Gostei do fundo musical também !
Portable Ubuntu
for Windows- Gratuito
- 438,00 MB
- Para Windows XP/Vista/7/8
- Adicionado em 3/4/2009
- Portable Ubuntu Team
-
220.764downloads
O sistema Linux mais famoso da atualidade agora funciona junto com o Windows Faça um teste
Como você já deve imaginar, o Portable Ubuntu é apenas uma versão portátil do gigante Ubuntu. Tendo vários recursos reduzidos, poucos programas instalados e a interface limitada a uma barra, o Portable Ubuntu é voltado para quem não larga seu Linux por nada e que prefere utilizar o Windows somente para tarefas exclusivas — como a execução de jogos que exijam DirectX.
Um mundo de possibilidades
Com o Portable Ubuntu você estará preparado para executar qualquer programa do Linux ao mesmo tempo em que estiver rodando aplicativos do Windows. O sistema compacto vem todo configurado, sendo que você não tem de ter experiência alguma com Linux para se entreter com as diversas ferramentas e aplicações do Linux.

Evidentemente, por ser um sistema portátil, ele foi criado pensando em usuários que vão utilizar um pendrive como disco rígido para o sistema, todavia é perfeitamente possível usar o Portable Ubuntu em uma pasta qualquer do seu Windows. Basta descompactar e executar o arquivo principal que logo você estará vendo a barra do Linux no topo de sua tela.
Adicione programas
A princípio o Portable Ubuntu vem com alguns poucos programas e jogos. O navegador principal, obviamente, é o Mozilla Firefox e para usuários que não vivem sem o mensageiro instantâneo, o sistema tem o Pidgin, o qual é uma excelente alternativa no mundo do pinguim. Há ainda um tocador de mídia, alguns joguinhos bem simples, um organizador de fotos e alguns outros aplicativos básicos.

Claro que os desenvolvedores do Portable Ubuntu não iriam fazer uma sacanagem de limitar o usuário a usar os programas que vêm junto com o sistema. Sendo assim, você tem a opção de remover qualquer um deles e instalar vários outros programas que você utiliza no seu Ubuntu comum. Por exemplo: você pode perfeitamente instalar o GIMP, o Amarok e um gravador de CDs, ferramentas utilizadas com frequência e que ficaram de fora do pacote do Portable Ubuntu.
Barra principal
A barra do Linux vem dividida em três principais tarefas: Applications (Programas), Places (Locais) e System (sistema). Claro, além disso a barra informa a data, a hora, o volume do sistema e um botão para fechar o Portable Linux.

No menu Applications você terá acesso aos acessórios, jogos, programas gráficos, aplicativos para internet, suíte de aplicativos para escritório e softwares para som e vídeo. Além disso, este é o menu que permite que você adicione ou remova programas (Add/Remove...). No menu Places você pode acessar o seu Desktop (área de trabalho do Linux), o Computador (veja o disco local virtual do Linux) e os Meus Documentos (identificado como Home Folder).

No menu System você irá encontrar o “Painel de Controle” do Linux. Você pode alterar opções de idioma, aparência, resolução e muito mais. Além disso, você terá acesso a rede, as impressoras e atualizações disponíveis para o seu sistema.

A barra que fica no topo da tela pode ser personalizada, sendo que você pode modificar as cores, colocar uma imagem de fundo, utilizar a opção de auto-ocultar, alterar a posição dela (pode colocá-la na direita, esquerda ou na parte de baixo da tela) e utilizar o recurso de esconder a barra nas laterais da tela.

Prepare seu processador
O grande inconveniente do Portable Ubuntu consiste justamente na necessidade de uma máquina de alta performance para rodá-lo sem grandes atrasos e problemas. Em nossos testes, constatamos que utilizar a versão portátil do Ubuntu em um computador com processador single core (como o Pentium4 e o Athlon XP), é uma tarefa para usuários muito pacientes e prontos para utilizar um Linux e o Windows no estilo "slow motion" (modo de câmera lenta).

