Pascal Zim! 5.11

Pascal Zim!

5.11 Em Português

Desenvolva e compile programas na linguagem Pascal em uma ambiente intuitivo e organizado



Pascal Zim! é um ambiente de programação ideal para aqueles programadores que gostam de organização, facilidade e rapidez. Os diversos atalhos do teclado juntamente com a barra de ferramentas tornam o uso do compilador prático, com as principais opções ao alcance dos olhos.

A história da linguagem Pascal

Pascal é uma linguagem estruturada criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth. Recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. A linguagem em questão é muito bem estruturada, ideal para o ensino de linguagens e lógica de programação.

A linguagem Pascal deu origem a uma enorme gama de “dialetos”, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte do seu sucesso se deve a criação do Turbo Pascal. O primeiro compilador para a linguagem foi desenvolvido em Zurique em 1970, mesmo ano em que o primeiro compilador americano de Pascal foi lançado.

O uso do programa

Hello Word em Pascal.A utilização do compilador Pascal Zim! é simplificada e sem complicações. Após baixar o arquivo ZIP, basta descompactar a pasta “pascalzim” para qualquer diretório do seu computador e executar o arquivo “PZIM”.

Duas janelas serão abertas: uma é o programa propriamente dito e a outra é uma janela de console do Windows na qual serão exibidos os resultados e impressões do programa por você desenvolvido.

A tela principal do programa, apesar de simples, é muito funcional. Conforme citado anteriormente, há uma barra de ferramentas com funções como recortar, colar, exibir janela em cascata ou lado a lado, etc. que, apesar de simples, ajudam muito na hora do sufoco.

Barrinha que salva na hora do sufoco.

Há ainda nessa barra atalhos para aplicativos do Windows como: calculadora, bloco de notas, navegador web, prompt do MS-DOS e Windows Explorer. Isso sem contar as funções de compilar e executar direto ou ainda executar o programa no debug, o que ajuda muito para encontrar algum problema ou erro que esteja ocorrendo com o programa desenvolvido.

Para deixar o ambiente com um toque mais pessoal, Pascal Zim! permite o uso de três “temas”: Clássico, Dark Pascal ou Moderno. A única alteração que estes temas proporcionam é na cor de fundo na tela de edição, que pode ficar azul, preta ou branca. Tais temas estão acessível no menu “Janela”.

Imagens do Pascal Zim!

Visão geral do progama.
Prós
  • Interface organizada.
  • Diversos atalhos.
  • Compilador eficiente.

Nossa opinião sobre o Pascal Zim!:

Apesar de pouco usada, a linguagem de programação Pascal pode ser considerada a mãe das linguagens de estruturadas. Pascal Zim! acompanha a idéia de estruturação e simplicidade da linguagem com uma interface sem complicações e de fácil uso, mesmo que um pouco ultrapassada.

Obviamente é necessário ter conhecimento na linguagem Pascal para poder utilizar este compilador. A grande vantagem é que Pascal Zim! é totalmente em português, o que não poderia ser diferente, uma vez que este foi desenvolvido por uma universidade de Brasília.

Para programadores que procuram rapidez e facilidade, Pascal Zim! é uma ótima opção. Mas para aqueles que preferem um pouco mais de sofisticação, programas como Bloodshed Dev-Pascal + Free Pascal Compiler podem ser boas dicas.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Lucas Albuquerque Lucas Albuquerque   em 30/10/2013 - versão: 5.11

    Programa rápido, prático, excelente para iniciantes, porém apresentou falhas ao executar funções simples de subprogramas com retorno de variáveis tipo booleanas...

  • Kleberton Kleberton   em 19/8/2013 - versão: 5.11

    Muito bom para quem está aprendendo ele é muito bom, uso no meu pc e não tem nenhum problema, recomendo para quem esta aprendendo.

  • Rafael Rafael   em 23/1/2013 - versão: 5.11

    Não precisa instalar legal aplicativo

  • Marina de Paula Santos Marina de Paula Santos   em 28/10/2012 - versão: 5.11

    Ele é bom, visual agradavel porem no w7 trava apos compilar, terei que procurar outro.

  • defcore defcore   em 10/2/2012 - versão: 5.11

    Esse program server para pessoas que estão ingressando no mundo da programação, sendo que ele é mais didático.

  • NoBreacklz NoBreacklz   em 22/9/2011 - versão: 5.01

    Pow muito bom para quem ta começando, quando comecei eu estudava no VisualG, mais se eu soubesse desse programa eu tinha usado ele. porque é melhor. ABUSARAM da SIMPLICIDADE, kk é simples até de mais, e para quem tá aprendendo simplicidade nunca é demais, bom mesmo. Baixei ele para Brincar um pouco aki ! interface legal !

  • Minos Minos   em 27/7/2011 - versão: 5.01

    Muito bom pra gente fugir um pouco da telona azul do turbo pascal

  • Rodrigo Gonçalves Daniel Rodrigo Gonçalves Daniel   em 11/7/2011 - versão: 5.01

    É um ótimo compilador para iniciantes em programação, porém o foi muito exagerado em sua simplicidade como foi citado acima. Mas assim mesmo acredito que o pascal zim é um dos melhores compiladores da linguagem pascal.

  • Kaao Kaao   em 25/3/2011 - versão: 5.01

    O programa é simples e direto, mas a sua simplicidade é exagerada. Quando se vai testar a aplicação, miniza tudo e pode fechar sem ter salvado o projeto. Por outro lado, é em português (obviamente, exceto os comandos) e é leve.

  • Arthur Alves Arthur Alves   em 5/6/2010 - versão: 5.01

    Um otimo compilador com uma linguagem bem estruturada. Otimo para quem quer ser um dia um programador, com este programa é um passo, ou alis o primeiro para se aventurar com este implementador de algoritmos na programação etruturada. Outro que se compara a este é o VisuAlg(que usa Portugol). Divirtam-se com este programa!!

Ver todos os comentários »