Monitore velocidade, temperatura e voltagem do ventilador interno e outros componentes de hardware

Por Equipe Baixaki

SpeedFan é um aplicativo muito útil para monitorar o desempenho das peças de um computador. Em poucos minutos, o software consegue coletar e exibir informações a respeito do cooler – também chamado de ventoinha – processador, HD e outros componentes.

Além da voltagem do computador, o programa também é capaz de medir a temperatura da máquina e com isso controlar a velocidade do cooler interno. Assim, há economia de energia, muito importante no caso dos notebooks, e, por consequência, de ruído, já que todo cooler produz algum barulho.

Características do programa

O SpeedFan possui uma interface simples porém muito funcional. O sistema de abas utilizado para categorizar as funções do programa mantém todas as ferramentas similares agrupadas, permitindo que você encontre rapidamente a funcionalidade que procura.

Análise inicial

As informações são, em sua maioria, exibidas em forma de gráfico, o que torna a compreensão dos dados bem mais fácil. Embora o SpeedFan possua tradução para o português, ela é parcial e contém diversos erros. Se você domina bem o inglês, a melhor opção é deixar o programa em seu idioma-padrão.

Como usar

A inicialização do aplicativo é um pouco demorada, uma vez que ele precisa fazer uma varredura completa no computador em busca dos componentes a serem monitorados. Depois disso, porém, o programa se mostra rápido e eficiente na execução das tarefas.

Na aba “Leituras”, você confere informações resumidas a respeito de uso da CPU, temperatura e componentes encontrados no computador. Além disso, é também nessa aba que se encontra o botão “Configurar”, o qual permite que você altere algumas opções do aplicativo, como cores da interface e itens a serem exibidos.

É na aba “Clock” que você tem acesso a opções da placa-mãe e pode realizar o chamado overclock. Mexer com o clock de um processador pode trazer consequência sérias, por isso só utilize esta opção do aplicativo se você realmente sabe o que está fazendo.

Informações detalhadas

A quarta guia reúne informações mais superficiais a respeito dos componentes do computador, enquanto a quinta e sexta abas, “S.M.A.R.T” e “Gráficos”, respectivamente, trazem dados em excesso.

Em “Gráficos”, é possível visualizar as informações a respeito de temperatura e voltagens de cada componente do PC. A diferença está no fato de esses dados serem exibidos em forma de gráfico, facilitando muito a compreensão do que está acontecendo.

Com apenas um aplicativo você consegue visualizar dezenas de informações a respeito do computador, de uma maneira bem mais didática. SpeedFan é uma boa opção de programa para ficar de olho nos componentes de uma máquina.


Importante

Antes de instalar o " SpeedFan " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o SpeedFan e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Usar o SpeedFan requer conhecimento técnico a respeito de hardware, caso contrário não há como interpretar corretamente as informações exibidas. Apesar disso, sua interface é amigável e facilita a configuração da velocidade das ventoinhas.

As opções para a configuração de clock da placa-mãe devem ser usadas com cuidado, todavia é possível predefinir situações em que ele é alterado automaticamente; por exemplo, alterá-lo caso o uso do CPU alcance determinada porcentagem. Finalmente, os gráficos ajudam a monitor a eficácia das alterações, permitindo que você escolha as melhores configurações facilmente.

ImportantePrós
  • Interface organizada em abas
  • Dados bem organizados em gráficos
ImportanteContras
  • Tradução para o português ruim
  • Exige certo conhecimento técnico

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Rodrigo Campos Rodrigo Campos
    em 16/9/2013 às 13:17h
    versão: 4.49 5

    cara muito bom, baixei e não me arependo agora meu not ta sempre na temperatura crta

