O Alienista

O Alienista

Em Português

O Alienista, uma das obras mais impactantes de Machado de Assis, totalmente gratuita para você em formato PDF


REQUERIMENTOS

Esta é uma versão digitalizada da obra O Alienista, de Machado de Assis, um dos mais célebres escritores brasileiros. A obra foi publicada primeiramente em partes, entre outubro de 1881 e março de 1882, quando foi publicada em volume único.

A obra é uma das primeiras da fase realista de Assis. Ela é considerada uma novela por alguns, um conto para outros e, para a maioria, ela é um conto longo. Nos últimos anos, as obras dessa fase do escritor estão constantemente presentes nos vestibulares mais concorridos.

Resumo da obra

O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, um médico português que constrói um hospício chamado Casa Verde, no Rio de Janeiro, para confinar os alienados mentais no mesmo ambiente e assim estudar os distúrbios. Simão começa a internar na instituição pessoas aparentemente sãs, mas não para as idéias do doutor.

A situação começa a ficar tensa até o ponto onde aqueles que ainda estavam fora do hospício tramam uma rebelião. Em um primeiro momento, Simão revela autoridade e perspicácia, demonstrando-se mais inteligente que os rebeldes. Porém, os soldados do Rei chegam ao local, se unem aos revoltosos e o hospício é ameaçado.

Mas a revolução não pretende derrubar o hospício e libertar os "doentes". Eles apenas queriam que Simão liberasse alguns enfermos com base em novos conceitos de loucura. Mas o médico, muito pelo contrário, determina que o líder da revolução também é insano e interna mais de 50 pessoas na instituição.

Tudo para o Dr. Bacamarte é sinônimo de loucura e nem mesmo sua esposa, D. Evarista, escapa de uma internação. Em outra atitude surpreendente, o médico inverte os papéis e determina que os sãos são os loucos e vice-versa. Ele divide os "loucos" em diferentes tipos e ensina valores a cada enfermo. Em menos de um ano, a instituição fica vazia.

Porém, nessa inversão de papéis, Simão Bacamarte se dá conta de que ele é... louco. Ele se interna para curar sua insanidade.

DOMÍNIO PÚBLICO

Uma obra cai em domínio público quando seus direitos econômicos já não pertencem a nenhuma pessoa ou entidade. Geralmente, o tempo de algum objeto, obra ou qualquer outra manifestação artística cai em domínio público após um período mínimo no mercado, que pode variar entre 50 e 70 anos.

O PORTAL

O portal Domínio Público oferece centenas de obras que já caíram em domínio público, ou seja, são gratuitas para qualquer pessoa. Porém, a página corre um sério risco de ser desativada, pasmen, pela falta de acessos.

Para acessar a página e mantê-la viva, clique aqui.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • MrPower MrPower   em 13/11/2011 - versão:

    ja li esta obra..

  • Filipe Filipe   em 3/10/2009 - versão:

    Isso é boato. Já faz alguns anos que está circulando na internet e até o site o Globo cometeu a gafe de publicar o possível fechamento. Basta olhar as estatísticas do site que a cada mês o número de acessos aumenta: http://www.dominiopublico.gov.br/Indicadores/servlet Apesar de não haver riscos de desativação, é interessante dar uma passada por lá para olhar as obras disponíveis.

  • Carla Carla   em 9/8/2009 - versão:

    Exelente obra de Machado de Assis, vale apena ler.

Ver todos os comentários »