Sweet Home 3D 4.4

Sweet Home 3D

4.4 Em Português

Planeje a casa de seus sonhos e visualize mudanças de decoração com esta ferramenta de design interno



Com novidades e correções de problemas, está no ar a nova versão deste programa para você planejar sua casa.

Sweet Home 3D é um programa open source para uso em design de interiores, oferecendo uma série de recursos e ferramentas para a criação de ambientes tridimensionais. De forma relativamente simples, você monta a “planta” da sua casa, projetando os espaços e também a decoração de cada cômodo.

Recentemente, o programa ganhou a sua quarta versão estável, corrigindo uma série de problemas e adicionando ainda algumas ferramentas e recursos básicos que complementam a utilização da ferramenta.

No mais, está aqui o mesmo programa já consagrado, um dos grandes nomes do gênero principalmente para quem busca uma opção gratuita para planejar a sua casa. Das paredes aos móveis, passando por papéis de parede e diversos outros tipos de decoração, o Sweet Home 3D deixa você saber como vai ficar a sua casa antes mesmo de construí-la.

Sweet Home 3D

Ele organiza tudo em quatro espaços: um para o banco de dados de objetos, outro que exibe informações mais precisas sobre cada item adicionado à tela de desenho, a tela de desenho em si e, por fim, a projeção tridimensional de tudo o que você cria.

Correções e novidades

Em sua quarta atualização, o Sweet Home 3D passa a aceitar novos recursos, como o uso da tecla Shift para travar a direção dos objetos ao movê-los vertical ou horizontalmente. Além disso, a tecla Alt agora é responsável por ativar a função de magnetismo, que “gruda” objetos mais facilmente e com mais precisão.

As novidades mais claras incluem ainda adição de novos menus na função de visualização 3D e mobília, novas formas de trabalhar com bibliotecas de conteúdos e ainda mais opções de materiais. Outras alterações consistem em correções de pequenos bugs apresentados nas versões anteriores. Para ver as novidades completas, leia a publicação no blog oficial do programa.

Planeje tudo

Ficar horas e horas pensando em como seria a casa de seus sonhos ou planejando uma mudança de decoração que você não teve coragem de levar em frente por medo é algo mais corriqueiro do que parece. O Sweet Home 3D é um aplicativo que permite soltar a imaginação e criar a partir do nada qualquer tipo de construção imaginável.

Muitas vezes, essas mudanças não ocorrem pela simples falta de uma forma de visualizar o resultado final, tornando-as sonhos eternos. Neste programa que tem ferramentas fáceis de dominar e uma interface totalmente traduzida para o português, bastam alguns cliques do mouse para você passar a montar verdadeiras mansões que são o sonho de consumo de qualquer um.

Sweet Home 3D

Além de determinar a área de construção e erguer paredes, o programa permite decorar os ambientes de forma totalmente livre, alterando até pequenos detalhes como a altura de um balcão ou a cor de uma luminária. Assim, você recria sua própria casa no programa e vê imagens tridimensionais de como ficaria a mudança do lugar dos móveis, por exemplo.

Depois de terminar suas criações, o programa permite a você guardar os modelos criados nos formatos OBJ, LWS e 3DS, tornando-o compatíveis com outras aplicações concorrentes. Quem deseja exibir as casas criadas para amigos dispõe de uma ferramenta que permite fazer verdadeiras sessões de fotos tridimensionais, destacando os pontos positivos e decorações de cada ambiente.

Imagens do Sweet Home 3D

Prós
  • Totalmente em português
  • Ferramentas fáceis de dominar
  • Visualização dos resultados em tempo real
Contras
  • Número limitado de formatos suportados para exportação

Nossa opinião sobre o Sweet Home 3D:

Sweet Home 3D é uma das melhores opções gratuitas para planejamento de ambientes. O programa apresenta uma série de pontos positivos, a começar pela interface organizada e de fácil entendimento, algo extremamente útil para os navegantes de primeira viagem que chegam a este software.

