OpenProj 1.4

OpenProj

1.4

Gerenciador de projetos com aplicações de Gráfico de Gantt e uma excelente alternativa ao Microsoft Project


REQUERIMENTOS
  • Java Runtime instalado.

OpenProj é um gerenciador de projetos desenvolvido como alternativa ao Microsoft Project. Com código aberto, o programa oferece várias opções para a inclusão e administração de todas as atividades co-relacionadas ao desenvolvimento das atividades, apresentando os resultados, em especial, sob o formato de Gráficos de Gantt.

Este tipo de gráfico ilustra, na forma de barras, o cronograma de um projeto, com as datas de início, fim e todas as tarefas atribuídas devidamente registradas, sendo, por este motivo, muito utilizado para representar o status atual da programação de um projeto.

Depois de fazer o download do programa, é necessário descompactar a pasta e salvar todos os arquivos em um diretório específico. Em seguida, execute o arquivo openproj.jar, referente a um aplicativo desenvolvido em Java — por este motivo você deve ter o software Java Runtime instalado em seu computador, para garantir a execução deste arquivo.

Interface amigável e repleta de recursos

O menu lateral apresenta os ícones com as opções do programa. A primeira e considera uma das mais importantes, refere-se ao Gráfico de Gantt. Uma tabela é apresentada e você deve atribuir os nomes das ações e tempo de duração das tarefas. Com isto, o programa gera automaticamente as redes, que são pequenas caixas de opções possíveis de serem interligadas, formando-se fluxogramas.

Neste menu lateral, pode-se encontrar o ícone referente aos recursos, sendo possível acompanhar os RBS ou Risk Breakdown Structure, fazendo uma gerencia de riscos relacionados ao projeto. A parte de Estrutura Analítica de Projetos (EAP) também pode ser visualizada no programa, bem como você conseguirá emitir relatórios, avaliar histogramas, gráficas e muito mais.

OpenProj é uma das melhores iniciativas em se tratando de programas com código aberto para a gerencia de projetos, apresentando todas as opções necessárias para o usuário armazenar suas informações e obter sucesso em seus negócios.

Imagens do OpenProj


Nossa opinião sobre o OpenProj:

OpenProj é um programa realmente versátil. Com uma interface simples de usar, o gerenciador de projetos apresenta todas as opções importantes para se realizar uma administração de informações e tarefas a serem cumpridas. A metodologia aplicada é a de diagramas de Gantt, muito usada na atualidade, podendo ser adaptado para metodologias PMBOK, um conjunto de práticas em gerência de projetos de muita qualidade.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • EduardoGemesPleyer EduardoGemesPleyer   em 26/2/2012 - versão: 1.4

    a lentidao eu recomendo pra quem tem net rapida

  • Fred Fred   em 23/2/2011 - versão: 1.4

    A lentidão do programa atrapalha um pouco..!

  • Paulo Paulo   em 5/2/2011 - versão: 1.4

    Possui as principais funcionalidades necessárias para um bom gerenciamento de projetos. Muito fácil de usar.

  • suzi souza suzi souza   em 27/1/2011 - versão: 1.4

    Fiz o download em 2 máquinas e não consigo extrair os arquivos, sempre prá mensagem de erro, dizendo que o sistema não pode encontrar o caminho especificado... vou tentar com nosso técnico e depois digo qual foi a solução encontrada... pena que não dá para ver como é o programa...

  • Clecio Clecio   em 9/5/2010 - versão: 1.4

    Não chega nem de longe a ser um MS-Project, mas, para trabalhos de faculdade, é mais do que suficiente. Não precisa instalar, pequeno. Incoveniente é a lentidão do Java.

  • Ana Carolina Barcellos Ana Carolina Barcellos   em 23/3/2010 - versão: 1.4

    Esse Programa é Excelente, muito prático e de fácil manuseio. Realmente uma boa alternativa ao MS Project !

  • Fernando Meira Fernando Meira   em 31/8/2009 - versão: 1.4

    Trabalho com gerenciamento de projetos há anos, usando programa proprietário MS Project. Ao me deparar com este software da Projity, descobri que o potencial de crescimento dele vai ser extraordinário, pois está muito próximos dos líderes pagos (MSP e Primavera), com poucos anos de vida. Fiz a grande maioria das traduções para português-BR, dos tutoriais na wiki do projeto, e fico a disposição para auxiliar os colegas no que for possível... Procurem-me em www.moodlers.org/openproj abs, Eng. Fernando Meira

  • Assis Calazans Assis Calazans   em 6/8/2009 - versão: 1.4

    Ainda não tive tempo de avaliar nos detalhes mas percebi ser um programa leve e simples de operar. Muito bom mesmo. Já o indiquei para substituir o MS Project na empresa onde trabalho e em breve várias outras pessoas tb estarão utilizando por aqui.

  • Marcelo Andrade Marcelo Andrade   em 7/5/2008 - versão: 1.0

    Prós: Plenamente compatível com o Microsof Project e também funciona em Linux (ubuntu) sem nenhuma dificuldade. Gera documentos que podem ser lidos pelo MSProject e vice-versa.

    Contras: Há uma pequena dificuldade na interface para relacionar uma tarefa com outra, porém, resolvido, os gráficos e acompanhamentos são plenamente funcionais.

Ver todos os comentários »