 do Chrome comecei a usar o Chrome, volta e meia fazia uns testes com o Firefox e qual não foi minha surpresa que ele esta ganhando longe em estabilidade e velocidade. Vai supera o Chrome logo logo.

  • Murilo Santos Murilo Santos
    em 20/7/2015 ás 11:44h
    versão: 39.0 1

    que lixo essa atualização tava otimo conseguiram estragar trava direito nao carregas as coisa direito

  • CÍCERO SILVA CÍCERO SILVA
    em 16/7/2015 ás 11:24h
    versão: 39.0 2

    Decepcionado com as ultimas atualizações, uso o Firefox desde sua primeira versão como navegador padrão, e usei até a versão 29. De lá para cá o navegador que era estável, leve, de fácil configuração independente do IE, agora está pesado, cheio de bugs, travamentos, em conflito com pluguins principalmente o Flash Player. Não abre todo o conteúdo das páginas.Com um alto consumo de memória ram de até 30%. Fica difícil se manter leal a raposa, e só o uso de teimoso na esperança de que ele se estabilize, até lá vou usando Opera e Chrome.

  • Juninho Silva Juninho Silva
    em 4/7/2015 ás 23:57h
    versão: 39.0 5

    O melhor navegador do momento! Nunca me deixou na mão! Utilizo o Firefox como o meu navegador padrão! E o Opera como 2° opção! Os dois estão melhores que o Chrome!

  • Wellington Wellington
    em 4/7/2015 ás 14:09h
    versão: 39.0 1

    sinceramente gente eu era um fã do mozilla pra mim era o melhor navegador que existia! Mas essa insistência de travamentos enche muito o saco! Tem um monte de atualizações e nunca se resolve esses travamentos! É um saco!

  • Eduardo alves Eduardo alves
    em 25/6/2015 ás 03:58h
    versão: 38.0.6 5

    o melhor em questão velocidade desempenho plugin o único problema gue ele trava em alguns sites mais isso não diminui o Mozilla

  • Juninho Silva Juninho Silva
    em 23/6/2015 ás 00:06h
    versão: 38.0.6 5

    Nunca me deixou na mão, tenho muitas extensões no Firefox, e nunca travou, não fica + lento, esta muito bom pra navegar com o Firefox, não entendo porque essa pessoas a baixo estão reclamando, o Firefox não trava faz tempo aqui! Experimente desinstalar ele por completo e instalar de novo, ai vcs vão ver o Mozilla Firefox super veloz!

  • Ricardo Freitas Ricardo Freitas
    em 19/6/2015 ás 15:19h
    versão: 38.0.6 1

    Com esta versão se tornou um porta para spywares e malwares que atuam nas falhas de segurança do navegador, exemplo: desative os cookies do navegador ai você abre o navegador na pagina inicial e feche em seguida e o antivirus acusara 213 cookies, fora a falha de serunça que insiste em aparecer. Logo não tem segurança nenhuma

Ver todos os comentários:

Requerimentos

  • Processador Pentium 4 ou mais recente que suporte SSE2
  • 512 MB de memória RAM
  • 200 MB de espaço livre no disco de armazenamento

Shopping Baixaki

Publicidade






(0.297 segundos)