*

PhET

PhET

  • Gratuito
  • 309,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8
  • Adicionado em 1/10/2008
  • University of Colorado
  • Baixar
    Gratuito

Realize simulações de eventos físicos, químicos, matemáticos e biologicós neste ótimo programa educativo

Publicidade

PhET (sigla para Physics Education Technology, em português, Tecnologia Educacional Física), é um pacote de aplicativos em Java que simula diversos eventos relacionados às mais diversas ciências naturais. Tudo necessitando apenas a movimentação do mouse, com os dados sendo informados em tempo real, facilitando ainda mais o aprendizado.

As simulações presentes neste pacote são relacionadas às seguintes áreas: física, química, biologia, ciências da Terra e matemática. O programa roda no navegador e tem muitas simulações em língua portuguesa. Algumas simulações possuem gráficos, conferindo mais precisão às análises.

Como funciona

Simule diversos eventos para fixar seu aprendizado ou facilitar seus ensinamentosDepois de instalado em seu computador, clique duas vezes sobre o ícone do PhET e ele abrirá em seu navegador padrão. Lá, você terá acesso às simulações clicando em “Play with sims”. Todas as categorias de simulações estarão presentes no lado esquerdo da tela. São 10 categorias diferentes com mais de 70 simulações à sua disposição.

As categorias presentes neste aplicativo são: Movimento (Motion), Trabalho, Energia e Força (Work, Energy & Power), Sons e Ondas (Sounds & Waves), Calor e Temperatur (Heat & Thermo), Eletricidade, Magnetismo e Circuitos (Eletricity, Magnets & Circuits), Luz e Radiação (Light & Radiation), Fenômeno Quantum (Quantum Phenomena), Química (Chemistry), Ferramentas Matemáticas (Math Tools) e Pesquisas Modernas (Cutting Edge Research).

Para visualizar todas as simulações, clique em “All Sims”. Se desejar ver quais as simulações possuem versão em português, clique em “Translated Sims” e depois em “Portuguese”. Note que até agora são 53 simulações traduzidas para o nosso idioma.

Uma excelente iniciativa da Universidade do Colorado, que ajudará muitos estudantes e professores ao redor do mundo


Importante

Se você utiliza o navegador Internet Explorer, basta clicar na simulação e depois em “Run Now” para que ela seja aberta. Se é usuário do Mozilla Firefox, ao clicar em “Run Now”, será aberto uma janela perguntando o que você deseja fazer. Escolha “Abrir” e selecione o Java como programa padrão, caso o Firefox não o faça isso automaticamente.




ObservaçõesObservações
  • Ao clicar em "Clique para Baixar" você será redirecionado para o site do desenvolvedor. Para efetuar o download, é necessário preencher o cadastro.
Importante

Antes de instalar o " PhET " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o PhET e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

PhET é um pacote de aplicativos surpreendente, que vai ser de extrema utilidade para estudantes e professores de diversas áreas das ciências naturais e exatas, pois ele possibilita a visualização de muitas teorias, o que para muitas pessoas significa mais facilidade na hora de ensinar e de aprender.

A sua utilidade se torna maior ainda pelo fato de possuir diversas simulações traduzidas para o português, possibilitando ao estudante brasileiro uma melhor compreensão de cada uma delas.  Outro ponto positivo é a facilidade para realizar alguma simulação, bastando apenas movimentos do mouse para isso.

Além disso tudo, as simulações não necessitam de um super computador para que funcionem corretamente. Um aplicativo revolucionário que deveria ter seu exemplo seguido. A Universidade do Colorado, nos EUA, criadora do PhET, está de parabéns.

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Cleo Cleo
    em 22/4/2012 ás 03:49h
    versão: 5

    Gostei muito...vale a pena conferir.

  • jraimundocl jraimundocl
    em 21/7/2011 ás 12:10h
    versão: 5

    Todos os objetos educacionais são bem interessantes e tornam as aulas de física mais ricas e eficazes.

Ver todos os comentários: