Desenhe de maneira simples com esta alternativa Open-Source ao Microsoft Paint

Por Luciano De Sampaio Soares

A comunidade Open-Source costuma criar ferramentas que substituam softwares proprietários, com a intenção de divulgar toda sua ideologia. O Open Paint é mais um desses aplicativos, visando desbancar o Microsoft Paint como um programa leve e rápido para desenhos simples e despretensiosos. Com a interface muito semelhante ao seu parente corporativo, o Open Paint fornece apenas o básico para desenhar, sem grandes complicações ou ferramentas.

A utilização do Open Paint é a mesma do seu similar da Microsoft. Escolha a ferramenta, a cor que deseja, e use o mouse para fazer o desenho que quiser. E assim como o Paint que já vem instalado junto com o Windows, o Open Paint carece de maiores atrativos. Uma pequena desvantagem da versão Open-source é a ausência dos controles de espessura do traço, que dificulta a criação de desenhos um pouco mais caprichados. Já a seu favor, o Open Paint permite que você abra vários arquivos ao mesmo tempo, e separa-os em abas, enquanto a versão da Microsoft só abre um arquivo por vez.

Janela do Open Paint


ObservaçõesObservações
  • Caso o programa apresente um erro “Este aplicativo falhou porque a configuração do aplicativo está incorreta. Reinstalar o aplicativo pode resolver esse problema”, você deve instalar o Microsoft Visual C++ 2005 SP1 Redistributable Package. No Windows 2000 é necessário instalar o GDI+.
Importante

Antes de instalar o " Open Paint " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Open Paint e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Apesar de ser parte de uma iniciativa interessante, por ter sido feito pela comunidade Open-source, o Open Paint ainda está em desvantagem em relação ao Microsoft Paint, principalmente graças à falta de controles de espessura de traço, que dificultam demais o desenho. Ainda que tenha algumas vantagens em relação à versão corporativa, como a abertura em abas de diversos arquivos, nenhuma delas é suficiente para contrabalançar a falta dos controles de espessura. Tentar apagar algo com a ferramenta borracha se torna mais um exercício de paciência do que uma tarefa rotineira, por exemplo.

ImportantePrós
  • Permite abrir vários arquivos distribuídos em abas
ImportanteContras
  • Não permite a alteração da espessura de traço das ferramentas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • C.J. C.J.
    em 30/10/2010 às 17:23h
    versão: 1.2 Beta 5

    É uma boa iniciativa, é open source, vale a pena baixar pela iniciativa dos que buscam pra que os softwares sejam livres....

  • Sunshine PT Sunshine PT
    em 19/10/2009 às 14:37h
    versão: 1.2 Beta 1

    Não aconselho instalar este OpenPaint. Não tem quase nenhumas ferramentas como as de fazer curvas, não dá para mudar a grossura da linha. É muito melhor usar o Paint da Microsoft.

Ver todos os comentários »

Requerimentos


Shopping Baixaki





(0.125 segundos)