Sandboxie 4.12

Sandboxie

4.12

Crie uma camada de segurança extra no seu computador e acesse sites ou baixe programas sem medo do perigo



Sandboxie é um aplicativo de segurança adicional para o seu computador, criando um ambiente seguro para você executar os programas.

Assim, você protege a máquina de possíveis contaminações, pois todas as alterações realizadas serão feitas apenas na “caixa de areia”, evitando que haja qualquer tipo de mudança indesejada no disco rígido.

Vale apenas lembrar-se de que o programa não substitui um antivírus e outras ferramentas de segurança. O objetivo é trazer um mecanismo de prevenção adicional, garantindo que o seu computador permaneça imune a ameaças virtuais. O aplicativo é compatível com sistemas de 32 e 64 bits.

Ambiente seguro

Mesmo que tenha várias ferramentas de proteção e seja muito cuidadoso, você nunca está completamente livre dos malwares. Isso porque a cada dia surgem ameaças novas e quem programa essas aplicações maliciosas está trabalhando muito para infiltrá-las de maneira eficiente no seu computador, muitas vezes as “embutindo” em outros programas.

Além disso, por mais eficiente que um antivírus seja, nem sempre ele está pronto para lidar com uma praga virtual recente. Por isso, um programa como o Sandboxie é um excelente aliado para quem quer aumentar a imunidade do computador, criando um ambiente seguro para você executar aplicações sem medo de ocorrerem mudanças no disco rígido.

Dentro do Sandboxie

De uma forma geral, ele cria uma espécie de “espaço virtual” no qual são guardados todos os dados sobre as atividades do programa em execução. Dessa maneira, uma vez que o aplicativo seja encerrado, qualquer modificação feita no sistema é eliminada, pois ela foi realizada apenas dentro da “sandbox”.

Adicionalmente, ao utilizar o navegador dentro do Sandboxie, os rastros de navegação podem ser excluídos automaticamente, aumentando a sua privacidade.

Dentro da “sandbox”

Logo ao abrir o programa, você passa por um pequeno tutorial ensinando a maneira básica de operá-lo. Por mais que ele pareça difícil, logo ao abrir um programa dentro da sandbox pela primeira vez você percebe que tudo é bem mais fácil do que podia aparentar. Para realizar a tarefa, você tem duas opções.

Uma delas é abrindo o menu de contexto do programa que você deseja abrir no ambiente seguro e escolher a alternativa “Rodar em uma caixa”. A outra maneira é acessando o ícone do Sandboxie na Bandeja do sistema, clicar nele com o botão direito do mouse e selecionar a alternativa “DefaultBox”.

Opções do programa

Em seguida, você deve definir “o que” deve ser rodado na caixa de areia. Há opções para o navegador, o leitor de emails ou qualquer programa, por exemplo. Independente da maneira selecionada, uma vez aberto o programa no Sandboxie, ele passa a aparecer listado na interface do aplicativo.

Além disso, as bordas da janela da aplicação possuem um contorno amarelo, exibido quando você passa o mouse por elas. Como padrão, o programa abre um único ambiente para o controle dos aplicativos; no entanto, caso você deseje (por questões de gerenciamento, por exemplo), é possível criar diversas “caixas”, em janelas separadas.

Criando um novo ambiente

Para isso, você precisa entrar no menu “Caixa” e selecionar a opção “Criar Nova Caixa de Areia”. Em seguida, basta escolher um nome para o seu ambiente e, caso desejado, copiar as configurações de um ambiente que já exista.

Imagens do Sandboxie

Verificação Criando nova caixa Escolhendo o ambiente para rodar o programa Via menu de contexto No detalhe: bordas amarelas Dentro do Sandboxie Opções do programa Criando um novo ambiente
Prós
  • Fácil de utilizar
  • Totalmente em português brasileiro
  • Permite abrir mais do que um ambiente por vez
  • Compatibilidade com vários programas

Nossa opinião sobre o Sandboxie:

Sandboxie é um aplicativo para aumentar a segurança do seu computador, especialmente recomendado para quem quer garantir uma proteção ainda maior. Porém, é essencial reforçar que ele não deve substituir um antivírus e outras ferramentas contra pragas virtuais, pois a função do aplicativo é oferecer outro tipo de assistência.

