OCCT Perestroika 4.3.2

OCCT Perestroika

4.3.2 Em Português

Software para teste e monitoramento de processador, memória, placa de vídeo e outros componentes do PC



De visual renovado, o OCCT Perestroika chega à sua quarta versão e está ainda mais amplo e compreensível.

Sua função é realizar testes e monitoramento de hardware em um computador, relatando tudo em forma de gráficos modificados em tempo real e que exibem uma série de informações.

“OCCT” é uma sigla para “OverClock Checking Tool”, ou seja, uma ferramenta para verificação de overclock. Em resumo, testar até onde vai a capacidade de hardware de um PC. Para tal, o OCCT Perestroika realiza três tipos de teste, de três formas diferentes, além de contar com recursos que mostram para você em tempo real a quantas andam os componentes do seu computador.

Os testes

O OCCT Perestroika testa seu computador das seguintes formas:

  • CPU: apenas o processador, com todos os seus núcleos, são verificados. Dessa forma, a CPU de seu computador é sobrecarregada para verificar se há algum erro neste componente bastante passível de falhas;
  • RAM: agora, somente a memória RAM é o alvo da verificação. Toda a capacidade do aplicativo se centra na corrente Processador-Chipset-Memória;
  • Mix: a última modalidade de testes realiza os dois anteriores de forma alternada. É mais completo e pode ser útil para quem quer um panorama geral de hardware.

OCCT Perestroika

Além disso, cada um desses testes pode ser realizado de três formas:

  • Auto: durante 1 hora, o teste “Mix” é aplicado na máquina;
  • Custom (Infinite): um loop com o teste que você escolheu;
  • Custom (Fixed): aqui, além de selecionar o tipo de teste, você define também o tempo durante o qual ele será executado.

Como resultado das verificações, são fornecidos vários gráficos em forma de arquivo de imagem. Por meio desses arquivos, que marcam também a hora exata em que foram gerados bem como trazem informações sobre a sua máquina, é possível acompanhar as variações de desempenho de cada um dos componentes.

Sistema de monitoramento integrado

Independente de estar realizando testes ou não, o OCCT Perestroika conta com uma tela exclusiva para monitoramento do sistema. Normalmente à direita da janela principal do programa, esta seção guarda gráficos atualizados em tempo real e também uma tabela em que são exibidas informações sobre uso de processamento e memória, temperatura e, por fim, voltagem da máquina.

Referencial

Ideal para quem entende pouco de hardware, mas quer ter uma ideia de se tudo está nos conformes, o OCCT Perestroika conta com valores referenciais para todas as informações que armazena na tela de monitoramento. Assim, enquanto as medições variam, você verifica se tal marcação está dentro do normal ou não.

Opções de monitoramento

Suporte completo a todos os processadores

Em sua nova versão, o OCCT Perestroika traz novidades visuais, como uma interface toda remodelada, e também suporte completo para todos os processadores Intel e AMD. Nessa gama de dispositivos suportados se incluem as últimas linhas Sandy Bridge e Bulldozer.

Nem tudo está pronto

Já nesta versão, o OCCT Perestroika traz uma aba com opção de testes para GPU, ou seja, sua placa de vídeo. No entanto, como afirma o desenvolvedor em seu site oficial, o aplicativo ainda não realiza esse tipo de verificação. Segundo a página do programa na internet, esta função estará disponível apenas em futuras atualizações.

Imagens do OCCT Perestroika

Opções de monitoramento
Prós
  • Fácil de usar
  • Interface bem organizada
Contras
  • Não realiza testes relacionados à placas de vídeo

Nossa opinião sobre o OCCT Perestroika:

OCCT Perestroika é uma opção muitíssimo interessante para verificação de hardware, tanto pela quantidade de recursos de que dispõe quanto pela facilidade de acesso e de interpretação aos dados fornecidos pelo programa. Tudo isso permite que você tenha mais informações de qualidade e com precisão sobre a “saúde” dos principais componentes de seu PC.

A interface do programa merece uma qualificação positiva por apresentar seu conteúdo de forma organizada. Além disso, as várias telas que podem ser exibidas ou ocultadas, bem como a possibilidade de alternar o modo de visualização de algumas janelas, permitem diferentes formas de se verificar os conteúdos exibidos pelo OCCT Perestroika.

Enfim, quem quer mais informações sobre as funcionalidades de seu computador tem no OCCT Perestroika uma ótima opção. O único fato lamentável é a ausência de ferramentas de testes envolvendo a unidade de processamento gráfica, o que reduz a quantidade de recursos do programa. Fora isso, ele funciona de forma eficiente e estável, sem nenhum problema.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Thiago Thiago   em 21/1/2014 - versão: 4.3.2

    Uma pena não estressar a VGA mas para CPU é ótimo. Ele gera relatórios pós teste que são confusos mas o interessante é ver a temperatura em tempo real no gráfico oscilante que ele possui. Tem gente aqui que está boicitando a nota do programa por causa dele ser em inglês? Isso não diz nada, ele é intuitivo, instalou, escolheu o tempo que quer que rode (ou escolhe "infinite") clicou em ON e pronto.

  • Rubens Rubens   em 3/7/2012 - versão: 4.3.1

    Ótimo programa, cumpre bem o prometido. Nunca levo em conta comentários negativos por estar em Inglês, melhor que o interessado vá estudar ou encontre alternativas...

  • FERNANDO VARGAS GARMUS FERNANDO VARGAS GARMUS   em 5/12/2011 - versão: 4.0.0

    A instalação (pelo menos no meu PC) foi muito demorada, mas pelos comentários deve valer a pena!!

  • Hippie Tecnologico Hippie Tecnologico   em 4/12/2011 - versão: 4.0.0

    Vi, testei e gostei mais os resultados são muito soltos. Não entendi muito bem a interface dele mais é bem interesante para pc`s dedicados a games...

  • Mauro DM Mauro DM   em 29/11/2011 - versão: 4.0.0

    Recomendo!

  • Alex Alex   em 29/11/2011 - versão: 4.0.0

    Exelente esse software O melhor de teste de monitoramento que eu já vi

  • Lucas da Silva Carvalho Lucas da Silva Carvalho   em 29/11/2011 - versão: 4.0.0

    Gostei muito do programa, sua interface é bonita e intuitiva, as verificações de hardware parecem ser bem precisas. Pena que ele ainda não disponha de uma verificação a GPU (placa de vídeo). Eu recomendo o programa ele é bem eficiente e divertido más não traz nada de inovador ou que o destaque dos demais aplicativos de verificação.

  • José José   em 28/11/2011 - versão: 4.0.0

    Não gostei muito, interface muito ruim

  • guilhermee guilhermee   em 28/11/2011 - versão: 4.0.0

    Está tudo em ingles nao da para entender nada , interface horrivel.

Ver todos os comentários »