SeaTools for Windows 1.2.0.10

SeaTools for Windows

1.2.0.10 Em Português

Saiba como anda a saúde do seu disco rígido com apenas alguns cliques



Diagnosticar a saúde do seu computador pode ser uma ótima maneira de impedir que a máquina apresente problemas com relação a arquivos danificados, por exemplo. O processo, entretanto, pode ser bastante complicado de ser feito manualmente, especialmente para usuários com menos experiências.

É aí que surgem softwares como o SeaTools for Windows, uma ferramenta bastante útil que determina a condição de suas unidades de disco. Através de uma bateria de testes, é possível detectar conflitos em arquivos, ataques de vírus e até dados que estejam corrompidos. Desse modo, você encontra erros, realiza correções e até melhora o desempenho do computador.

Check-up completo

O software foi desenvolvido para ser compatível com todos os tipos de unidades – ATA(SATA/IDE), SATA, USB, SCSI – e possui também uma versão compatível com o sistema anterior ao Windows, o DOS.

Depois de baixar o instalador e executá-lo, abra o programa. O primeiro passo é uma rápida verificação por todo o seu disco rígido – e isso pode demorar, conforme a quantidade de arquivos que você tem no computador. Quanto mais arquivos, maior o tempo para a análise do programa.

Ainda antes da tela principal, o programa inicia um teste rápido do seu HD. Finalmente, você ganha acesso à janela do programa, com várias opções de testes.

A janela principal do programa.

Para habilitar os testes no disco rígido, selecione a caixa de seleção da unidade que você deseja testar. Feito isso, clique em “Teste de base” e escolha qual a melhor opção para o que você deseja.

Exames de rotina

O programa oferece testes com os mais diversos objetivos. Em “Controle S.M.A.R.T.”, por exemplo, é possível encontrar falhas no HD que não foram identificadas pelo escaneamento inicial.

Os testes são rápidos e ocorrem em tempo real.

Se você não deseja gastar tanto tempo com os testes e quer apenas resultados preliminares da saúde do sistema, vá em “Teste Rápido Automático da Unidade”, uma opção que vasculha o HD com maior velocidade.

A saúde do seu PC é determinada após os testes.

Se o resultado final for um “Aprovado” escrito em verde, significa que seu disco está adequado para uso. Em caso de status “Reprovado”, procure reparar as partes danificadas do HD indicadas pelo relatório ou busque ajuda especializada.

Socorro!

Se você encontrou dificuldades para utilizar o SeaTools for Windows, não se preocupe. O programa conta com uma versão em português. Para acessá-la, clique em Help > Languages > Português.

Além disso, em “Guia em linha SeaTools”, você encontra um documento de texto que fornece um tutorial explicativo sobre o uso do programa, para que você conheça cada canto do software antes de rodar os testes.

Nossa opinião sobre o SeaTools for Windows:

O SeaTools for Windows é um programa muito útil e importante para a manutenção da saúde do seu computador. Através de uma interface simplificada, é possível navegar com segurança pelos inúmeros testes apresentados para verificar como anda seu disco rígido.

As opções com os exames possíveis estão bem agrupadas – e cada uma possui uma breve descrição quando o item é selecionado. Além disso, o programa possui disponibilidade para o idioma português e oferece um ótimo tutorial que ensina o usuário a utilizar o SeaTools sem medo.

O software, entretanto, é recomendado apenas para usuários intermediários de computador, uma vez que pede o reconhecimento do tipo de HD. No entanto, a utilização do programa não exige muito, podendo ser feita por qualquer usuário.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Theiago Theiago   em 19/7/2011 - versão: 1.2.0.5

    O Programa já diz, SeaGate, pode encontrar dificuldades em compartibilhidade? Ótimo programa.

Ver todos os comentários »