Scanner 2.13

Scanner

2.13

Saiba o que está ocupando espaço indevido em seu disco rígido de uma forma inteligente e atraente



Você sabe exatamente que tipos de arquivos estão ocupando espaço em seu disco rígido? Se a resposta for não, prepare-se para mudar esse panorama conhecendo a fundo como está a situação do seu HD de uma forma inteligente e atraente.

Essa é a proposta do aplicativo Scanner, um software gratuito e de simples utilização capaz de exibir de forma gráfica como está a situação de seu HD. O processo de instalação é simples e tudo o que você precisa fazer é, depois de baixar o programa, descompactar a pasta em RAR e dar um duplo clique sobre o arquivo executável.

Direto ao assunto

Visual do aplicativo

Ao iniciar o programa pela primeira vez, automaticamente o aplicativo escaneia o diretório no qual foi instalado, exibindo como resultado um extenso gráfico em forma de anel. Os segmentos mais externos representam níveis mais profundos do diretório. Ao passar o mouse sobre uma área específica, você tem acesso a mais informações sobre ela.

Dependendo do tipo de objeto selecionado, você tem diversas opções, como exibir ou esconder o conteúdo da pasta, acessá-la, reescanear um diretório, abrir um arquivo com o aplicativo adequado, deletar um arquivo diretamente ou enviá-lo para a lixeira.

Para executar o mesmo processo em qualquer drive do seu computador, basta clicar sobre a letra correspondente no menu à esquerda. Clique com o botão esquerdo sobre o drive desejado para incluí-lo no sumário e também para selecionar as opções de análise.

Visual do aplicativo

Ajuste de cluster

Para obter resultados mais precisos, você pode ajustar o tamanho correto dos clusters. Para saber este número, você pode usar o Desfragmentador do Disco. Para isso, clique com o botão direito sobre o drive desejado e execute a análise. Em seguida, clique em “Exibir Relatório”.

Na tela que será aberta, observe a informação “Tamanho do cluster”. O tamanho-padrão para cluster é de 4k, o que funciona corretamente com a maioria dos drives. Há ainda a opção “Auto detectar”, que reúne esse tipo de informação de forma automática.

Imagens do Scanner

Visual do aplicativo Visual do aplicativo
Prós
  • Facilidade de utilização
  • Acesso rápido às ferramentas
  • Bom número de recursos
  • Interface agradável

Nossa opinião sobre o Scanner:

Simples e eficiente, o aplicativo Scanner tem dois pontos principais que podem ser considerados os seus diferenciais. O primeiro deles é o fato de que a sua utilização é extremamente intuitiva e mesmo usuários que nunca tiveram contato com programas do gênero podem mexer com o software sem nenhum problema.

Já o segundo aspecto favorável é a maneira como as informações são exibidas, sempre de forma visual e detalhada. O aplicativo é leve e gratuito e sua instalação demanda menos que dois minutos. O acesso às informações também é facilitado, simplificando a exclusão de arquivos quando necessário.

Por fim, o programa automatiza diversas tarefas, como os recursos de escanear diretórios ou identificar o tamanho correto dos clusters. Talvez o Scanner não esteja entre as opções mais completas disponíveis entre os aplicativos do gênero, mas sem dúvida está entre os mais práticos a que você pode ter acesso.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Marcos Marcos   em 12/11/2011 - versão: 2.10

    Esse programa é simples e fácil de usar. Exibe com precisão as informações dos HDs.

  • Jefferson R Ferreira  AraçatubaSP Jefferson R Ferreira AraçatubaSP   em 3/8/2010 - versão: 2.10

    Esse software estava me fazendo falta mesmo, pois indeterminadamente cada comentário tem seu ponto, sendo positivo ou negativo. Minha opinião é mais do que positiva mesmo, não encontro nenhuma dificuldade ao usar. Nota 10 e parabéns aos desenvolvedores!!!!

  • T_orture T_orture   em 11/4/2010 - versão: 2.10

    ele é bom, mas o Disk Space Fan é bem melhor =D...procura ai no baixaki

  • Allan Allan   em 15/6/2009 - versão: 2.10

    Indispensável para quem gosta de organizar o pc, ele mostra graficamente o uso do hd e de uma forma simples, realmente cumpre o que promete.

  • Guilherme Borges Cunha Guilherme Borges Cunha   em 6/2/2009 - versão: 2.10

    Gostei, muito legal o programa, mostra tudo detalhadamente e bem organizado.

  • SamSam SamSam   em 6/2/2009 - versão: 2.10

    Realmente um bom programa que faz exatamente o que diz fazer, tem um otimo grafico e boa leitura. Porem, ainda perde, na minha opniao, para o WinDirStat que é mto mais explicito e de facil leitura na sua analise. Ah e so salientando estes programas nao sao cleaners, mas sim diagnosticadores; se querem limpeza têm diversos programas para tal...

  • Gustavo Gustavo   em 5/2/2009 - versão: 2.10

    Ótimo, pois cumpre o que promete !

  • MARCOS MARCOS   em 5/2/2009 - versão: 2.10

    Esse programa te mostra um gráfico detalhado e ramificado... é só correr o mause, e a gente fica sabendo em que chão tá pisando... tipo assim: dá pra ter uma idéia do que realmente pesa no pc... nota 1000 valeu baixaki!!!

  • Adeilson Adeilson   em 26/3/2008 - versão: 2.8

    Prós: Ele é ótimo... É a melhor maneira de ver o que esta ocupando espaço em seu disco rígido. Não tem melhor

    Contras: Ele apenas poderia ter um diretório de limpeza tipo o do Ccleaner... só isso bastava!!! mas ao contrário, dá pra fazer excluindo com o Delete.

  • mati mati   em 25/3/2008 - versão: 2.8

    Prós: eu tava com um mais de 10 giga de filmes q eu tinha gravado pesando no pc! soh com esse programa q eu descobri!! ele eh praticamente um otimizador!!!!! pode baxa tranquilo

    Contras: nda

Ver todos os comentários »