Seagate DiscWizard 13.0 Build 14387

Seagate DiscWizard

13.0 Build 14387

Incluindo funções do Acronis True Image, o DiscWizard é um programa obrigatório para donos de HDs Seagate



O Acronis True Image é considerado por muito como uma das melhores opções quando o assunto são programas que realizam imagens para backup de discos rígidos. O desenvolvedor, ciente da qualidade do produto oferecido, cobra um preço bem generoso para que o usuário seja capaz de desfrutar dos recursos disponíveis. Por isso soa um tanto estranho que a Seagate tenha incluído algumas das funções do Acronis em seu DiscWizard sem fazer nenhum alarde em relação a isto.

O Seagate DicWizard é uma ferramenta destinada a donos de discos rígidos das marcas Seagate, Maxtor e Western que permite criar imagens contando todos os dados do HD, facilitando realizar backups ou fazer cópias de dados para outros componentes de hardware da máquina. Por exemplo: em vez de ter que copiar manualmente todo o conteúdo do disco na hora de formatar a máquina, basta criar uma imagem e jogá-la em um dispositivo reserva. Depois de fazer a formatação é só utilizar o DiscWizard para recuperar todos os arquivos que possuía anteriormente, incluindo sistema operacional.

Atenção para usuários de HDs da marca Western!

Ao clicar no link para download do Baixaki a versão baixada será aquela destinada aos HDs das marcas Seagate e Maxtor. Donos de discos rígidos da marca Western deverão utilizar este link de download. Vale lembrar que o programa não funcionará utilizando dispositivos fabricados por outras empresas, como a Samsung. Caso você tente executar o DiscWizard utilizando algum HD de outra marca, surgirá uma mensagem com um link que redireciona o usuário para a página de compra do Acronis True Image.

Descubra a marca do disco rígido instalado na máquina

O primeiro passo para se certificar que o Seagate DiscWizard vai funcionar em seu computador é verificar qual a marca do disco rígido conectado à máquina utilizada. Para isto é possível utilizar dois métodos: o primeiro consiste em acessar o diretório “Meu Computador” do Windows, clicar com o botão direito do mouse em cima da unidade de disco desejada e selecionar a opção “Propriedades”.

Em seguida selecione a aba “Hardware”, em que serão exibidas todas as unidades de conectadas ao computador, como o disco rígido, leitores de cartão e drives de disquetes, CD e DVD. Clique em cima do drive que você deseja verificar e selecione novamente a opção “Propriedades”. Na janela que surgir você poderá verificar todas as informações do disco rígido selecionado, como o número serial e o fabricante.

Outra alternativa, mas que só vai funcionar corretamente caso você possua um disco rígido da marca Seagate, é utilizar o Seagate Drive Detect, um programa bastante leve e que só ocupa 75KB de espaço no disco rígido. Basta baixar o programa utilizando este link e executá-lo, para que este detecte automaticamente qual o drive Seagate instalado na máquina utilizada. Além de fornecer informações detalhadas sobre o produto utilizado, basta clicar no botão “New Firmware Check” para ser redirecionado a uma página que contém todas as atualizações que possam estar disponíveis.

Utilizando o Seagate DiscWizard

A página principal do software exibe quatro opções disponíveis: Image Backup and Image Restore, Disc Utilities, Create Bootable Media e Manage Image Backups. Abaixo listamos as funções específicas de cada uma.

Image Backup and Image Restore: Leva o usuário a uma página com as opções “Image Backup” e “Image Restore”. A primeira é responsável por criar uma imagem contendo um backup com todas as informações contidas no disco rígido utilizado, incluindo a instalação do sistema operacional utilizado. Já a segunda alternativa é utilizada para acessar esta imagem criada e restaurar o sistema conforme os dados gravados nela.

Disc Utilities: Clicando nesta opção você poderá escolher entre fazer uma cópia idêntica da unidade de disco utilizada para outro HD ao clicar em “Clone Disc”, ou adicionar um novo disco rígido ao computador utilizando a opção “Add New Disc”. Isto é especialmente útil em casos em que você já possui um HD instalado e deseja utilizá-lo somente para a instalação do sistema operacional, deixando a tarefa de armazenar arquivos para outro dispositivo.

Create Bootable Media: Esta utilidade permite utilizar as funcionalidades do Seagate DiscWizard em computadores que possuem disco rígidos danificados e até mesmo naqueles que não utilizam o Windows como sistema operacional. Para isto, basta possuir um CD-R/RW ou DVD-R/RW vazio no drive de leitura e o programa automaticamente irá detectar o espaço necessário e realizar a gravação do programa.

Manage Image Backups: Esta opção permite explorar e verificar a integridade dos arquivos presentes nas imagens criadas utilizando a opção “Imagem Backup”. Os aplicativos disponíveis são “Explore Image Backup”, que possibilita visualizar o conteúdo das imagens gravadas, “Mount Image Backup”, que serve para criar uma espécie de HD virtual na máquina do usuário, permitindo explorá-lo como se realmente estivesse conectado à máquina.

Já “Unmount Image Backup” desabilita os HDs virtuais criados e “Validate Image Backup” realiza uma análise completa do conteúdo das imagens que você criou, indicando se há erros como arquivos corrompidos ou partes que não foram gravadas de maneira correta.

Manual completo disponível

Quem possui conhecimento fluente da língua inglesa ficará satisfeito com o manual de instruções incluído junto ao programa. Uma leitura rápida possibilita o entendimento de todas as ferramentas disponíveis de forma fácil, sem precisar ficar repetindo diversas vezes o mesmo trecho para entender determinada informação. Infelizmente, usuários brasileiros não foram contemplados com um manual em português, o que pode gerar algumas dificuldades durante a utilização do programa.

Imagens do Seagate DiscWizard



SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Lauro Venas Lauro Venas   em 9/9/2013 - versão: 13.0 Build 14387

    Perdi um HD e esse software simplesmente me salvou. Salvou inclusive a ativação do Windows 8 no novo HD, na "mesma máquina", claro. Excelente!

  • supercoelho supercoelho   em 22/5/2012 - versão: 11.0.8326

    tem muito programa bom como o hd clone free, profisional, já esse só funciona em hd seagate por isso é horrivel, sempre tem hd de varias marcas e esse quer ser o unico a ser comprado e usado.

  • Xb Xb   em 8/4/2011 - versão: 11.0.8326

    Dicar para fusionar em outras marcas de HD a minha e sansung, Faz o cd de boot que pode fazer tudo que a ferramenta faz, Eu já formatei o meu hd sansung de 80Gb e adicionei um HD novo de 1Tb sem alterar o sistema.utilizando um versão antiga com o nome de maxtor maxblast da seagate

  • joao marocs joao marocs   em 2/2/2011 - versão: 11.0.8326

    Ótimo programa ! transferi todos os dados do meu HD para o novo HD ! :) Vale a pena !

  • Luciano Borges Luciano Borges   em 5/6/2010 - versão: 11.0.8142

    Programa simples de usar e ótimo resultado.

  • Thiago Paulino Dantas Thiago Paulino Dantas   em 8/5/2010 - versão: 11.0.8142

    Uso muito, e recomendo a todos. O único problema é que só funciona em HD`s da Seagate

  • Alvaro Werner Lima Alvaro Werner Lima   em 19/2/2010 - versão: 11.0.8142

    Nenhum programa da paragon está sendo baixado, por favor verifiquem, obrigado.

Ver todos os comentários »