Picasa Web Albums

Picasa Web Albums

  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 15/7/2010
  • Google
Clique para acessar Picasa Web Albums Clique para Acessar

Serviço para armazenamento e compartilhamento de imagens da Google, agora com o picnik, um editor de imagens online

Por Douglas Ciriaco

Picasa Web Albums é o serviço online de armazenamento e compartilhamento de imagens da Google. O aplicativo online pode trabalhar de modo independente ou em conjunto com o Picasa para desktop.

Trata-se de um concorrente do Flickr que funciona nos mesmos moldes do serviço do Yahoo!. Você cria pastas para organizar as imagens que envia para o site e pode compartilhá-las com todos, com apenas alguns amigos ou com ninguém.

E uma das últimas modificações do Picasa é a adição do picnik, um editor de imagens gratuito e também online. Ou seja, agora além de armazenar e compartilhar suas fotos, é possível corrigir alguns defeitos e modificar alguns esquemas de cor diretamente da web.

Enviando imagens

Para usar o Picasa Web Albums é preciso, primeiramente, ter uma conta Google. Se você possui Orkut ou Gmail, basta utilizar o mesmo email para login no Picasa e, pronto, já é possível enviar imagens para lá. Clique em “Fazer upload” para começar a enviar imagens. Para deixar tudo organizado, crie pastas para dividir as fotos.

Envie imagens para a Web

Ao criar uma pasta – ou mesmo posteriormente – você pode definir o nível de privacidade dela. Tal qual ocorre no Orkut, é possível compartilhar a foto com todos ou com apenas alguns amigos. No Picasa você também consegue restringir o acesso de qualquer pessoa às suas pastas, ou seja, somente você vê o conteúdo.

Além disso, é possível enviar imagens para o serviço online diretamente do Picasa para desktop. Há um  pouco mais de 1 GB para você guardar imagens.

Edite imagens com o picnik

Depois de enviar as fotos você já pode editá-las. Para isso, acesse a imagem e clique sobre o botão “Editar” localizado no canto superior direito. O Picnik pode levar um tempo para carregar a primeira vez, porém, nas próximas vezes em que for usado esse processo se completa mais rapidamente.

Picnik

O picnik dispõe de ferramentas simples de edição, nada comparado a um editor como o Photoshop ou o GIMP. Mesmo assim, você pode aplicar filtros de autocorreção, girar, cortar ou redimensionar a fotografia, alterar valores de exposição, cores e nitidez e, por fim, remover olhos vermelhos.

São ferramentas básicas mas que são de grande ajuda para quem quer dar apenas um toque especial antes de compartilhar as fotos. Se você usa o Orkut, vale lembrar que é possível importar imagens e álbuns do Picasa diretamente para sua conta na rede social da Google.

Corrija suas imagens

Finalizada a edição da imagem, confirme as alterações. É possível tanto aplicar as mudanças na imagem atual, sobrescrevendo-a, ou então salvar uma cópia.

Criando imagens com o picnik

Se você quer ir mais além do que simplesmente corrigir alguns defeitos de sua foto, o Picnik conta com a opção “Criar”. Aqui é onde você deixa a criatividade voar longe e adiciona efeitos, textos, adesivos, retoques, molduras e vários outros elementos às imagens.

Modifique suas imagens de várias maneiras

Alguns recursos são marcados como “Premium” e é necessário ter uma conta paga no Picnik para utilizá-los. Porém, o aplicativo conta com dezenas de opções gratuitas para quem quer enfeitar ou realçar a qualidade de suas fotos a fim de compartilhá-las na web.



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Picasa Web Albums e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Picasa Web Albums sempre foi uma excelente opção para quem procurava um espaço seguro e intuitivo para compartilhar suas imagens na internet. Não bastasse a compatibilidade do serviço com a versão de desktop do Picasa e também com o Orkut, agora ele melhora ainda mais com a adição do editor de imagens picnik.

Os recursos do picnik são, realmente, surpreendentes por se tratar de um editor online. Sem baixar nada você tem à mão uma ferramenta que permite não só a correção, mas a alteração de vários aspectos de sua imagem.

A vantagem da integração dos dois serviços torna mais simples a vida do usuário, pois ele pode acessar o editor a partir do Picasa e, no picnick, salvar as alterações diretamente no serviço de armazenamento.

O fato de estar todo em português, combinado à interface bem organizada e intuitiva, faz do Picasa Web Albums um serviço bem fácil de ser usado. Em poucos segundos você envia imagens e cria pastas para organizá-las.

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Possui um editor de imagens
  • Gratuito
  • Compatível com o Orkut

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • wesley wesley
    em 15/7/2010 às 19:34h
    versão: 5

    O picasa é um dos melhores albums onlines, perdendo apenas pro flickr

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.094 segundos)