Simet

Simet

Um sistema completo para medir a velocidade, latência e jitter da sua conexão com a internet



Simet é um sistema público para a medição de dados relacionados à sua conexão com a internet. O nome do programa é um acrônimo para Sistema de Medição de Tráfego de Internet e ele é capaz de realizar análises avançadas sobre vários aspectos da conexão, oferecendo informações precisas.

Você precisa definir algumas características de sua rede, como velocidade contratada e ainda o tipo de uso que é dado a ela. Além disso, caso a conexão seja utilizada em um ambiente comercial, é possível ainda definir a quantidade de pessoas que a compartilham, o que ajuda a obter resultados mais qualificados.

Além de simplesmente fazer uma medição, o Simet qualifica o serviço prestado pelo provedor de internet. Ele informa se você está com níveis aceitáveis de latência e variação, bem como registra que as velocidades de download e upload estão dentro da faixa prevista de acordo com o valor contratado.

Simet

Definindo as opções

Usar o Simet não é tão simples como um medidor de velocidade convencional, mas não é nada complicado. São três informações básicas a serem definidas: CEP do local, velocidade contratada e local de acesso. Esta última opção conta com as alternativas residencial, comercial ou “outro”.

Caso você esteja realizando os testes no trabalho, um novo campo chamado “Número de funcionários” é aberto. Defina ali a faixa que representa o número de empregados existentes em sua empresa e o teste deve ficar ainda mais preciso.

Quatro testes

Ao todo, Simet realiza quatro medições distintas: tempo de latência, jitter, TCP e UDP. Os testes acontecem em sequência, um após o outro, e depois de alguns momentos você tem um panorama geral com todos os resultados. Além de mostrar números, este serviço faz avaliações como “Bom”, “Ruim” ou algo do gênero.

Simet

Teste de WiFi

Além de informar tudo sobre a sua conexão, o Simet apresenta uma ferramenta específica para internet sem fio. Ele exibe em forma de gráfico a intensidade do sinal que você recebe, mostrando ainda outras conexões que podem interferir na qualidade da sua. A aplicação ainda recomenda a mudança de canal para um melhor aproveitamento.

Imagens do Simet

Prós
  • Fácil de usar
  • Em português
  • Reúne histórico de avaliações
Contras
  • Nenhum ponto negativo encontrado

Nossa opinião sobre o Simet:

O Simet é uma das melhores soluções para obter informações precisas e ampliadas sobre a sua conexão com a internet. Uma das grandes vantagens do programa é o seu funcionamento em tempo real, dispensando quase que qualquer interferência humana para começar a realizar todas as medições.

A precisão aqui também é um ponto interessante, pois ela enquadra os resultados em diferentes faixas de avaliação conforme as informações oferecidas por você. Isso é útil e demanda mais cuidado de quem usa a aplicação, afinal, dados errados podem gerar alguns equívocos como resultado final.

O visual da página facilita muito a sua utilização. Todos os recursos estão bem organizados e acessíveis. Os resultados surgem de forma gradual e os mais recentes ficam sempre no topo, tornando a sua visualização muito mais simples. Por fim, o fato de estar completamente em português é outra característica muito interessante desta página.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • ronaldo paulino dos santos ronaldo paulino dos santos   em 1/2/2013 - versão:

    Um dos melhores e bem detalhado. Pela 1ª vez de uso, eu gostei. Vou colocá-lo da barra.

  • Julio Matheus Julio Matheus   em 21/8/2012 - versão:

    Recomendo. O aplicativo não contem erros em sua execução e execulta uma bateria de teste diferentemente de outros que medem só velocidade e ping como o RJNET(que está bugado...).

  • Savio Trevisan Siqueira Savio Trevisan Siqueira   em 13/8/2012 - versão:

    Este programa estava disponivel no site ada Anatel para ser usado como referencia, não sei porque foi retirado de lá, mas é utilizado pela Anatel e pelo Inmetro e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.Br)para mediçoes das operadoras, ou seja serve como referencia....

  • Tadeu Pereira Tadeu Pereira   em 13/8/2012 - versão:

    Minha internet deu um UP na mudança de canal, mas nada assim que pudesse dizer, nossa que internet rápida. Minha internet é Virtua e tá um lixo, estou aguardando a GVT chegar para trocar.

  • Felipe Augusto da Silva Felipe Augusto da Silva   em 12/8/2012 - versão:

    Ótimo mesmo, usei e recomendo!

  • joaomarcossilva joaomarcossilva   em 12/8/2012 - versão:

    O Simet ajudo bastante . alem ele fala se sua net é realmente que você contratou . Esse negocio de megabits para megabytes confudi muitas pessoas . ainda mais quem tá começando na area é muita falta de respeito ao consumidor essas operadoras "

  • Vincilios Leorics Vincilios Leorics   em 11/8/2012 - versão:

    O melhor teste que vi até agora. Não testei com a minha internet com problemas. Mas mesmo assim o teste pareceu bem confiável, mais que qualquer outro.

  •  Razor Razor   em 11/8/2012 - versão:

    Além de ser bem simples de usar, ele detalha cada parte dos testes, e ainda fala se está bom ou ruim. Pra quem está na dúvida se a velocidade que você contratou é "de verdade", ou quer ver a velocidade por curiosidade mesmo, recomendo que use o Simet.

  • Alan Galdino Alan Galdino   em 11/8/2012 - versão:

    É possível tirar um média de todos os aspectos, mesmo que o resultado final não esteja indicando corretamente, avaliando através de todo o processo dos gráficos, principalmente, os testes de UDP e TCP, um deles precisa estar com uma média boa. UMA DICA: O seu navegador precisa estar configurado com um proxy manual ou automático, o teste pode não sair como o esperado se estiver sem proxy.

  • Aristenio Aristenio   em 11/8/2012 - versão:

    Sempre verifiquei o estado de minha conexão através do simet, pois realmente ele cumpre o que promete e faz um teste 100% verdadeiro, sem contar que é o site aconselhado por muitos técnicos e pelo fantástico da globo.

Ver todos os comentários »