Se você ficou interessado no Portable Ubuntu, há um vídeo abaixo e diversas imagens na galeria para você dar uma olhada como fica o sistema rodando junto com o Windows.
Antes de instalar o " Portable Ubuntu " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.
Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.
Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.
Nossa Opinião
Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Portable Ubuntu e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele
Portable Ubuntu é um excelente sistema operacional que funciona como aplicativo. Infelizmente, ele não foi desenvolvido para todos os computadores, visto que em PCs com processador comum e pouca memória o aplicativo tende a ficar bem lento. O Portable Ubuntu utiliza vários processos e não ocupa muita memória, porém ele deve consumir mais recursos conforme a quantidade de aplicativos que forem abertos durante a utilização dos softwares do pinguim.
Para instalar seu Portable Ubuntu em um pendrive (ou HD externo) será necessário no mínimo 2 GB (GigaBytes) livres no dispositivo de armazenamento portátil. Salienta-se ainda que conforme você for instalando outros programas, mais espaço será requisitado. Fica muito difícil analisar o Portable Ubuntu, porque na verdade ele é quase o sistema Linux completo. Por isso resolvi fazer uma análise entre o que ele traz e o que a versão completa disponibiliza.
Dentre os aplicativos vê-se que a versão portátil perde facilmente, porque não foi planejada para discos de grande capacidade. Com relação aos recursos do sistema, até que o Portable Ubuntu consegue se igualar, perdendo em poucos aspectos. Já quando o assunto é personalização, é impossível considerar o Portable Ubuntu como um Linux, porque ele simplesmente perde todo seu visual e recursos especiais.
Você ainda está pensando em testar? Não perca tempo, para quem nunca utilizou uma distribuição Linux, esta é uma ótima oportunidade para testar um pouco do sistema do pinguim sem ter de se preocupar com instalação, partições do HD e comandos através do terminal. Para usuários assíduos do Linux, o Portable Ubuntu é recomendado para aqueles momentos em que você é obrigado estar utilizando o Windows, mas pelo menos você não será obrigado a utilizar softwares voltados somente para o sistema das janelas.
Prós
- Sistema Linux completo
- Vários aplicativos acompanham o sistema
- Barra do Linux bem fácil de utilizar
- Traz alternativas para os softwares do Windows
- Ocupa pouco espaço em disco
- Funciona perfeito em pendrive
- Não ocupa tanto espaço na memória RAM
- Simples de inicializar
Contras
- Requisita muito do processador
- Vem apenas com o idioma inglês
- Pode ser complicado acessar a rede Windows
Comentários (0)
Ver todos os comentários-
Jose Carlos De Assis
em 17/5/2014 ás 10:27hversão: for Windows -
Francisco Godoy
em 25/6/2012 ás 11:30hversão: for WindowsEstava esperando um aplicativo assim , baixar e testa mais de de ja agradeço, o programa é otimo para quem quer te-lo em outra maquina.
-
Hyjaker
em 20/6/2011 ás 20:26hversão: for Windowsmuito louco <já tinha ouvido falar mas nunca testei adorei!! adoro o ubuntu mas versao completa é muito melhor claro,e se comparar ao fedora nem se fala mas é otimo esse portatil podem baixar!!
-
Fernando
em 15/4/2011 ás 21:12hversão: for WindowsÉ so escrever SUDO antes do comando. Ou voce pode cadastrar uma senha para o usuário root digitando: sudo passwd root E dai voce coloca a senha... Agora por favor, não fale o que não sabe, e não critique o Ubuntu sem ter certeza do que esta falando. Obrigado.
-
Fatecano
em 3/9/2010 ás 08:33hversão: for WindowsNem sei se eu poderia comentar porque nem testei isso aqui. Estou dizendo apenas pelo que li até agora. Acho que o Ubuntu remasterizado é bem mais interessante por já estar totalmente personalizado. Seria o nosso mesmo desktop, com todas as suas configurações (até o mesmo papel de parede!),codecs e programas do nosso gosto, só que rodando por USB.
-
vinytec
em 21/7/2010 ás 15:55hversão: for Windowsa possivel senha e 123456 e a padrão para o portable ubuntu remix talvez fuicione nece ubuntu não desistão do aplicativo:-)
-
Rubem Alves
em 18/4/2010 ás 16:34hversão: for WindowsNão gostei por que não se sabe como trocar senha do administrador. Tudo que precisar ser feito sempre precisa da senha do ADM e não se sabe qual a senha inicial cadastrada. Até gostei de usar a linha de comando mas quando precisei da senha do ADM, cadê?? Deveria vir com um README ou LEIAME explicando tudo isto e não vem, então não presta, sistema livre que não tem informações não é livre.
-
fabio
em 20/3/2010 ás 15:23hversão: for WindowsEle ocupa muita memoria e deixa o pc muito lento !!!! Nao vale a pena !!
-
matheus
em 2/1/2010 ás 22:32hversão: for WindowsAcho que não vale a pena, você só vai estar emulando o sistema operacional, fazendo que o PC fique mais lento, por precisar processar 2 sistemas operacionais(Windows como nativo ,e Ubuntu emulado). Neste caso, eu acho melhor utilizar programas auto-executáveis, disponíveis para Windows caso precise usar PCs de terceiros.
-
Arindo S. Junior
em 17/12/2009 ás 13:25hversão: for WindowsNão aconselho a testá-lo, você pode baixar o Ubuntu 9.10 comum e instalá-lo como programa no xp ou em máquina virtual, é bem melhor, mais útil e bonito. O Ubuntu é um excelente sistema, não imaginem que ele seja ruim só por causa da experiência com o portable, testem o Ubuntu 9.10 e na hora da instalação escolha inicializar normalmente, não usem senha para inicializar, escolha apenas senha como administrador e só.
Requerimentos
-
2 GB livre em disco
Como mudar as cores e fontes dos painéis do Ubuntu
Review: Ubuntu Linux 11.04
Ubuntu completa 7 anos e promete nova versão com melhor desempenho
Ubuntu para tablets pode ser apresentado na semana que vem
Canonical divulga novidades sobre o Ubuntu 12.04
Alternativas
Windows 7Gratuito para testarLiberada a versão Enterprise Windows Sete Venha conhecê-la e conferir todas as novidades
VirtualBoxGratuitoUse o VirtualBox para abrir um sistema operacional dentro do outro de maneira simples
Windows 8.1Gratuito para testarEle chegou! Já está no ar a primeira grande atualização do Windows 8

Shopping Baixaki
