Source Filmmaker Beta

Source Filmmaker

Beta
  • Gratuito
  • 5,56 GB
  • Para Windows Vista/7/8
  • Adicionado em 11/7/2012
  • Valve
Clique para baixar Source Filmmaker Clique para Baixar

Agora você já pode criar vídeos e histórias a partir de cenários de games usando a ferramenta de edição da Valve

Por Ana Nemes

Source Filmmaker é uma nova ferramenta da Valve que permite a criação de pequenos filmes de animação baseados em cenários prontos do jogo Team Fortress 2.

O editor dá controle total para que você crie sequências com vários personagens: você pode editar, arrumar o som, criar uma história, gravar as cenas como se fosse no mundo real e muito mais, tudo isso usando cenários completos que são disponibilizados com o programa.

Para começar a usar o Source Filmmaker é preciso criar uma nova cena e abrir um mapa. Quando você abre o programa pela primeira vez, escolha a opção New Session e, na janela que é aberta, clique com o botão direito na parte preta e escolha a opção Load Map. Uma lista com várias opções é mostrada e você precisa escolher uma.

Carregue um mapa para começar a gravar e editar

Isso vai fazer com que um cenário completo seja carregado pelo programa. Se o seu computador não for tão potente, isso pode levar vários minutos para acontecer. Lembre-se: para trabalhar com animações 3D desta forma é preciso ter um computador que suporte isso, com bastante memória e uma boa placa de vídeo.

Com o seu mapa carregado, crie câmeras e grave as cenas que você quiser, manipulando os seus personagens para que você consiga contar a história desejada. Começar a trabalhar com o Source Filmmaker não é difícil, já que ele apresenta muitos cenários e personagens prontos para serem usados da maneira que você preferir.

Janela principal do Source Filmmaker

Use objetos e itens do jogo gratuitamente

O Team Fortress 2 é um jogo gratuito, porém ele possui uma loja com diversos objetos e itens especiais que podem ser adquiridos para os seus personagens durante o game. A boa notícia é que a Valve disponibiliza qualquer um desses itens gratuitamente para as gravações.

Isto é, quando você estiver no modo de gravação, com a câmera "ligada", você pode acessar livremente qualquer objeto e arma para dar aos seus personagens. Ao voltar para o jogo, no entanto, esses itens não serão disponibilizados gratuitamente.

Tutoriais em vídeo

Apesar de ser um programa bastante intuitivo, para dominar a criação de curtas de animação usando essa ferramenta você precisa treinar bastante, ter paciência e procurar mais material de apoio, como os vídeos tutoriais que a própria equipe de desenvolvimento do SFM disponibilizou no YouTube.

São 11 vídeos com as principais funções do programa, desde as ferramentas mais básicas até ações mais complicadas, como ajustar a boca do personagem para que pareça que ele está falando algo (técnica conhecida como lipsync). Veja o primeiro tutorial aqui e abra a sua página para encontrar outros.

O Source Filmmaker não se propõe a ser necessariamente uma ferramenta profissional, e sim um meio de diversão para que você possa ir além dos jogos e criar as suas próprias histórias detalhadamente. O programa utiliza os mapas do jogo Team Fortress 2, porém é possível importar e usar os seus próprios cenários e personagens para criar novas composições.


Importante

Antes de instalar o " Source Filmmaker " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Source Filmmaker e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Source Filmmaker é um programa sensacional, perfeito para quem quer se divertir um pouco mais além do jogo, criando e editando as suas próprias histórias facilmente. Por ser a ferramenta usada pela própria Valve, o SFM é realmente muito completo, funciona perfeitamente e surpreende pela facilidade de uso.

Os tutoriais oficiais publicados no YouTube contam como um ótimo ponto positivo, já que eles permitem que o utilizador aprenda rapidamente as principais funções do aplicativo. O fato de ser um programa gratuito é outra vantagem, já que é uma ferramenta completa e mesmo assim pode ser usada sem ser preciso pagar taxas altíssimas, como acontece, por exemplo, com os produtos da Adobe.

As câmeras são controladas muito facilmente com o mouse e o teclado, sendo descomplicado aprender a fazer movimentos fluidos como os de uma grua. Esse é um do principais pontos positivos do SFM: com ele, é possível gravar as cenas como se você estivesse no mundo real, com câmeras e personagens que acompanham exatamente o que você controla com o mouse.

Durante os testes, no entanto, foram encontradas algumas dificuldades. A primeira é que os cenários são carregados com uma linha branca cruzando a tela, e a segunda é que, na hora de gravar os movimentos do personagem, a tela ficou preta. Para corrigir esses problemas você precisa instalar o jogo Team Fortress 2 gratuitamente no seu Steam, já que ele é a base de toda a ferramenta.

Os desenvolvedores prometem que em breve outros jogos, cenários e personagens serão adicionados ao Source Filmmaker, porém por enquanto somente os mapas de Team Fortress 2 estão disponíveis. No entanto, um ponto positivo disso é que é possível editar livremente esses mapas, usar de graça objetos que seriam pagos no game e salvar o seu filme sem precisar pagar nada por isso.

Vale muito a pena instalar e testar o SFM para descobrir como gravar e editar usando cenários de games pode ser fácil e até divertido.

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Cenários, personagens e objetos prontos
  • Totalmente gratuito
  • É fácil mexer com a câmera
  • Simula um estúdio virtual
  • É possível usar objetos pagos sem gastar nada
ImportanteContras
  • Pode travar em máquinas menos potentes
  • Apenas cenários de Team Fortress 2
  • Apresenta lentidão para carregar os mapas

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Steam instalado Team Fortress 2 instalado 4 GB de memória RAM

Shopping Baixaki





(0.094 segundos)