Os Sertões

Os Sertões

  • Em Português
  • Gratuito
  • 2,64 MB
  • Para Windows 98/Me/2000/XP/2003/Vista/7/8
  • Adicionado em 27/2/2008
  • Dominio Público
Clique para baixar Os Sertões Clique para Baixar

Obra de Euclides da Cunha que reúne história, literatura e jornalismos, tratando da Guerra de Canudos

Por Andressa Xavier

Escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902, o livro Os Sertões é uma das maiores obras escritas por um brasileiro, pertencendo ao mesmo tempo em uma prosa científica e uma prosa artística. Pode ser considerada como uma epopéia da vida sertaneja, com as lutas diárias contra a paisagem e incompreensão das elites governamentais. A obra apresenta contribuições para a sociologia, geografia, história e críticas humanas.

Apresentado em 3 partes principais, a história de Os Sertões trata da Guerra de Canudos (ou revolução de Canudos), que foi um movimento de fundo sócio-religioso, reprimido militarmente, que durou do período de 1893 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia.

Toda a violência e o movimento das tropas iniciaram-se por um motivo consideravelmente tolo, quando o personagem principal Antônio conselheiro foi reclamar um estoque de madeira não entregue. Este foi o estopim para o conflito que gerou um massacre violento, no qual os dois lados estavam errados.


Partes principais

Neste arquivo, você pode encontrar Os Sertões de maneira completa, com todo o conteúdo disposto em 270 páginas. São 10 capítulos divididos em três partes principais: A Terra, O Homem e A Luta. As duas primeiras são descritivas, preparando o leitor e apresentando-lhe os personagens para a verdadeira luta que está por vir, a Guerra de Canudos. Em A Terra, o autor faz uma descrição detalhada das características do lugar, do clima e as secas que afetam a região, da terra entre outros.

A seção O Homem apresenta as características do habitante da região, mostrando as relações dele com o meio, os comportamentos destes homens, suas crenças e hábitos diários etc. Após uma visão geral, o personagem que ganha destaque é Antônio conselheiro, o líder de Canudos, sendo que o autor relata informações sobre o passado deste líder, bem como a vida e os costumes de Canudos.

A Luta é um relato das quatro expedições realizadas pelo jornalista Euclides da Cunha a Canudos. Com uma visão real da situação, o autor faz testemunhos sobre a fome, as doenças, a violência, a pobreza do povo e todas as loucuras da guerra. Com retratos minuciosos, Os Sertões demonstra os absurdos da guerra, mostrando como o lado mais fraco resistiu até o fim com seus último defensores, que era um velho, dois adultos e somente uma criança.



Importante

Antes de instalar o " Os Sertões " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • miltex miltex
    em 27/3/2012 às 18:50h
    versão: 5

    Mas ainda prefiro em audiobook.

  • Davi Ferreira Davi Ferreira
    em 13/7/2011 às 13:16h
    versão: 5

    Baixaki vlw eu fui fazer um trabalho pra guerra de canudos e esse livro caiu bem. Podem baixar !!!!!!!!!

  • Denival Lima Denival Lima
    em 31/12/2009 às 09:45h
    versão: 5

    Fiquei encantado com o romance ,foi tão bom que resolvir conhecer a cidade de Canudos-Ba

  • edson leite edson leite
    em 1/9/2009 às 15:31h
    versão: 5

    Muuuuuuiiiito bom! Precisei para um trabalho escolar, e supriu a minha necessidade, recomendo.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Leitor de PDF.

Shopping Baixaki





(0.109 segundos)