A interface do programa merece destaque pela sua simplicidade, fazendo com que o aplicativo pareça mais limpo e seja fácil visualizar os itens abertos no seu ambiente. Da mesma forma, as configurações apresentadas também não devem trazer maiores dificuldades, mesmo para iniciantes, além de tudo estar inteiramente em português.

A pessoa conta com dois métodos para adicionar programas no ambiente seguro, permitindo que ela possa escolher a forma que se adequar melhor às suas preferências de uso. Além disso, também é possível “ampliar” o gerenciamento das aplicações abertas na caixa de areia executando mais do que um ambiente por vez.

Essa pode ser uma maneira de você separar os programas abertos no Sandboxie por tipo, por exemplo. Outro ponto positivo do aplicativo é que, uma vez que você execute a aplicação-alvo no ambiente seguro, não é necessário fazer nenhum outro tipo de configuração: a proteção já está completamente ativa.

Uma vantagem adicional apresentada é a compatibilidade com diversas aplicações, incluindo os antivírus mais populares atualmente. O Sandboxie permanece ativo durante a execução de um programa, mas você não precisa se preocupar com isso. Ele é leve e não consome muitos recursos do computador, garantindo que você não sofra com travamentos.

Por isso, o Sandboxie realmente representa uma ótima ferramenta para aumentar o nível de proteção da sua máquina.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Filipe Junior Filipe Junior   em 12/7/2014 - versão: 4.12

    Grande ideia dos desenvolvedores. O software prolonga a vida do seu windows. Outro programa que faz isso é o Faronics DeepFreeze. Mas esse é grátis e completo. O preço da versão para é justo e barato.

  • Max_Downloader Max_Downloader   em 23/5/2014 - versão: 4.10

    Isola muito bem o uso dos programas, é bom para usar programas sem ter que instalar em definitivo no sistema, usar programas de forma segura, e mais diversas experiências no sistema...

  • renatronic renatronic   em 11/2/2014 - versão: 4.08

    É ótimo, mas pena que zoa o driver da minha mesa digitalizadora Wacom!

  • Alan Patrick Alan Patrick   em 9/2/2014 - versão: 4.08

    Este programa e ótimo. Essencial para pessoas(paranoicas)como eu que gosta de segurança adicional ao navegar na internet. Mas como já foi avisado por outro internauta, e bom reforçar o conselho: não façam testes com malware dentro da sandboxie, pois existe pragas que podem conseguir furar a camada de proteção da sandboxie e infectar o PC. Por isso, muito bom senso e cuidado ao navegar e baixar programas na internet.

  • rosa pereira rosa pereira   em 28/8/2013 - versão: 4.04

    ele não serve muito pra mim , porque o mozila trava , o opera trava tudo trava dentro dele

  • Tennyson Tennyson   em 9/7/2013 - versão: 4.04

    Ele é bom pra testar programas sem ter que instala-los e caso tenha vírus não afeta o sistema (Mais não da certo em programas que pedem para reiniciar o S.O). Nos navegadores IE, firefox e chrome não funciona como tinha que funcionar (Isso é um ponto muito negativo).

  • Rodrigo Smaniotto Rodrigo Smaniotto   em 9/7/2013 - versão: 4.04

    Você pode rodar alguns aplicativos "demo" por exemplo, onde o mesmo só funciona determinada quantidade de vezes, apos vencer o prazo, esvazie a caixa e volte a utilizar o aplicativo novamente.

  • Diogo Diogo   em 15/6/2013 - versão: 3.76

    Instável,testei ele com os 5 principais browsers(Google Chrome,Mozila Firefox,Internet Explorer,Opera e Safari),e ele travou todos. Lamentável,bom mesmo é a caixa de areia (sandboxie) do Comodo Firewall,essa sim funciona beleza.

  • minonino minonino   em 10/5/2013 - versão: 3.76

    Gosto demais de usa-lo traz segurança discrição principalmente para usar internet.

  • Jessé Albuquerque Jessé Albuquerque   em 10/2/2013 - versão: 3.76

    Segurança adicional para a navegação mas tranquila.

Ver todos os comentários »