  • Filipe Rafael Filipe Rafael
    em 8/7/2013 às 22:14h
    versão: 4.49 5

    O SpeedFan 4.49 é gratuito 100% seguro. Tem muitas vantagens, em alguns computadores dá para controlar a velocidade das ventoinhas. Está em Inglês, mas com a opção de o meter em Português (do Brasil). Tem inumeras vantagens das quais controlar as temperaturas, indica a(s) ventoinha(s) disponíveis, as voltagens (acho que não interessa muito), as velocidades das ventoinhas [neste ponto recomendo a velocidade minina: 20 e máxima: 80 de preferência na placa gráfica, normalmente (GPU)], Fan Control (explicado mais á frente), Eventos (possíblidade de aviso sonoro para alertar o utilizador), Mail (possíblidade de enviar um email). No "Fan Control" (no meu caso) como a minha única ventoínha regulável (ou seja dá para regular a velocidade) é a da placa gráfica, configurei para aumentar a velocidade ou diminuir de acordo com a temperatura da gráfica. Por exemplo quando está em 38ºC está a 40% da velocidade, e gradualmente vai, por exemplo, até a 53ºC a velocidade pode chegar aos 80%. Nas desvantagens com o meu portátil TOSHIBA, não dá para fazer maoir parte das funcões que disse, sendo mais limitado, não sei porquê. Só digo mais uma coisa que antes de ter este programa, por exemplo jogava minecraft e o jogo ficava super lento, e com o programa fica super rápido.

  • Daniel Daniel
    em 9/4/2013 às 16:20h
    versão: 4.49 3

    o programa é ótimo mas seu concorrente o manicportable é melhor ele faz a mesma coisa e é em português

  • Jhonatan de Paiva Dias Jhonatan de Paiva Dias
    em 17/2/2013 às 21:28h
    versão: 4.47 4

    É um ótimo programa, chega a ser concorrente ao famoso Everest, mas a tradução dele para o português é muito ruim.

  • alex alex
    em 22/10/2012 às 23:37h
    versão: 4.47 3

    Baixei o programa mas pra mim só aparece a temperatura,não consigo configurar a velocidade da ventoinha, se alguém souber como fazer, me fala ai.

  • Davidovich Davidovich
    em 6/10/2012 às 01:32h
    versão: 4.47 5

    SpeedFan é único na sua categoria, não tem competidor! Mesmo para quem é leigo na área de TI, como eu, pode usufruir dos benefícios desse pequeno mas muito funcional programa. Eu, por, exemplo, coloquei na velocidade automática, na primeira aba e em "configurações", pus como principal monitoramento, o da placa-mãe que é a que esquenta mais no meu notebook. Já em opções, pus iniciar com 100% a ventoinha na inicialização e valor dela, 99, o máximo, só mexi nisso e já caiu bem a temperatura do meu note. Recomendo muito esse programa. A temperatura volta ao normal. É claro que o pessoa deve deixar seu pc ou note, com as entradas de ar livres e deve tb. por um suporte, no cado de notebook, com ventoinhas para refrigerar a máquina. No meu caso, já usava mas mesmo assim, começou a esquentar muito. Resolvi com o SpeedFan, recomendo, pode baixar aqui mesmo.

  • Elvis Elvis
    em 1/5/2012 às 16:37h
    versão: 4.46 Final 5

    O speedfan é indispensável em qualquer máquina, inclusive em notebooks! Ele controla bem a temperatura da máquina, e lhe oferece várias informações. Uso ele no meu notebook Acer e deixa o mesmo com uma ótima temperatura. :) Recomendo à todos.

  • Álamo Nunes Álamo Nunes
    em 8/4/2012 às 23:28h
    versão: 4.46 Final 5

    Além de exibir várias informações importantes sobre sua máquina, permite também configurar seu PC para trabalhar com mais segurança. Por exemplo, usei um recurso do programa no qual o PC fica emitindo um "beep" quando a temperatura do processador ultrapassa determinado valor (no meu caso, configurei para 60ºC). Excelente e gratuito!

  • miltex miltex
    em 15/2/2012 às 20:25h
    versão: 4.46 Beta 4 5

    Meu PC aquecia a toa, foi só acelerar a ventoinha certa que melhorou perfeitamente.

  • Tiago Tiago
    em 15/1/2012 às 21:36h
    versão: 4.45 5

    Para quem tem notebook e costuma tapar as ventilações, esse programa permite que você verifique a elevação de temperatura. Assim quando chegar à um nível perigoso, basta deixar as ventilações respirarem.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Chip de monitoramento no hardware

Shopping Baixaki





(0.141 segundos)