Papyrus

Papyrus

Editor online oferece diversas ferramentas para criar e-books e permite salvá-los em três versões diferentes



Papyrus é um programa online que disponibiliza uma interface com diversas ferramentas para criar e-books. Você pode utilizar modelos pré-definidos, para ter uma ideia de por onde começar, como também pode fazer tudo do zero, criando capa, introduções, textos e capítulos da forma como achar melhor.

A capa dos livros digitais pode ser criada por meio de dois caminhos diferentes: o primeiro deles permite escolher uma imagem-padrão oferecida pelo próprio programa; já o segundo possibilita que você faça o carregamento de uma fotografia que esteja salva no seu computador ou até mesmo em algum álbum virtual, como Facebook, DropboxPicasa e Instagram.

Modelos pré-definidos de ebooks

Na parte esquerda da tela, você confere todos os capítulos e divisórias existentes no livro que está sendo criado. Caso você queira modificar a ordem como esses itens aparecem, basta selecionar um deles e arrastá-lo para cima ou para baixo, alterando a organização estrutural do e-book.

Conteúdo dos livros digitais

Além de possibilitar que você escreva o que bem entender nas linhas disponibilizadas pelo editor, o Papyrus ainda permite que seja importado conteúdo de blogs e de sites em geral. Dessa forma, torna-se possível inserir esses textos como páginas do livro ou até mesmo criar capítulos inteiros a partir dessas URLs.

Entretanto, nesses casos, é preciso ter certo cuidado com a autoria do conteúdo: caso as linhas que vão ser portadas tenham sido escritas por você, vá em frente, sem problema algum; caso contrário, verifique com o autor se é possível utilizar o texto escolhido.

Criando um livro digital...

Depois de realizadas as criações, o programa gera versões da publicação em três formatos diferentes: PDF, EPUB e extensões exclusivas para Kindle, leitor de livros digitais. Além disso, o aplicativo lança uma página de marketing que permite ao autor divulgar a obra recém-desenvolvida. Entretanto, é preciso ter uma conta cadastrada no site do Papyrus para que seja possível salvar e publicar os livros digitais desenvolvidos.

Formas de publicação e download das criações

Depois de feito o registro – que consiste apenas na inserção de um endereço de email válido e de uma senha para acesso –, o e-book é enviado para a sua caixa de entrada, nos três formatos suportados pelo programa. Basta acessar o arquivo, fazer o download e conferir o resultado da sua criação.

É possível conferir todos os livros digitais criados dentro da sua conta por meio da divisória “My Ebooks”. A partir da listagem apresentada nessa tela, também é permitido fazer o download dos arquivos quantas vezes você quiser, já que essa tela serve como um repositório das criações.

Imagens do Papyrus

Criando um livro digital... Modelos pré-definidos de ebooks
Prós
  • Interface bem organizada e fácil de ser manuseada
  • Oferece uma quantidade bem variada de ferramentas
  • Permite personalizar praticamente todas as partes do ebook
  • Fácil de utilizar
  • Interface extremamente organizada, bonita e intuitiva
  • Os arquivos resultados do programa respeitam a formatação original
  • Os três formatos gerados são de alta qualidade
  • Realiza o processo de geração das versões em um tempo satisfatório
Contras
  • Não permite desfazer a última ação realizada
  • Dificulta a retirada de certas imagens inseridas no documento
  • Exige que você se cadastre no site para publicar o ebook
  • Só permite baixar o livro digital se você fizer a publicação dele no site
  • O conteúdo importado por meio de URLs aparece sem a formatação original

Nossa opinião sobre o Papyrus:

Papyrus oferece ferramentas de criação que realmente funcionam, disponibilizando-as em uma interface bem elaborada e organizado-as de forma lógica. Por conta disso, a maneira de utilizar o programa torna-se extremamente fácil.

Entretanto, um ponto negativo do aplicativo é que, apesar de você salvar alterações feitas no documento no decorrer da edição, isso não dá direito a visualizar o arquivo em si. Isso porque, para ter acesso ao livro pronto, é obrigatório fazer a publicação dele.

Outra característica ruim é a impossibilidade de desfazer a última ação realizada e dificuldade em retirar as imagens inseridas no livro digital. Essa segunda situação acontece apenas em determinadas partes do desenvolvimento, como é caso de quando você estiver criando a capa do livro digital.

No decorrer da criação do livro digital, algo que incomodou foi o fato de o conteúdo proveniente de blogs aparecer um tanto deformado, principalmente quando existe fotografia no meio. Porém, é possível arrumar a diagramação no próprio editor antes de enviar o documento para o armazenamento e publicação.

O tempo levado para gerar os e-books foi intermediário: nem muito longo nem muito curto. Considerando que os documentos publicados durante os testes eram relativamente pequenos (cerca de 10 páginas), os minutos levados para que as três versões do livro digital fossem disponibilizadas não foram considerados excessivos, e sim um prazo esperado.

Em relação ao resultado apresentado, pode-se dizer que os documentos ficaram muito bons. Isso porque a forma como os textos e as imagens foram inseridos no editor é respeitada por completo pelo programa na hora de gerar os arquivos: o aplicativo mantém a formatação original, sem tirar nem pôr. Além disso, a qualidade é garantida pelo Papyrus, pois você pode aumentar o zoom tranquilamente, sem que haja distorção no conteúdo apresentado.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?