Prism 1.0 Beta 4

Prism

1.0 Beta 4

Já pensou em acessar serviços e sites favoritos no desktop como se fossem programas? Agora você pode



Já imaginou como seria prático poder acessar seus serviços online e sites favoritos, direto da sua área de trabalho, como se fossem programas? Essa é a ideia do projeto Prism, desenvolvido pela comunidade Mozilla em busca de recursos mais práticos e inteligentes para a internet. Também conhecido pelo nome do seu projeto inicial "WebRunner", o Prism conta com um conceito pioneiro, que pode facilitar muito a vida dos internautas dos mais variados níveis de habilidade, interesses e idades.

Não será mais necessário digitar os endereços dos seus sites favoritos todas as vezes que quiser visitá-los, e muito menos necessário abrir a janela do seu navegador. Assim, basta "instalar" seus sites usando o Prism e depois acessar qualquer um dos atalhos diretamente no Menu Iniciar, na área de trabalho ou na barra de Inicialização Rápida (ao lado do botão Iniciar).

Ideia revolucionária

Ícone do Baixaki na Bandeja do SistemaAo clicar nos atalhos, uma janela individual será aberta, sem nenhuma referência de botões, nomes ou imagens ao seu navegador. Dessa forma, o seu funcionamento será totalmente independente e vai conter as vantagens de um programa comum, aliadas às funcionalidades da web.

Para "desinstalar" os sites, não é necessário acessar o "Adicionar e Remover Programas". Basta apagar os atalhos da sua Área de Trabalho, Inicialização Rápida ou Menu Iniciar e pronto, você já está livre do seu novo "programa", sem complicação, sem restos no registro, enfim, sem dores de cabeça.

Integração

Não vá pensar que o Prism é um simples gerador de atalhos para seus sites favoritos, pois ele é muito mais que isso. O comportamento dos sites que você utilizar com o Prism será alterado conforme sua função. Por exemplo: se você criar um atalho para o seu webmail, será possível configurar um alarme para que apareça uma notificação na bandeja do sistema, cada vez que uma nova mensagem for recebida.

Janela do Firefox sem barras, aberta com o Prism.

Instalando

Instalar o Prism não tem segredo. Você só precisa fazer o processo idêntico ao de adicionar novas extensões ao Firefox. Depois de clicar no botão de download, será exibida a tela de instalação de extensões. Clique em “Instalar” e aguarde. Depois de terminada, a instalação solicitará o reinício do navegador. Em sua próxima execução, o Firefox estará pronto para utilizar o Prism.

Novidades da versão

Na versão 1.0b1, foram inseridas algumas funções antes ausentes, com o intuito de facilitar ainda mais a utilização. Entre elas estão o suporte à atualização automática, opções de configuração de fonte, cores e utilização de servidores Proxy, limpeza de dados pessoais, suporte à utilização na bandeja do sistema, e outras.

Como usar?

Simples! Primeiro abra e faça login normalmente no serviço que você pretende transformar em um programa acessível da área de trabalho. Depois, clique no menu “Ferramentas” e, em seguida, na opção “Convert Website to application”. Será exibida a tela de opções, para que você defina se quer que sejam exibidos itens do navegador, como barra de navegação, exibir na bandeja do sistema, criar atalhos na Área de Trabalho, Menu Iniciar e Inicialização Rápida e escolher o ícone que deverá ser usado. Quando estiver satisfeito com suas configurações, basta clicar em OK e começar a usar seu novo atalho.

Convertendo um site em uma aplicação.

Imagens do Prism

Ícone do Baixaki na Bandeja do Sistema Janela do Firefox, aberta sem nenhuma barra, utilizando o Prism. Definindo as opções de exportação.

Nossa opinião sobre o Prism:

Representando uma melhoria notável para os usuários de computador em geral e mais interessante ainda para quem não vive sem internet, o Prism traz uma ideia inteligente e bastante ousada. Seus atalhos aparecem de maneira idêntica a um programa comum e não apresentam nenhum defeito de execução.

Assim, ainda em sua fase inicial de desenvolvimento, a extensão já se mostra vantajosa pela grande variedade de recursos disponíveis e ainda promete melhorar significativamente, de modo a contar com a ajuda dos usuários para relatar possíveis bugs. O nome da gigante Mozilla reforça o que está por vir, visto que o conceito da web 2.0 está se ampliando e vários serviços quentes estão saindo do forno.

O fato de o programa estar em inglês ainda atrapalha, mas nada que alguns minutos de uso não o tornem um craque rapidinho. Por fim, se você adora acessar sites como YouTube, Orkut, Baixaki Jogos, Tudo Gostoso e até mesmo o Baixaki com freqüência, Prism é uma ótima indicação.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Wolflust Wolflust   em 3/2/2011 - versão: 1.0 Beta 4

    Genial, não é necessário instalar, cole a URL correta, escolha um ícone com formato de imagem e ainda coloque um ícone na sua tray icon. Abandonei os clientes de email e joguei a URL do Aol Mail Ria onde tenho minha conta, abrindo por padrão no IExplorer, por causa do Silverlight. Funfa que é uma beleza, com um belo ícone pego no Google. Perfeito. O fato de adicionar uma janela somente com a página da web sem o conteúdo do navegador é muito boa e isso é personalizável. Muito bom mesmo.

  • Jean Jean   em 18/5/2009 - versão: 1.0b1

    Ideia incrível mais uma do respeitado mozilla labs!

  • mmagoga mmagoga   em 17/5/2009 - versão: 1.0b1

    Como o Alex Ruiz disse, só acessar o menu do botão do mouse na tela do desktop, simples.

  • Jean Jean   em 17/5/2009 - versão: 1.0b1

    Função clonada do google Chrome, só.

  • Rafael Rodrigues Rafael Rodrigues   em 17/5/2009 - versão: 1.0b1

    Quem usa google chrome, já viu algo no mínimo, igual. haha, copia :D`

  • Costajunior Costajunior   em 12/5/2009 - versão: 1.0b1

    Nada de espantoso, mas é legal poder personalizar o ícone de ataho.

  • Alex Ruiz Alex Ruiz   em 12/5/2009 - versão: 1.0b1

    Botão direito do mouse na tela > Novo > Atalho. Digita a pagina que vc quer. Coloca o nome no atalho. Botão direito no atalho > propriedades > alterar Icone. Escolhe a fotinho que mais te agrada. Pronto, vc fez a mesma coisa sem baixar nada!

  • Gabriel Gabriel   em 12/5/2009 - versão: 1.0b1

    Nem tenho mais o que dizer.

  • Mtv junior Mtv junior   em 12/5/2009 - versão: 1.0b1

    oi amigos do baixaki, eu tenho meu pc a uns 4 meses, e um dia desses eu estava pensando, puxa vida se as paginas da net abrissem direto sem precissar entrar em um navegador, e a resposta esta justamente ai depois de 2 anos apos essas mensagens eu estou baixando e digo q é muito bom, testei e aprovei claro q pode ter evoluido de 2007 pra k, mas q tem como voltar a pagina tem, e barra de end. tambem... mas eu achei legal e sugiro a queles q estao adquirindo seus pcs agora, q baixem q valem a pena, 5estrelas é pouco para os downloads do baixaki deveria ser 10.... valeu baixaki tao de parabens....xau

  • Seashad Seashad   em 12/5/2009 - versão: 1.0b1

    Pra quem já usou ou usa o Google Gears, isso soa muito, muito familiar...

Ver todos os comentários »