Com apenas uma barra de ferramenta e um vasto banco de dados organizado em um menu semelhante ao de um gerenciador de arquivos, o visual do Sweet Home 3D não será empecilho para ninguém que deseje planejar uma casa. O banco de dados, aliás, é outro ponto muito interessante, garantindo uma ampla gama de opções para decorar cada ambiente com precisão.

A estrutura do programa também não pode deixar de ser apontada como um ponto positivo, pois garante informações avançadas sobre os itens com os quais você trabalha e, acima de tudo, a visualização em tempo real de cada objeto. É uma forma prática de manter um controle direto sobre o que você faz.

As formas de exportação do conteúdo é que deixam um pouco a desejar. Você pode imprimir a sua criação ou então exportar tudo para um documento em PDF, não havendo qualquer chance de criar um arquivo de imagem, por exemplo, o que facilitaria o compartilhamento de tudo.

Mas esse é talvez o único ponto que mereça uma crítica não tão positiva, pois, no mais, Sweet Home 3D funciona perfeitamente bem, sem falhas graves ou problemas de desempenho. Além de tudo, ele não consome muitos recursos enquanto trabalha, o que coroa de fato o seu ótimo desempenho.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • João João   em 30/3/2014 - versão: 4.3

    ainda falta mais opções como transparencia e brilho para materiais e cores,mas já melhorou um pouco. Contudo é esse o melhor programa grátis

  • RodrigoMS RodrigoMS   em 1/3/2014 - versão: 4.3

    Pô, as opções de construção e decoração em 3D presentes no jogo The Sims 2 e 3 são melhores que esse software aí para visualizar como seria uma edificação pronta.

  • JDutra JDutra   em 16/1/2014 - versão: 4.3

    Só não tem como colocar a lagem e nem os telhados, fica devendo neste quisito mas o resto ele tira de letra

  • albuqlucio albuqlucio   em 17/11/2013 - versão: 4.2

    Quem entende de gráfica e trabalha na profissão sabe que grandes edições são feitas por etapa e por uma equipe. Tem o autor, a editora que contrata o revisor, o design, o diagramador e tudo não é feito de uma vez só em um só programa, seja ele qual for.

  • Ricardo Ricardo   em 31/10/2013 - versão: 4.2

    Usei o Sweet Home por um bom tempo... mas chegou um momento em que eu queria algo mais detalhado de como iria ficar meu apartamento, até para poder decidir quais cores eu usaria e etc... daí eu recomento o Promob, o único problema é que ele é pago

  • Eric Lopes de Sousa Eric Lopes de Sousa   em 7/10/2013 - versão: 4.1

    Programa otimo, simples, as vezes um pouco pesado ms todo programa de edicao de image.ns e assim. Poderiam amplicar o estoque de moveis e as vezes posicionar algumas portas ou moveis e dificil, eles se recusam a entrarem na posicao que preciso mas tem evoluido muito nos 3 ANOS que uso o programa. Seria interessante se ele tivesse formas de acessar banco de moveis maiores mais facilmente, uma forma de renderizar as imagens e posicionar a casa no google mapas pra vc ter mais facilmente a posicao dela no planeta e assim ter melhor ideia de como fica a posicao do sol.

  • Marcelo Marcelo   em 22/9/2013 - versão: 4.1

    Além de ser bom com muitas ferramentas, não utiliza muito do Processador.

  • tharso tharso   em 17/8/2013 - versão: 4.1

    muito bom é legal e é facio de estala baixe cara!!!!!!!!!!!!!

  • João Vitor Fruhauf João Vitor Fruhauf   em 3/8/2013 - versão: 4.1

    O melhor programa para modelagem 3D e google sketchup

  • Antonio Kuhn Antonio Kuhn   em 23/6/2013 - versão: 4.1

    é um programa excelente *recomendo* bem fácil de usar e foi muito útil pra mim

Ver todos os comentários »